Título
Estratégia de crescimento da Worten: Evolução para o marketplace
Autor
Baltazar, Gonçalo Alexandre Amaral
Resumo
pt
Grande parte das empresas funciona com o objetivo de cumprir metas e preparar-se para o
futuro. Contudo, para uma organização se manter competitiva e crescer num mercado inovador
e exigente, é fundamental que esteja atenta às novas tendências e novidades que vão surgindo
permanentemente. Com o aparecimento de novas tecnologias surgem novas possibilidades, na
qual as empresas têm de agir para se adaptar a novas situações, de forma a continuarem
competitivas. Desta forma, para uma empresa sobressair perante a concorrência, inovar é um
fator fundamental na procura do sucesso. Porém, inovação não significa criar algo para
despertar a atenção do mercado, pode simplesmente efetuar algumas alterações na forma como
está a realizar o seu modelo de negócio. Portanto, recorrer a uma nova estratégia de crescimento,
demonstra ser uma hipótese viável para responder às necessidades dos consumidores, mantendo
a empresa com níveis elevados de desempenho. Com este projeto de mestrado, procura-se
perceber se a Worten ao introduzir um marketplace, como nova plataforma digital que permite
vender outros produtos, para além daqueles que já comercializava, tomou a decisão mais
adequada para explorar novos mercados e alcançar novos clientes, diferenciando-se dos seus
concorrentes. Para isso, realizou-se uma investigação baseada na área da estratégia e dos
negócios digitais, mais propriamente, a transformação digital e ao mesmo tempo entender como
todo o processo de implementação foi realizado, quais foram as motivações iniciais para isto
acontecer, em que modelo a Worten se baseou, e se no fim trouxe os resultados esperados.
en
A large part of companies works with the objective to reach the goals and prepare for the future.
However, for an organization to remain competitive and grow, in an innovative and demanding
market, it is essential to be aware of new trends and innovations that appear constantly. With
the emergence of new technologies, new opportunities arise, where companies must act to adapt
to new situations, in order to remain competitive. Thus, for a company to stand out in the face
of competition, innovating is a fundamental factor in the search for success. However,
innovation does not mean creating something to attract market attention, it can simply make
some changes in the way you are performing your business model. Therefore, looking for a
new growth strategy, proves to be a good choice, to respond to consumer needs, maintaining
the company with high levels of performance. With this investigation, we try to understand if
Worten, by introducing a marketplace, as the new digital platform, which allows the sale of
other products, in addition to those it traditionally sold, made the most correct decision, to
explore new markets and achieve new customers, differentiating themselves from their
competitors. For this purpose, the study was based on strategies and digital business, more
properly digital transformation and at the same time, how the entire implementation process
was carried out, what were the initial motivations for this to happen, in what model Worten
based it, and if in the end it brought the expected results.