Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

The impacts of the employer branding experience on affective commitment: A multiple case-study

Autor
Salgado, Ana Filipa Beites
Resumo
pt
Num ambiente empresarial cada vez mais competitivo, interconectado e transparente, as marcas devem oferecer experiências memoráveis aos seus trabalhadores, caso queiram diferenciar-se e construir uma posição competitiva sólida. Neste sentido, reconhecer a importância do compromisso dos trabalhadores para com a sua marca empregadora, bem como fornecer um ambiente no qual os mesmos optam por ficar, através do desenvolvimento de experiências de trabalho mais positivas, é crucial. Desta forma, o presente estudo centra-se, por um lado, em compreender a forma como as iniciativas internas relacionadas com a gestão da marca do empregador estão a ser desenvolvidas, implementadas e avaliadas em cinco das empresas mais reconhecidas em Portugal. Por outro lado, visa validar um modelo de experiência com a marca do empregador, onde a experiência do trabalhador é conceptualizada de acordo com as dimensões sensorial, intelectual e emocional. Nesse sentido, o modelo enfatiza a experiência com a marca do empregador como antecedente do nível sentido de compromisso afetivo dos trabalhadores em relação à sua marca empregadora. Os principais resultados alcançados permitem concluir que, para a primeira parte do estudo, as cinco empresas em análise reconhecem a importância de utilizar uma estratégia interna relacionada com a marca do empregador, ainda que esta seja maioritariamente diluída nas práticas de envolvimento das suas pessoas. Para além disso, embora seja uma prática comum nestas empresas, em geral, as organizações não possuem uma forma concreta de avaliar o impacto da marca do empregador no nível de compromisso dos trabalhadores. Quanto à validação do modelo de experiência com a marca empregadora, os principais resultados mostram que este foi parcialmente validado para a amostra que compõe as empresas estudadas. O compromisso afetivo para com a marca empregadora foi explicado simultaneamente pelas experiências sensorial, intelectual e emocional em apenas uma das organizações estudadas, enquanto nas outras quatro esse construto foi explicado por apenas duas das três dimensões da experiência. Além disso, a experiência sensorial foi considerada uma dimensão explicativa do compromisso afetivo para com a marca empregadora nas cinco empresas analisadas.
en
In an ever more competitive, interconnected and transparent business environment, brands must offer memorable experiences to their employees, if they wish to differentiate themselves and build a solid competitive position. Therefore, recognising the importance of employees’ commitment to their employer brand, as well as providing an environment in which they choose to stay, through the development of positive work experiences, is crucial. In this sense, the present study focuses, in one hand, on comprehending the way in which internal employer branding initiatives are being currently developed, implemented and evaluated in five of the most recognised companies in Portugal. On the other hand, it aims to validate an employer brand experience model, where the employee experience is conceptualized according to sensory, intellectual and emotional dimensions. In this sense, the model stresses the employer branding experience as an antecedent of the felt level of employees’ affective commitment towards their employer brand. The main results achieved allow to conclude that, for the first part of the study, the five companies under analysis recognize the importance of using an internal employer branding strategy, even though this strategy is mainly diluted within their people engagement practices. Although being a common practice in these companies, they do not have a concrete way to evaluate the impact of employer branding on employees’ level of commitment. As for the validation of the employer branding experience model, the main results show that it was partially validated for the sample composing the studied companies. The affective commitment to the employer brand was found to be explained by simultaneously the sensory, intellectual and emotional experiences in only one of the studied organizations, while on the other four this construct was explained by only two of the three experience dimensions. Furthermore, the sensory experience was found to be an explicative dimension of the affective commitment towards the employer brand across the five considered companies.

Data

08-jan-2021

Palavras-chave

Employees
Employer branding
Compromisso afetivo
Affective commitment
Trabalhadores
Sensory experience
Intellectual experience
Emotional experience
Marca do empregador
Experiência sensorial
Experiência intelectual
Experiência emocional

Acesso

Acesso livre

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