Título
A influência da cor dos rótulos nas embalagens de marcas de vinhos
Autor
Pires, Catarina Madureira
Resumo
pt
O processo de escolha de um produto certo é cada vez mais exigente face ao aumento da
oferta. Esta dificuldade está também presente no mercado dos vinhos, onde existe grande
heterogeneidade de marcas (Lick et al., 2017). Características como o design, a imagem
da garrafa, um rótulo impactante e a cor são importantes aquando da escolha do vinho
(Temudo, 2015). O objetivo geral desta investigação consistiu em compreender a
influência da cor do rótulo das garrafas de vinho na intenção de compra. Especificamente
foram analisados três aspetos i) as características das garrafas de vinho mais apreciadas
pelos consumidores; ii) as características dos rótulos mais referidas pelos consumidores;
iii) a importância que os consumidores atribuem à cor no rótulo. A metodologia utilizada
foi qualitativa através de análise de conteúdo a trinta Wine Blogs, selecionados pelas
keywords "melhores blogs de vinhos", "blogs de vinhos" e "wine blogs" no Google. Os
blogs mencionados no paper "A content analysis of influential wine blogs" foram também
analisados. A análise dos dados foi realizada com o software Leximancer. Conclui-se que
a cor do rótulo é uma característica do packaging bastante importante dentro de um
mercado como o vinho. A revisão de literatura permitiu constatar que existem vários
estudos sobre a importância dos rótulos nos vinhos, no entanto são poucos os estudos que
analisam o impacto da cor na intenção de compra. Esta investigação contribui para
colmatar esta lacuna.
en
The process of choosing the right product is increasingly demanding in view of the
increased supply. This difficulty is also present in the wine market, where there is great
heterogeneity of brands (Lick et al., 2017). Characteristics such as the design, the image
of the bottle, an impactful label and the color are important when choosing the wine
(Temudo, 2015). The general objective of this investigation was to understand the
influence of the color of the wine bottles' label on the purchase intention. Specifically,
three aspects were analyzed i) the characteristics of the wine bottles most appreciated by
consumers; ii) the characteristics of the labels most mentioned by consumers; iii) the
importance that consumers attach to the color on the label. The methodology used was
qualitative through content analysis of thirty Wine Blogs, selected by the keywords "best
wine blogs", "wine blogs" and "wine blogs" on Google. The blogs mentioned in the paper
"A content analysis of influential wine blogs" were also analyzed. Data analysis was
performed using the Leximancer software. It is concluded that the color of the label is a
very important packaging characteristic within a market such as wine. The literature
review showed that there are several studies on the importance of labels in wines, however
there are few studies that analyze the impact of color on the purchase intent. This
investigation contributes to fill this gap.