Título
Qatar's sports strategy: a case of sports diplomacy or sportswashing?
Autor
Søyland, Håvard Stamnes
Resumo
pt
Em Dezembro de 2010, o Qatar conquistou os direitos para o Campeonato do Mundo FIFA
2020. Nos anos seguintes, o Qatar ganhou uma influência significativa no desporto global. Este
pequeno estado desértico tem sido o anfitrião de vários eventos desportivos internacionais
durante a última década e aumentou a sua presença global através do investimento em desportos
internacionais, do patrocínio de negócios desportivos, da aquisição de clubes de futebol, da
aquisição de direitos de transmissão desportiva e da criação de instalações desportivas de última
geração. Esta dissertação reflete como o Qatar utiliza a diplomacia desportiva para conquistar
espaço globalmente e exerce o seu soft-power. A análise dos documentos chave do governo do
Qatar constituem as fontes essenciais desta investigação. O envolvimento do Qatar no desporto
global segue uma tendência international, em que os regimes ricos e autocráticos tornaram-se
atores destacados no desporto global no anos mais recentes. Enquanto a diplomacia desportiva
do Qatar tem sido muito ambiciosa, a recente atenção global sobre estes tópicos levou a um
increment do escrutínio das políticas internas do Qatar. Esta situação resultou no massivo e
consistente criticism no que concerne às alegações de corrupção e vários relatórios sobre os
abusos laborais. Esta dissertação defende que a diplomacia desportiva do Qatar precisa de ser
vista de uma perspetiva crítica. O conceito de lavagem desportiva encaixa na estratégia
desportiva do Qatar que procura deliberadamente alterar a sua reputação global através da sua
associação a despostos de atração global, enquanto desvia sem sucesso a atenção dos seus
problemas politicos internos.
en
In December 2010 Qatar won the rights to host the 2022 FIFA World Cup. In the following
years Qatar have gained significant influence within global sports. The small desert state has
hosted several international sporting events during the last decade and increased its global
presence by investing in international sports though sponsorship deals, acquisition of football
clubs, acquiring broadcasting rights and the creation of state-of-the-art sporting facilities. This
thesis looks at how Qatar utilises sports diplomacy to gain attraction and soft power globally,
drawing on document analyses of key Qatari governmental documents. Qatar’s engagement in
global sports follows an international development, where autocratic resource rich regimes have
become major actors within global sports in the recent years. While Qatar’s sports diplomacy
has been very ambitious, the newfound global attention has led to an increased scrutiny
regarding Qatar’s internal policies. This have resulted in massive and consistent criticism
regarding corruption allegations and several reports about labour abuses facing the migrant
workers in the country. This thesis argues that Qatar’s sports diplomacy needs to be looked at
in a critical light. The concept of sportswashing is a fitting description of how Qatar’s sports
strategy deliberately seeks to alter its global reputation by being associated with the global
appeal of sports while unsuccessfully divert the attention away from the internal politics in the
country.