Título
Strategic plan: a Lisbon's creative co-living
Autor
Meirelles, Filipa Reimão Pinto Carmo
Resumo
pt
O objectivo deste projecto é desenvolver um plano estratégico que pretenda expressar a viabilidade
financeira e comercial da criação de um espaço de co-living em Lisboa. Esta ideia é a
iniciativa de uma start-up, que procura dar a conhecer o conceito de co-living como uma alternativa
sustentável ao modelo tradicional de acomodação, bem como a solução para problemas
sociais e demográficos inerentes ao paradigma da sociedade actual.
De forma a atingir o objectivo principal do plano estratégico proposto, é necessário começar
por uma análise externa ao mercado onde a empresa pretende penetrar, com foco no contexto
externo e no ambiente transacional. Após estudar o contexto, é necessário analisar o sector tanto
Imobiliário, já que o co-living é um ramo deste, como o sector do próprio co-living, tanto nos
Estados Unidos, na Europa e em Portugal. Depois da análise descrita, é fundamental analisar
interamente a firma e os seus concorrentes, de forma a formular uma estratégia bem-sucedida,
que acrescente valor tanto à própria empresa como às várias partes interessadas.
O projecto foi desenvolvido em Lisboa, enquanto a autora trabalhava a full time – em conjunto
com a sua equipa– para concretizar a ideia proposta. Os instrumentos utilizados para a investigação
foram documentos científicos, relatórios de empresas e de entidades certificadas e outros
documentos de valor. Os instrumentos para desenvolver o plano estratégico foram os vários
modelos de negócios disponíveis e a análise descrita anteriormente. Todas as informações recolhidas
na primeira fase do plano concedem uma visão geral da ideia de negócio, tanto internamente,
pela compreensão de seus pontos fortes e fracos, como externamente, através da identificação
das suas oportunidades e ameaças. Esta é a chave para que a empresa consiga construir
uma vantagem competitiva sustentável.
A fase seguinte é formular o plano estratégico, identificando a estratégia de curto e longo prazo
da empresa, os seus objetivos, os factores críticos de sucesso e, finalmente, a sua identidade:
missão, visão e valores. O capítulo final concentra-se na implementação e controle desse plano,
em primeiro lugar, estabelecendo os componentes do ‘marketing-mix’ e os recursos necessários
e, em segundo lugar, controlando o plano estabelecido anteriormente usando as ferramentas
disponíveis. Desta forma, é possível ajustar o plano se necessário e assegurar que a estratégia
está bem implementada e é eficaz.
en
The purpose of this work is to develop a strategic plan that intends to express the commercial
and strategic viability of building a co-living space in Lisbon. Behind the project there is a startup
aiming to increase the awareness of co-living places as a sustainable and great accommodation
service provider and as a solution for both the people and urban demographic’s necessities.
In order to achieve the main goal of this strategic plan, it is firstly carried out the external
analysis of the market in which the firm wants to penetrate, focusing on the external context
and on the transactional environment. Followed by an analysis of the sector, as the co-living
service is a branch of the Real Estate sector. As a worldwide concept, the sector must be analised
in Europe, US and Portugal. After this, it is crucial to internally analyse the firm and its
competitors in order to formulate a successful strategy, based on building as most value as
possible for both the firm and stakeholders.
This work was developed in Lisbon, while the author was working full time together with a
team in order to bring the idea of creating the co-living place into realily. The instruments used
for research were, scientific papers, firms and certificated entities reports and other papers and
press articles of value. The instruments to develop the strategic plan were the business models
and analysis described earlier. All the information and inputs collected in the first phase of the
plan give an overview of the business idea, internally by understanding its strengths and weakness,
and externally by identifying its opportunities and threats, through the study of its context,
market and competitors. This is the key to build a sustainable competitive advantage.
The next phase is to formulate a strategic plan, by identifying the firm’s short-term and longterm
strategy, its dynamic capabilities, long-term goals, critical factors of success and finally
its identity: mission, vision and values. The final chapter is focused on implementing and controlling
that strategic plan, firstly by establishing the marketing mix components and resouces
needed and secondly by controlling the plan using the tools available. This way is possible to
adjust the plan if needed and to be sure that the strategy is well implemented and effective.