Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

The impact of technology in the decision-making process of a tourism destination

Autor
Delgado, Miguel Matos
Resumo
pt
Com o tópico da tese definido, foi possível perceber que embora esta seja uma problemática a ser alvo de atenção por parte de investigadores, ainda existe espaço para uma profunda pesquisa teórica e cientifica. Para atingir o objetivo principal de analisar o impacto da tecnologia no processo de tomada de decisão de um destino turístico, foram definidos quatro tópicos principais de investigação: Onde os turistas procuram informação; Qual é o tipo de informação mais pesquisado na hora de decidir um destino; Qual a tecnologia móvel que os turistas mais usam quando viajam; Qual a variável que mais influencia a percepção de um destino turístico. Para este estudo, foi analisada a literatura existente mais relevante, desenvolvido o modelo conceptual e formuladas as hipóteses em foco para este estudo. De seguida, todos os dados foram recolhidos através de um questionário online. Os resultados mostram que, com exceção da variável tecnologias emergentes, todas as variáveis têm uma influência significativa na percepção de um destino turístico. Além disso, as principais conclusões são que a maioria dos respondentes procura informações na internet; principalmente informações sobre o alojamento e o destino; a tecnologia móvel que a maioria usa durante as viagens é o smartphone; a variável que mais influencia a percepção de um destino é a sua localização. É importante que os destinos turísticos entendam que se os turistas tiverem uma experiência incrível, eles irão estar mais dispostos a compartilhá-la online e offline, o que contribui para a percepção que futuros turistas criam sobre o destino.
en
With the topic of the thesis defined, it was possible to understand that although this is an issue that has been gaining the interest of researchers, there is space for further theoretical and scientific investigations. In order to reach the main goal of analyzing the impact of technology on the decisionmaking process of a tourism destination, it was defined four main research topics: Where tourists search for information; What is the most searched kind of information when deciding a destination; Which mobile technology tourists use the most when traveling; Which variable influences the most one’s perception of a tourism destination. For this study, it was first analyzed the most relevant existing literature, developed the conceptual framework and the hypothesis in focus for this study were formulated. After this, all data was collected through an online questionnaire. Results show that, with the exception of the variable emerging technologies, all variables have a significant influence on the perception of a tourism destination. Besides this, the main conclusions are that most of the respondents search information on the internet; the information that is most searched are both the accommodation and destination; the mobile technology that most respondents use while travelling is the smartphone; the variable that influences the most one’s perception about a destination is its location. It is important tourism destinations understand that if tourists have an amazing experience, they are much more willing to share it online and offline which contributes to the perception that future tourists create about the destination.

Data

04-fev-2021

Palavras-chave

Turismo
Tourism
Technology
Digital marketing
Marketing digital
Tecnologia
Imagem do destino
Image destination

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo