Title
Keys to new market entry strategy to Japan: Case: Portuguese footwear
Author
Palmu, Jonna Maarit
Summary
pt
O Japão é o segundo maior mercado de retalho e o terceiro maior importador de calçados do mundo. O
facto de integrar as 6 maiores economias mundiais de consumo de calçado, bem como o seu elevado
poder de compra per capita e uma produção nacional relativamente limitada, torna Japão um mercado
atraente para o setor português do calçado.
A indústria portuguesa de calçado teve um rápido crescimento durante a última década e hoje exporta
mais de 95% da sua produção. A APICCAPS é uma associação portuguesa de âmbito nacional que apoia
os planos de globalização dos seus associados da indústria do calçado. No mercado global, o calçado
português apresenta-se como uma indústria jovem, sexy e futurista, aliando tradição a tecnologias de
ponta e uma vasta experiência em design. Considerando as particularidades do mercado, essas
características representam uma potencial vantagem competitiva no Japão: além da exigência de
qualidade, os consumidores japoneses modernos apresentam um forte estilo pessoal e são movidos por
histórias de marca atraentes.
O Japão é um mercado desafiador, mas o dinamismo da sua economia e a especificidade dos seus
padrões sociais tornam-no altamente atraente e potencialmente lucrativo para a indústria do calçado
portuguesa. O objetivo deste projeto é revelar os fatores-chave e pontos de decisão para uma estratégia
de entrada no mercado de sucesso no Japão, que servirá de diretriz para as empresas portuguesas de
calçado.
en
Japan is the second largest retail market and third biggest importer of footwear in the world. Owning
limited domestic manufacturing but being included in the top 6 countries in the world for footwear
consumption with high purchasing power per capita, makes Japan a tempting market for the Portuguese
footwear cluster to obtain.
The Portuguese footwear industry has been in rapid growth during the past decade and today it exports
more than 95 % of its manufacturing. APICCAPS is a nationwide association in Portugal that supports
the globalization plans of its members from the footwear industry. On the global market, Portuguese
footwear presents itself as a young, sexy and forward looking industry which combines tradition with
cutting-edge technologies and know-how of greatest design. This appears as a strong competitive
advantage in Japan. In addition to exigent quality expectations, modern Japanese consumers are driven
by strong individualization and appealing brand stories.
Japan is a challenging but highly profitable market due to its vibrant economy and social patterns. The
objective of this project is to reveal the key factors and decision points to a successful market entry
strategy in Japan, to act as a guideline for the Portuguese footwear companies.