Título
A Fábrica da Pólvora de Barcarena como lugar de ensino
Autor
Rosado, Iolanda Caxias
Resumo
pt
Quando em 1995 a Câmara Municipal de Oeiras toma
posse do espólio edificado da Fábrica da Pólvora de Barcarena,
inicia-se o processo de requalificação e refuncionalização deste
Complexo Industrial que, desde o séc. XVI, contribuiu para o
desenvolvimento urbano e demográfico do território envolvente à
localidade de Tercena, Barcarena, em Oeiras.
O território que envolve a Fábrica da Pólvora de Barcarena
é de carácter maioritariamente habitacional e tem recebido
constantemente novas urbanizações. O crescimento acelerado
da população exige a construção de equipamentos de apoio à
freguesia que alavanquem a qualidade de vida desta. Além disso,
as características de vale onde a Fábrica se encontra, que outrora
favoreceu a alocação de fábricas no território, hoje constitui uma
ruptura no tecido urbano. Através de uma observação direta deste
contexto, entende-se a necessidade de criar permeabilidades que
articulem o território.
O programa enunciado da unidade curricular visa
solucionar problemáticas que a CMO e a administração do
Taguspark apresentam. Deste modo, o presente trabalho pretende
dar resposta, através do desenho de um complexo escolar –
Creche/Jardim de Infância, à urgência de atribuir um programa
funcional ao núcleo de cima da Fábrica da Pólvora de Barcarena,
hoje devoluto. Pretendemos que este equipamento dê resposta
às necessidades da população e resolva as desconectividades da
malha urbana. Deste modo, este caderno pretende complementar
o desenho da proposta projetual através da investigação da
Fábrica da Pólvora de Barcarena, com o intuito de se intervir
conscientemente no espólio edificado. Paralelamente, foi
realizada uma investigação relativa ao equipamento proposto
onde se compreendeu a necessidade de estudar a ideologia das
escolas ao Ar Livre, modelo escolar idêntico ao que projetamos.
As primeiras escolas ao Ar Livre resolveram problemas relativos
ao combate e contágio da tuberculose infantil e, por isso, hoje
este modelo apresenta-se igualmente necessário, não só pela atual
situação devido à doença nomeada de Covid-19 mas também
pelas razões pedagógicas que este assume.
Para a investigação do passado histórico da Fábrica
destacam-se os autores Ana Cortesão e João Cardoso enquanto
que para a análise tipológica associada ao nosso programa,
as escolas ao Ar Livre, destaca-se o autor Francisco Potes,
nomeadamente pela eleição das obras desenhadas pelo arquiteto
Giuseppe Terragni, Asilo de Sant’Ellia, e pelos arquitetos Eugène
Beaudion e Marcel Lods, que desenham a École de Plein-Air.
O projeto apresentado desenvolve-se por adição às préexistências da Fábrica, mas ocupa também alguns dos seus
edifícios devolutos. Através da implantação do nosso projeto foi
necessário acrescentar alguns edifícios que respeitam as escalas
das pré-existências, fundindo o novo com um lugar que está
carregado de história. Uma vez que a nossa abordagem se inicia
na escala do território é criado um atalho, desenhado através de
um ponte, que liga as duas vertentes da Ribeira de Barcarena,
o que facilita o acesso ao espolio edificado da Fábrica. Com o
intuito de facilitar os acessos da escola, na estrada junto à Fábrica,
é desenhada uma “bolsa” que permite um momento de pausa e de
entrada para a proposta projetual.
en
When, in 1995, Oeiras Municipal Council took possession
of the built estate of the Fábrica da Pólvora de Bacarena, the
process of requalification and refunctionalisation of this Industrial
Complex began, which, since the 16th century, has contributed
to the urban and demographic development of the surrounding
territory in the town of Tercena, Barcarena, in Oeiras.
The territory surrounding the Fábrica da Pólvora de
Bacarena is mostly residential and has constantly received new
developments. The accelerated growth of the population requires
the construction of support equipment for the parish that will
leverage its quality of live. Moreover, the characteristics of the
valley where the Factory is located, which once favoured the
allocation of factories in the territory, today constitutes a break
in the urban fabric. Through a direct observation of this context,
we understand the need to create permeabilities that articulate the
territory.
The programme set out in the curricular unit aims to solve
problems presented by CMO and Taguspark administration.
Thus, the present work aims to respond, through the design of
a school complex – Nursery/Kindergarten, to the urgency of
assigning a functional programme to the top core of the Fábrica
da Pólvora de Barcarena, which is now vacant. We want this
equipment to respond to the needs of the population and solve the
disconnectedness of the urban network. In this way, this notebook
intends to complement the design of the project proposal by
researching the Fábrica da Pólvora de Barcarena, in order to
consciously intervene in the built up estate. At the same time,
research was carried out on the proposed equipment where it was
understood the need to study the ideology of outdoor schools, a
school model identical to the one we designed. The first outdoor
schools solved problems related to the fight against and contagion
of childhood tuberculosis and, therefore, today this model is also
necessary, not only because of the current situation due to the
disease named Covid-19 but also for the pedagogical reasons it
assumes. For the investigation of the historical past of the Factory,
the authors Ana Cortesão and João Cardoso stand out, while for
the typological analysis associated with our program, the outdoor
schools, the author Francisco Potes stands out, namely for the
election of works designed by the architect Giuseppe Terragni,
Asilo de Sant’Ellia, and the architects Eugène Beaudion and
Marcel Lods, who designed the École de Plein-Air.
The project presented is developed in addition to the
Factory’s pre-existence, but also occupies some of its vacant
buildings. Through the implementation of our project it was
necessary to add some buildings that respect the scales of preexistences, merging the new with a place that is loaded with
history.
Once our approach starts at the scale of the territory a
shortcut is created, designed through a bridge, which connects the
two slopes of the Ribeira de Barcarena, which facilitates access
to the built estate of the Factory. In order to facilitate the access
to the school, a “bag” is designed on the road next to the Factory,
which allows a moment of pause and entrance to the project
proposal.