Título
Sierra-Monte: Importation and exportation of marble
Autor
Tale, Afshin
Resumo
pt
O objetivo deste projeto mestre é desenvolver um plano de negócios para uma empresa de
comercialização de mármore em Portugal. A Sierra-Monte como uma nova empresa registada
em Portugal exporta diferentes tipos de mármores de Portugal para os países do Golfo.
Este estudo tem como objetivo principal avaliar todos os aspectos da indústria do
mármore e como operar um negócio em termos de importação e exportação. Além disso, um
plano de negócios passo a passo de como abrir uma empresa start-up na mesma área. Conhecer
os clientes e seu comportamento, canais de transporte e as fontes de receita são alguns dos itens
que precisam ser considerados. Analisaremos a oferta e demanda do mercado, bem como
observaremos as principais atividades e recursos da organização. Uma visão estratégica do
plano de marketing seguido de um plano operacional, gestão de equipe e, por fim, uma visão
geral dos aspectos financeiros.
Nesta dissertação iremos centrar-nos nos principais motivos que fazem de Portugal um
dos principais potenciais fornecedores da indústria do mármore. Análise geral do mercado
industrial dos produtos de pedra, desde a produção até o cliente final e todos os aspectos
relacionados de como conectar a oferta e a demanda da Europa ao Oriente Médio e vice-versa
na indústria de mármore.
Palavras-
en
The objective of this master project is to develop a business plan for a marble trading company
in Portugal. Sierra-Monte as a new registered company in Portugal is exporting different types
of marbles from Portugal to gulf countries.
This study is mainly to evaluate all the aspects of marble industry, and how to operate a
business in terms of import and export. Moreover, a step-by-step business plan of how to open
a start-up company in the same field. Getting to know the customers, and their behaviour,
channels of transport, and the revenue streams are some of the items which need to be
considered. We will analyze the supply and demand in the market, as well as observing the
main activities and resources of the organization. A strategic point of view on marketing plan
followed by an operational plan, team management, and finally, an overview on financial
aspects.
In this thesis, we will focus on the main reasons that make Portugal one of the main
potential suppliers in the marble industry. Overall industrial market analysis on the stone
products, from the production to end customer and all the related aspects of how to connect the
supply and demand from Europe to the Middle East and vice versa in the marble industry.