Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Sistemas de Informação
Título

O segredo é a personalização: conceção de um sistema de informação para apoio a uma cadeia de restaurantes e proposta de um protótipo

Autor
Dantas, Bruna Leal
Resumo
pt
Este trabalho aborda o problema que existe quando um sistema de informação (SI) não é adequado às necessidades de gestão de uma cadeia de restaurantes. É neste contexto que se refere a necessidade de concetualizar e personalizar um sistema de informação de gestão (SIG) para esta tipologia de negócio, tendo como preferência, os seus futuros utilizadores a auxiliarem, pelas suas opiniões e sugestões, no desenvolvimento do sistema. Assim, o objetivo principal deste trabalho é modelar e esboçar um SI com o objetivo de auxiliar os gestores dos estabelecimentos de uma cadeia de restaurantes na gestão atual e no controlo das informações necessárias ao correto funcionamento. Em termos metodológicos, foi realizado um estudo qualitativo na forma de entrevista, aos gerentes dos restaurantes para definir os requisitos necessários. Estes, serviram de base para a conceptualização, modelação e criação do SIG. A finalidade deste projeto é apresentar um trabalho académico-científico no âmbito dos sistemas de informação e, complementarmente, desenvolver e implementar um protótipo do mesmo, com a perspetiva de melhorar e adicionar funcionalidades ao sistema em projetos futuros.
en
This paper talks about the main issues that occur when an information system (IS) does not agree with the management necessities of a restaurant chain. It is in this context that is seen the necessity of conceptualize and personalizing a management information system to this type of business, while having as a preference the system users helping the system development. Furthermore, the main objective of this work is to model and sketch an IS, with the purpose of helping the managers of the restaurant chains in the current management and control the necessary information to the correct behavior. In methodological terms, it was made a qualitative study in the form of an interview to the managers of the restaurants to define the necessary requisites. The requisites were used as a foundation to be able to conceptualize, modulate and create a management information system. The purpose of this project is to present a scientific and academical work in the information systems area and at the same time implementing and developing a prototype of the IS, with the prospect of adding and improving functionalities to the system in future projects.

Data

11-fev-2021

Palavras-chave

Gestão
Management
Information systems
Gestão de sistemas de informação
Restaurante
Restaurants

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo