Title
Plano de negócios: Criação de aplicação móvel: GoCLEAN
Author
Teles, Fernando Henrique Almeida
Summary
pt
Esta tese de Mestrado é um Plano de Negócios que visa a implementação de uma
aplicação que disponibiliza a contratação de serviços de limpeza.
A ideia desta aplicação surgiu após a conclusão do Executive Master of Business
Administration (eMBA) do INDEG-ISCTE, entre dois alunos, que queriam colocar em
prática os ensinamentos de gestão aí aprendidos.
O entusiasmo deste estudo nasce do facto de o mesmo ter por objeto um conceito
inovador que pretende agilizar a oferta deste tipo de serviços.
Como forma de concretizar este estudo foram realizadas análises da envolvente externa,
as quais sofreram alterações, devido ao aparecimento da COVID-19 (pandemia que
obrigou ao confinamento Mundial das populações).
Numa fase seguinte foi realizada uma análise interna observando-se as oportunidades e
ameaças do mercado e identificando-se os pontos fortes e fracos desta potencial
empresa.
Com vista a implementar a melhor estratégia de negócio, para além da análise externa e
interna, foi realizado um questionário, aplicado a potenciais consumidores.
Finalmente, foi também realizada a avaliação deste projeto que permitiu aferir a
viabilidade económica e financeira da aplicação “GoCLEAN”.
en
This Master's thesis is a Business Plan that aims to implement an application that makes
cleaning services available.
The idea for this application came after the conclusion of the Executive Master of
Business Administration (eMBA) of INDEG-ISCTE, between two students, who
wanted to put into practice the management teachings learned there.
The enthusiasm of this study arises from the fact that brings an innovative concept that
aims to streamline the offer of this type of services.
As a way to carry out this study, analyzes of the external environment were carried out,
which underwent changes due to the appearance of COVID-19 (pandemic that forced
the worldwide confinement of populations).
In the following phase, an internal analysis was carried out, observing the opportunities
and threats of the market and identifying the strengths and weaknesses of this potential
company.
In order to implement the best business strategy, in addition to external and internal
analysis, a questionnaire was applied to potential consumers.
Finally, the evaluation of this project was also carried out, which made it possible to
assess the economic and financial viability of the “GoCLEAN” application.