Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão do Turismo
Título

Avaliação das rotas turísticas em Portugal continental

Autor
Mota, Carlos Manuel Cardoso Vilela da
Resumo
pt
A presente investigação tem como objetivos: (i) a listagem exaustiva das rotas turísticas existentes em Portugal Continental; (ii) a identificação das suas formas de gestão e mecanismos de avaliação de "performance", tendo como critério o número de turistas que as fruem. Foi recolhida informação sobre as rotas existentes em Portugal Continental, através de consulta na internet e de contatos com o Turismo de Portugal, entidades regionais de turismo e câmaras municipais. Tendo-se constatado que uma grande diversidade de produtos turísticos eram indevidamente consideradas como rotas, tais como itinerários turísticos, percursos pedestres e outros, houve necessidade de estabelecer critérios rigorosos para inclusão nesta investigação. Depois deste levantamento, cada uma das entidades gestoras das rotas foi contactada através de email, sendo-lhes solicitado o preenchimento de um questionário previamente objecto de um estudo piloto. Foram recebidos 84 questionários preenchidos que respeitam o universo de rotas identificadas. Numa segunda fase de recolha de informação, procedemos a entrevistas semiestruturadas a especialistas de diversas entidades com vista a melhorar-se o entendimento da realidade objeto de investigação. Como resultados mais significativos das análises quantitativa e qualitativa efetuadas temos: (i) as rotas são maioritariamente de gestão por entidades públicas havendo, no entanto, algumas geridas por associações constituídas para o efeito; (ii) a maioria das rotas usa a internet para sua promoção, assim como folhetos; (iii) na sua maioria, as rotas não estão sinalizadas; (iv) apenas cerca de 60% das rotas procede à avaliação do número de visitantes; (v) o comportamento de avaliar o número de visitantes está associado dominantemente ao tipo de acesso organizado e à governança por uma estrutura de direção. Terminamos com algumas conclusões e recomendações, entre elas a de as rotas deverem ter uma entidade gestora, com participação de entidades públicas e privadas, e deverem ser certificadas e/ou terem acreditação, para sua valorização junto dos turistas. Propõe-se ainda a criação de uma Rede Nacional de Rotas Turísticas, que englobe todas as rotas certificadas e com divulgação num só sítio na Internet de todas as rotas existentes em Portugal.
en
The present research aims to: (i) listing thoroughly the tourism routes existing in Mainland Portugal; (ii) identifying the managing structures and mechanics, and the performance evaluation procedures, using the number of visitors as the variable of interest. We collected information regarding the routes in Mainland Portugal by searching on the Internet and also by contacting the Turismo de Portugal, the regional tourism entities, and the municipal councils. Because the answers included a variety of products wrongly considered as routes, such as tour itineraries, walking tours, etc., there was the need to establish rogorous criteria for inclusion in the study. Next, each one of the route managing entities was contact by email, and asked to answer a previously tested questionnaire. 84 filled questionnaires were received, corresponding to the universe of the identified tourism routes. In a second stage, we conducted a number a semi-structured interviews with experts from several entities, with the purpose of improving the understanding of the object under study. As most relevant results of the quantitative and qualitative analyses, we have: (i) the routes are mostly managed by public entities, with some managed by associations built for the purpose; (ii) most of the routes use the Internet for advertising, as well as leaflets; (iii) most of the routes are signaled; (iv) only about 60% of the routes evaluate the number of visitors; (v) the evaluation behaviour is associated with the organised nature of the route access and governance by a direction board. We finish with some conclusions and recommendations, namely that the routes should have a dedicated managing body, with participation of public and private entities, and should be certified and/or to have accreditation, in order that their perceived value by the tourists is increased. We also propose the creation of a national tourist route network, including all certified routes and with advertising on a unique Internet site of all routes in the Country.

Data

17-fev-2021

Palavras-chave

Performance evaluation
Avaliação de desempenho
Análise de clusters
Cluster analysis
Análise de componentes principais
Rotas turísticas
Tourism routes
Principal component analysis

Acesso

Acesso livre

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