Título
Plano de negócios inovador: Bar desportivo direcionado para apostadores desportivos
Autor
Santos, João Pedro Calado dos
Resumo
pt
A presente tese retrata um plano de negócios baseado numa ideia inovadora. Trata-se de um bar
desportivo direcionado para apostadores desportivos, um conceito não explorado em Portugal,
que pretende tirar proveitos dos segmentos de mercado já existentes no setor, e, possivelmente,
criar novos segmentos originados da legalização das apostas desportivas em 2015.
Para obter uma melhor compreensão do meio envolvente, recorreu-se a várias técnicas para
percecionar claramente as envolventes externa e interna, tais como análise PESTAL, análise
SWOT, 5 forças de Porter, entre outras técnicas que permitiram formular estratégias e facilitar
o processo de tomada de decisões, ambas cruciais para o desenvolvimento do negócio.
Uma vez completada esta etapa, procedeu-se ao desenvolvimento de políticas de
implementação, desenhadas de acordo com o que foi concluído ao aplicar as técnicas da fase
anterior, no qual se definiu todos os aspetos práticos, sejam eles operacionais, administrativos,
financeiros ou de comunicação e publicidade.
Por fim, a análise financeira do negócio indica a viabilidade do mesmo, através de indicadores
de avaliação financeira como o VAL, TIR, período de retorno financeiro e índice de
rendibilidade.
en
This thesis portrays a business plan based on a new business idea. The idea in question is a
sports bar mainly focused in sports bettors, a new concept in Portugal, with the intention of
making a profit out of existing market segments, and, possibly, creating new ones that
originated from the legalization of sports betting in 2015.
To better understand the environment in which the company is inserted, various techniques
were used to perceive the external and internal components, like the PESTAL analysis, SWOT
analysis, Porter’s five forces, amongst others that allow to formulate strategies and facilitate the
decision making process, both crucial to the development of the business.
Once this stage is completed, the development of implementation policies took place, designed
accordingly to what was concluded by applying the techniques previously mentioned, in which
it were defined all the practical aspects of the business, whether they were operational,
organizational, financial or marketing related.
Lastly, the financial analysis indicates its viability, through financial evaluation indicators like
NPV, IRR, payback period and profitability index.