Title
João de Freitas Branco no Teatro Nacional de São Carlos: Os últimos tempos de uma “fortaleza inexpugnável”
Author
Rodrigo, Bernardo Azeredo Leone Lino
Summary
pt
Pretende-se analisar nesta dissertação, com o necessário enquadramento, a acção
desenvolvida por João de Freitas Branco enquanto director do Teatro Nacional de São
Carlos. A referida acção começa por decorrer no denominado período da “Primavera
Marcelista”, terminando no período pós-ditatorial, alguns escassos meses após o 25 de
Abril de 1974.
A estrutura do presente trabalho divide-se em três pontos. Começaremos por
analisar o contexto em que decorreu a nomeação de João de Freitas Branco,
comparando o seu percurso com o de José de Figueiredo, seu antecessor. Debruçar-nosemos,
depois, sobre o projecto que apresentou aquando da tomada de posse – um
projecto que visava implementar grandes mudanças estruturais no Teatro Nacional de
São Carlos – parcialmente executado, como veremos. Na terceira parte será dado
destaque à obra realizada, nomeadamente ao trabalho desenvolvido com o público
juvenil, tomando de igual modo em conta as realidades vividas noutras instituições
ligadas ao espectáculo operático. Concluiremos com uma reflexão acerca do perfil de
João de Freitas Branco enquanto intelectual.
O trabalho resulta da análise de fontes escritas, orais e iconográficas. Esperamos
que possa contribuir para um conhecimento mais aprofundado da história do Teatro
Nacional de São Carlos, num período de charneira (1970-1974) de inovadoras
mudanças, concretizadas não sem resistências.
Servirá esta dissertação, porventura, para relembrar João de Freitas Branco, uma
destacada figura da nossa cultura, cujo centenário do nascimento celebraremos em
breve, em 2022.
en
In this dissertation we will analyse, under the appropriate scope, the activity led by João
de Freitas Branco while director of the Teatro Nacional de São Carlos (TNSC - São
Carlos National Theatre). The aforementioned activity begins by taking place in the socalled
period of the “Primavera Marcelista” (Marcelist Spring), ending in the postdictatorial
period, a few months after the 25th of April of 1974.
The structure of this work is divided into three points. We shall begin by
analysing the context in which João de Freitas Branco was appointed, by comparing his
career path with that of José de Figueiredo, his predecessor. After, we shall look at the
project he presented when he was sworn into the role - a project that aimed to
implement big structural changes to the São Carlos National Theatre - partially
executed, as we shall find out. In the third part we will highlight the work produced,
namely the work developed for the youth audience, whilst considering the reality
experienced in other organisations associated with the operatic show. We shall conclude
with a reflection about João de Freitas Branco’s profile as an intellectual.
The work results from the analysis of written, oral and iconographic sources. We
hope it may contribute towards a deeper knowledge of the history of the São Carlos
National Theatre, in a key period (1970-1974) of innovative changes, accomplished not
without resistance.
This dissertation may also serve as a reminder of João de Freitas Branco, a
prominent figure in our culture, whose centenary of birth we will soon celebrate, in
2022.