Título
Género, comunicação não verbal e satisfação no trabalho: papel das normas prescritivas percebidas na organização
Autor
Cintra, Inês Beatriz Seromenho de
Resumo
pt
Numa organização, a comunicação não verbal é um indicador de satisfação no local de
trabalho que, consequentemente, tem impacto no alcance de objetivos e na performance
individual/grupal.
Face à escassa literatura sobre o tema, o presente estudo explora a relação existente entre
a comunicação não verbal e a satisfação no local de trabalho considerando a perceção dos
comportamentos não verbais dos próprios participantes no estudo e a perceção dos mesmos
face ao comportamento não verbal do grupo de género. Para a análise empírica adaptou-se
dois questionários elaborados previamente por outros autores num só, aplicando-o a
colaboradores de apenas uma organização (N=125; 28% homens e 72% mulheres).
Os resultados desta pesquisa permitiram compreender a importância que a manifestação
da comunicação não verbal tem na satisfação no local de trabalho, nomeadamente, o quanto
os comportamentos não verbais associados ao domínio e à hesitação impactam na satisfação
no local de trabalho dos participantes do sexo masculino, por exemplo.
Este estudo constitui um ponto de partida para que os gestores de recursos humanos
possam identificar e perceber através da comunicação não verbal como a satisfação no local
de trabalho é afetada e, a partir deste ponto, trabalhar os fatores que potenciarão a
performance dos seus colaboradores e colaboradoras.
en
In an organization, non-verbal communication is an indicator of workplace satisfaction,
which consequently has an impact on the achievement of goals and individual / group
performance.
Due to the lack of literature on the subject, the present study explores the relationship
between non-verbal communication and workplace satisfaction considering the most frequent
non-verbal behaviours in men and women. For the empirical analysis, two questionnaires
previously prepared by other authors were adapted into one, applying it to employees of only
one organization (N = 125; 28% male and 72% female).
The results of this research allowed us to understand the importance that the manifestation
of non-verbal communication has in satisfaction in the workplace, namely, how much
nonverbal behaviours associated with dominance and hesitation impact on satisfaction in the
workplace of male participants, for example.
This study is a starting point for human resource managers to identify through non-verbal
communication how satisfaction in the workplace is affected and, from this point on, work on
the factors that will enhance the performance of their employees.