Título
Business plan for social impact: mobile application to address size discrimination
Autor
Oliveira, Marcia Gladys Guimarães de
Resumo
pt
A discriminação por tamanho, também chamada de tamanhismo, é um tipo de discriminação
com base no peso ou altura das pessoas e que muitas vezes passa despercebida na vida cotidiana.
O principal objetivo deste trabalho é apresentar um plano de negócios para uma aplicação móvel
que visa ajudar a combater a discriminação por tamanho, contribuindo para a inclusão social de
quem a vivência.
Esta aplicação móvel permitirá que experiências pessoais e vozes não ouvidas sejam públicas
e partilhadas sem barreiras temporais e espaciais. Ademais, é uma oportunidade para os
profissionais aprenderem e mudarem suas atitudes em relação à discriminação por tamanho, ao
conectar-se com as experiências das pessoas que as partilham.
Para melhor compreender o impacto deste projeto na sociedade, foi feita uma pesquisa sobre a
discriminação por peso e altura, visto que ambas estão incluídas na discriminação por tamanho,
como também suas raízes e principais questões. Além disso, foi realizado um levantamento
através de um questionário online, no qual foram obtidos resultados significativos para este
projeto.
Além disso, ferramentas de análise estratégica, como Análise PEST, 5 Forças Competitivas de
Porter e Análise SWOT, foram usadas para revisar o mercado deste projeto e o contexto
competitivo. As etapas seguintes foram desenvolver a segmentação, o objetivo e o
posicionamento, bem como o mix de marketing deste projeto.
Por último, existem muitos programas privados e programas governamentais que apoiam
causas sociais e o empreendedorismo social. Portanto, este negócio pretende solicitar recursos
e fundos deles, para tal, foi desenvolvida uma análise financeira para saber quanto seria
solicitado.
en
Size discrimination, also called sizeism, is a type of discrimination based on people’s weight or
height and often appears unnoticed in everyday life. The main purpose of this work is to present
a business plan for a mobile application that aims to help address size discrimination,
contributing to the social inclusion of those who have experienced it.
This mobile application will allow personal experiences and unheard voices to be public and
shared without temporal and spatial barriers. Furthermore, it gives an opportunity for
professionals to learn and change their attitudes toward size discrimination by connecting with
people’s experiences.
In order to better understand the impact of this project on society, it was made a research about
weight and height discrimination, as both are included in size discrimination, its roots and major
issues. Moreover, it was conducted a survey in which was obtained significant results for this
project.
Additionally, strategic analysis tools such as PEST Analysis, Five Porter’s Forces and SWOT
Analysis, were used in order to review this project’s market and competitive context. The
following steps were to develop the segmentation, target and positioning as well as the
marketing mix of this project.
Lastly, there are many private programs and government programs that support social causes
and social entrepreneurship. Therefore, this business intends to request funds from them, with
the purpose of that, a financial analysis was developed to find out how much would be
requested.