Título
Sonic branding: how sonic logo contour affect consumers' perceived brand personality and brand recall
Autor
Ryani, Nabela Huwaida
Resumo
pt
A estratégia de branding sónico é uma estratégia utilizada habitualmente pelas marcas para
mostrar e comunicar os seus valores e identidade em paralelo com outras estratégias de
branding sensorial. O objetivo deste estudo foi investigar como os diferentes contornos do
logótipo sónico influenciam a perspetiva dos consumidores em relação à personalidade da
marca e como afetam a recordação da marca. Este estudo utilizou a escala de personalidade
da marca desenvolvida pela Aaker (1997) que consiste em cinco dimensões de personalidade
da marca (Sinceridade, Excitação, Competência, Robustez, Sofisticação). As características
do logotipo sónico foram controladas e manipuladas, resultando em três versões diferentes do
contorno do logotipo sónico (Ascendente, Descendente, e Constante) com três marcas
fictícias e colocadas durante onze segundos de "podcast dummy show". O resultado mostra
que cada dimensão de personalidade da marca foi associada a diferentes contornos de
logotipo sónico, a dimensão Sinceridade e Competência foi associada ao logotipo sónico
Ascendente, a dimensão Excitação foi associada ao logotipo sónico Constante, e a dimensão
Robustez foi associada ao contorno do logotipo sónico Descendente. Além disso, o estudo de
recordação da marca revelou que a sinceridade e a competência da dimensão influenciam
positivamente a recordação da marca com base na auto-avaliação dos consumidores para a
marca hipotética. Investigação futura seria necessária para melhor compreender o processo
de como diferentes características sonoras afetam o comportamento dos diferentes
consumidores em relação à teoria da marca para implicações de marketing.
en
Sonic branding strategy is commonly used by brands to show and communicate their values
and identity in parallel with other sensory branding strategy. Sonic logos are important part of
sonic branding. Being one of the key elements of sonic branding, it is essential to explore how
different feature consist in sonic logos affect consumers’ behavior. This study aimed to
investigate how different sonic logo contour influences consumers’ perspective towards brand
personality and how it affects their brand recall. This study used brand personality scale
developed by Aaker (1997) consisting of five brand personality dimensions (Sincerity,
Excitement, Competence, Ruggedness, Sophistication). Sonic logo features were controlled
and manipulated resulting in three different versions of sonic logo contour (Ascending,
Descending and Constant) with three non-existing brands and placed in eleven seconds dummy
podcast show. The result shows that each brand personality dimension was associated with
different sonic logo contour with dimension Sincerity and Competence associated with the
Ascending sonic logo, dimension Excitement associated with the Constant sonic logo, and
dimension Ruggedness associated with Descending sonic logo contour. Furthermore, Brand
recall study showed that dimension Sincerity and Competence positively influence brand recall
based on consumers’ self-evaluation for the hypothetical brand. Further investigation should
try to better understand the process of how different sound features affect different consumers’
behavior in relation to branding theory for marketing implications.