Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia das Relações Interculturais
Título

How culturally competent are Portuguese immigration and borders services’ workers?: A qualitative perspective from the users

Autor
Pederiva, Alice Martins
Resumo
pt
Portugal cresceu como destino migratório nas últimas décadas e um dos encontros mandatórios que têm os recém-chegados é com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), responsável pela entrada, permanência e remoção de cidadãos estrangeiros em território Português. Um de seus valores organizacionais é proximidade com cidadãos estrangeiros, embora a natureza de seu trabalho instigue a perspectiva do desconhecido como ameaça. Ainda assim, uma boa relação com o serviço de gerenciamento de fronteiras pode promover um cenário que facilite o bem-estar de migrantes no país de acolhimento. Para isso, os trabalhadores do SEF que interagem deveriam ser competentes culturalmente. Assim, este estudo objetiva avaliar as competências culturais dos trabalhadores do SEF na perspectiva dos usuários. Foram feitas doze entrevistas com três tipos diferentes de migrantes: migrantes trabalhadores, estudantes internacionais e refugiados. A análise temática semântica (Braun & Clarke, 2006) foi feita à luz do Modelo de Múltiplas Dimensões de Competências Culturais (MDCC) (Sue, 2001). Quatro temas emergiram: consciência, conhecimento, habilidades e competências organizacionais. Eles foram subdivididos em subtemas representando competências: 5 para consciência, 2 para conhecimento, 2 para habilidades e 3 para competências organizacionais. Nenhuma diferença expressiva entre trabalhadores internacionais, estudantes internacionais e refugiados foi encontrada.
en
Portugal has grown as a migratory destiny, and one of the mandatory encounters newcomers have is with the Immigration and Borders Services (SEF), responsible for managing entry, permanence, exit and removal of foreign citizens from Portuguese territory. One of its organizational values is to have proximity with foreigner citizens, although the nature of their work might promote viewing the unknown other as a potential threat. Still, good relationship with Border Management Services can set up a scenario that might facilitate migrants’ adjustment and wellbeing in the receiving country. For that, staff interacting with them should be culturally competent. Hence, this study aims to assess SEF workers’ cultural competence from the perspective of its users. Twelve interviews with three different types of migrants took place: migrant workers, international students and refugees. The semantic thematic analysis (Braun & Clarke, 2006) was made in light of the Multiple Dimensions of Cultural Competences (MDCC) Model (Sue, 2001). Four themes emerged: intercultural awareness, intercultural knowledge, intercultural skills and organizational competences. Those were subdivided in subthemes that represented competences: 5 for awareness, 2 for knowledge, 2 for skills and 3 for organizational competences. No difference was found between migrant workers, international students and refugees.

Data

28-jan-2021

Palavras-chave

Cultural competences
Border management services
Border police
Immigration and borders services
User-based perspective
Competências culturais
Serviços de gerenciamento de fronteiras
Polícia de fronteiras
Serviço de estrangeiros e fronteiras
Perspectiva baseada no usuário

Acesso

Acesso livre

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