Título
The role of IMDb online community engagement on the motivation and intention to watch movies
Autor
Ribeiro, Catarina Alexandra Barreira
Resumo
pt
Atualmente, a internet e as redes sociais são tanto uma necessidade como uma ferramenta
indispensável para muitos negócios e empresas. Os consumidores mais conscientes antes de
qualquer consideração, recorrem aos canais online para procurar opiniões de outros
compradores por forma a decidirem se vale a pena comprar o produto. Na indústria do
entretenimento o mesmo se verifica. Os entusiastas de cinema antes de assistirem a um filme,
pesquisam informação sobre o mesmo em plataformas de comunidades online, como o IMDb,
para perceberem qual a qualidade do filme e serem capazes de gerir expectativas. O IMDb -
plataforma usada como exemplo neste estudo - está repleta de comentários opinativos
detalhados e classificações dadas por outros membros, definindo o compromisso (engagement)
como principal pilar para que a plataforma tenha sucesso.
Apesar desse facto, há falta de estudos empíricos que conectam o consumo de
entretenimento com plataformas de comunidades online. Esta dissertação vem preencher esta
lacuna na literatura ao analisar conceitos como o Compromisso da Comunidade Online da
Plataforma IMDb e a Motivação e Intenção de ver filmes. Adicionalmente, conceptualizando
construtos como Influência de Marca, Validação, Motivação Hedónica, assim como outros
moderadores.
Os resultados mostram que todos os antecedentes influenciam os construtos, indicando que
existe uma influência positiva na relação entre cada variável a ser estudada. Adicionalmente, é
possível observar que os antecedentes Motivação Hedónica e Motivação Eudaimónica têm uma
influência positiva na Intenção de ver filmes. Concluindo, o Compromisso da Comunidade
Online da Plataforma IMDb influencia positivamente a Motivação de ver filmes, que por sua
vez influencia positivamente a intenção posterior de os ver e a fiabilidade de continuar a seguir
as recomendações do IMDb
en
Nowadays, internet and social media are a necessity and indispensable tools that many
businesses depend on. Conscious consumers before any consideration, rely on the online
channel to search for reviews and ratings before the purchase. Within the entertainment industry
the same is depicted. Movie enthusiasts before watching a movie rely on online brand
communities' websites, such as IMDb, that have information about the quality and what to
expect before watching a movie. IMDb - which is the exampled platform used on this study -
is full of detailed reviews and ratings given by other members, defining engagement as the main
pillar for this platform to succeed.
Although, there is a lack of empirical studies that connect both entertainment consumption
and online brand communities. This dissertation comes to fill this gap by analysing the concepts
of Online Brand Communities Engagement within IMDb and the Motivation and Intention to
Watch Movies. Also conceptualizing drivers of these concepts such as Brand Influence,
Validation, Hedonic Motivation, and other moderators.
The results prove that all drivers play a role in IMDb Online Brand Community
Engagement, Motivation to Watch Movies and Intention to Watch Movies, indicating the
existence of a positive relationship between the variables studied. Moreover, both drivers
Hedonic Motivation and Eudaimonic Motivation have a positive impact on the Intention to
watch movies. In conclusion, IMDb Online Brand Community engagement positively
influences the Motivation to Watch Movies, which positively influence the further intention to
watch them and the reliability on keeping following IMDb recommendations.