Título
Experiências de receção dos públicos, perceção e expetativas: o caso da obra O Rei Leão
Autor
Silva, Diogo Baumberg Tavares da
Resumo
pt
As novas tecnologias fazem parte e influenciam o contexto em que vivemos, reinventam as
nossas formas de comunicação, levando a várias mudanças, nomeadamente, nas formas de
comunicação artística, e respetivas possibilidades de experiências de receção. No presente
projeto pretende-se analisar relatos relativos à experiência de receção de um filme, primeiro
lançado como filme de animação ilustrada (desenhos animados) e, mais recentemente como
forma de animação hiper-realista.
Recorrendo à análise de públicos, este trabalho visa compreender como o filme O Rei
Leão (1994 e 2019) foi recebido pelos públicos, em dois momentos e formatos de animação
diferentes. O objetivo é compreender quais as diferenças na experiência de receção, procurando
identificar tendências e explicá-las.
Foram selecionados e abordados conceitos considerados relevantes, para compreender
as reações e perceções dos públicos face ao caso em estudo. Esta análise tem como base
conceitos chave como públicos, horizontes de expectativas, comunidades interpretativas,
receção estética de e narrativas transmediáticas. Estes conceitos foram selecionados com o
objetivo de verificar como os públicos reagem, relatam e partilham a experiência de receção,
procurando-se aqui analisar alguns destes relatos para tentar compreender como as expectativas
e a relação dos públicos com determinada obra podem explicar determinada tendência.
Para compreender qual o impacto do tipo de imagem (animação) na experiência dos
públicos e de que forma é experienciada esta alteração, esta dissertação visa identificar
tendências, positivas ou negativas, e entender quais as consequências desta mudança (de
animação) numa narrativa que pode ser considerada de sucesso na sua fórmula original (1994).
en
New technologies are part of the context in which we live, as they influence the way we reinvent
our forms of communication, leading to several changes, namely, in the forms of artistic
communication, and the respective possibilities of reception experiences. This project’s
proposal is to analyse reports related to the experience of receiving a film, first released as an
illustrated animation film (cartoons) and, more recently as a form of hyper-realistic animation.
Using audience analysis, this work aims to understand how the film The Lion King
(1994 and 2019) was received by audiences, in two different moments and formats of
animation. The main purpose of this dissertation is to understand the differences related with
this movie reception experience, seeking to identify trends and explain them.
Concepts considered relevant were selected and addressed in order to understand the
reactions and perceptions of the public regarding the case study. This analysis is based on key
concepts such as audiences, horizons of expectations, interpretive communities, aesthetic
reception of and transmedia narratives. These concepts were selected in order to verify how
audiences react, report and share the experience of reception, trying to analyze some of these
reports to try to understand how the expectations and the relationship of audiences with a given
work can explain a certain trend.
To understand the impact of the type of image (animation) on the audience's experience
and how this change is experienced, this dissertation aims to identify trends, positive or
negative, and understand the consequences of this (animation) change in a narrative that can be
considered successful in its original formula (1994).