Título
À procura do sentido: as motivações para o voluntariado e a sua influência no envolvimento e permanência em organizações do terceiro sector
Autor
Silva, Marta Ferreira
Resumo
pt
Será que as ações de voluntariado são determinadas por relações de interesse e desinteresse e
isso determina o seu grau de envolvimento e permanência em determinada organização? Este
foi o ponto de partida que motivou o início do presente estudo, ao procurar compreender, do
ponto de vista sociológico, as motivações dos voluntários e a sua relação para o envolvimento
e permanência em determinadas organizações.
Para a exploração deste tema, abordaram-se os conceitos de ação social em Weber, a noção de
habitus e illusio em Pierre Bourdieu, o conceito de orientações sociais em José Casanova e
por fim, a perspetiva funcionalista da motivação para o voluntariado.
A concretização deste estudo passou por uma abordagem qualitativa de análise documental e
entrevistas realizadas a voluntários de duas organizações do terceiro setor - Just a Change e
WACT – We Are Changing Together. Para averiguar estes resultados, recorreu-se à análise de
conteúdo através da verificação de ocorrências e de relações, com recurso a dados estatísticos.
Os resultados obtidos demonstram que os voluntários têm mais do que uma motivação para a
prática das suas ações. Os dados revelam ainda a presença de motivações de interesse e
desinteresse, essenciais para a compreensão do processo de integração, compromisso e
envolvimento em determinada organização.
en
Are volunteering actions determined by relationships of interest and disinterest and does this
determine the degree of involvement and permanence in a particular organization? This was
the starting point that motivated the beginning of the present study, seeking to understand,
from a sociological point of view, the motivations of volunteers and their relationship for
involvement and permanence in certain organizations.
For the exploration of this theme, the concepts of social action in Weber, the notion of habitus
and illusio in Pierre Bourdieu, the concept of social orientation in José Casanova and finally,
the functionalist perspective of motivation for volunteering were approached.
This study was carried out through a qualitative approach of documentary analysis and
interviews with volunteers from two third sector organizations - Just a Change and WACT -
We Are Changing Together. To ascertain these results, content analysis was used through the
verification of occurrences and relationships, using statistical data.
The results obtained demonstrate that volunteers have more than one motivation to practice
their actions, a value that tends to increase as the length of permanence increases. The data
also reveal the presence of motivations of interest and disinterest, essential for the
understanding of the process of integration, commitment and involvement in a given
organization.