Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão
Título

Making sense of the sharing economy: how and why stakeholders grant legitimation

Autor
Cotrim, João Miguel Oliveira
Resumo
pt
A Economia de Partilha (EP) tem vindo a desenvolver-se a um ritmo impressionante em todo o mundo e emergindo rapidamente como uma prática inovadora da economia, que, por outro lado, tem vindo a atrair a atenção da comunidade científica. Um crescente número de estudos tem vindo a emergir, particularmente desde 2017, ajudando a documentar e analisar como a EP tem vindo a revelar-se e evoluir nos sistemas económicos. Ainda existe, no entanto, uma escassez de uma compreensão bem sedimentada e pacífica sobre a EP. Este projeto de investigação aborda essa lacuna dando uma contribuição valiosa para ajudar a resolver/pacificar o discurso, por vezes, controverso em torno deste campo de conhecimento que tem vindo a surgir nos últimos anos. É composto por 3 estudos sequenciais, cujas respetivas perguntas de pesquisa ajudam a encontrar uma resposta para a questão de pesquisa central/geral do projeto, e que é: qual é a natureza da SE e como é que e porque que é que as partes interessadas têm vindo progressivamente a conceder legitimação a ela? Ao realizar uma análise histórica qualitativa da expressão SE e seus equivalentes, o estudo 1 clarifica que (i) a EP é um fenómeno que tem sido formado predominantemente por processos de emergência, compreendendo componentes de movimento social, agrupamento por similaridade e trégua; (ii) existe uma legitimidade generalizada concedida à EP por um vasto número de partes interessadas, embora ainda carente de consolidação da legitimação sociopolítica; e (iii) a natureza da EP parece enquadrar-se numa abordagem metafórica, particularmente, na noção de categorias radiais. Os estudos 2 e 3 representam um olhar mais profundo no seio da esfera da EP, com o objetivo de explorar o papel de dois stakeholders centrais, cuja interação mútua é fundamental para o ganho de legitimidade da EP: (a) as organizações pertencentes ao campo e (b) os consumidores. Os resultados revelam, respectivamente,: (a) uma análise de conteúdo de (1) como as organizações SBPs se retratam e expressam as suas identidades para o mundo e (2) qual é a natureza da legitimidade que é concedida pelas audiências externas a SBPs prototípicas revelam que, enquanto que as SBPs passam por um processo de crivo de avaliação das partes interessadas envolvendo o grau da sua legitimidade em termos de semelhança (ou substituição próxima), distinção, cognitiva e sociopolítica, elas recorrem a uma estratégia de autoapresentação que se baseia na proclamação de fazer parte de um movimento social global e atuar enquanto agentes sociais de mudança no que diz respeito a questões contemporâneas de alta prioridade, nomeadamente: a prevalência generalizada de tecnologias de informação; o desejo de capacitar as pessoas; a coesão social como requisito num mundo globalizado; e a sustentabilidade como pré-condição para um mundo mais auspicioso; (b) uma experiência revela que a intenção dos consumidores de participar em SBPs da EP de “pura partilha” e/ou de “pura troca” depende quer de motivos hedónicos, de ganho e/ou normativos, compreendendo, portanto, vertentes individuais e supra individuais, de serem cognitivamente ativados neles pelo estímulo dado pela natureza da SBP em questão. Mais relevante, há uma tendência de os consumidores associarem ambos os extremos das SBPs da SE a vertentes normativas, supra-individuais, permitindo assim elaborar que eles optam em grande parte por participar nas SBPs devido ao seu caráter transformador – é a favor do bem coletivo, da aproximação entre as pessoas, de uma sociedade mais coesa, altruísta, não egocêntrica, justa e, em última instância, do desbloqueio de novos caminhos para uma melhor sustentabilidade do planeta e um futuro mais auspicioso para a humanidade, que é algo que, tanto quanto é do nosso conhecimento, a literatura atual não havia posto a nu antes.
en
The Sharing Economy (SE) has been developing at an impressive pace throughout the globe and emerging as an innovative and hastily growing practice of the economy, which, on the other hand, has been attracting the attention of the scientific community. An increasing number of studies have been brought to light, particularly since 2017, helping to document and analyse how the SE has been unveiling itself and evolving across economic systems. There still is, nevertheless, a scarcity of a well-settled comprehension of the SE. This research addresses this gap by making a valuable contribution in helping to settle the sometimes-controversial, contention/dispute discourse around this arising field of knowledge over the last few years. It is composed of 3 sequential studies, whose respective research questions help find an answer to the central overall research question of the research, which is: what is the nature of the SE, and how and why stakeholders have progressively been granting legitimation to it? In conducting a historical qualitative analysis of the expression SE and its equivalents, Study 1 clarifies that (i) the SE is a phenomenon that has predominantly been formed by emergence processes, comprising social movement, similarity clustering and truce components; (ii) there is a generalised legitimacy granted to the SE by a vast number of stakeholders, even though still lacking on the consolidation of socio-political legitimation; and (iii) the nature of the SE seems to fall in a metaphorical approach, particularly, the notion of radial categories. Studies 2 and 3 represent a deeper dive into the heart of the SE sphere, with the aim to explore the role of two pivotal stakeholders, whose mutual interaction is vital for the legitimacy gaining of the SE: (a) the organisations belonging to the field and (b) the consumers. Results, respectively, show: (a) a content analysis of (1) how SBPs organisations portray themselves and express their identities to the world and (2) what is the nature of the legitimacy that is granted by external audiences to prototypical SBPs reveal that, while SBPs go through a stakeholder evaluation screening process involving the degree of their legitimacy in terms of sameness (or close substitution), distinctiveness, cognitive and socio-political, they resort to a self-presentation strategy that is based on proclaiming to be part of a global social movement and act as social agents of change concerning contemporary high-priority matters: the widespread prevalence of information technologies; the desirability of empowering people; the social cohesion as a requirement in a globalised world; and sustainability as a precondition for a more auspicious world; (b) one experiment reveals that consumers’ intention to participate in “pure sharing” and/or “pure exchange” SBPs of the SE depends on either hedonic, either gain, and/or either normative motives, hence comprising both individual and supra individual strands, to be cognitively activated in them by the stimulus given by the nature of the SBP in question. More relevantly, there is a tendency for consumers to associate both extremes of SBPs of the SE with normative, supra-individual strands, thus, allowing to elaborate that they choose to participate in SBPs due to their transformative character - it is in favour of the collective good, bringing people closer together, a more cohesive, altruistic, non-egocentric, a fairer society and, ultimately, the unlocking of new paths for better sustainability of the planet and a more auspicious future for humanity, which is something that, to the best of our knowledge, current literature did not uncover before.

Palavras-chave

Sustainable
Stakeholders
Identidade organizacional
Movimento social
Social movement
Modelos de negócio
Business models
Partes interessadas
Sustentável
Sharing economy
Economia de partilha
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Category formation
Similarity clustering
Truce
Radial category
Organisational identity
Interconnect
Cohesive
New paradigm
Empowerment of people
Legitimacy granting
Socio-political
Sharing-based programs
Pure sharing-pure exchange
Goal-framing
Individual-supra individual goals
Normative
Hedonic
Instrumental/gain
Formação de categorias
Clustering por similaridade
Trégua
Categoria radial
Interconectar
Coeso
Novo paradigma
Empoderamento das pessoas
Concessão de legitimidade
Sociopolítica
Programas com base de partilha
Partilha pura-troca pura
Objetivos enquadrados
Objetivos individuais-supra individuais
Normativo
Hedónico
Instrumental/ganho

Acesso

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