Teses e dissertações

Doutoramento
Gestão do Turismo
Título

A multi-participative competency model for the hotel management industry stakeholders

Autor
Hemsworth, Kevin Paulo
Resumo
pt
Os cargos de Gestão Hoteleira em Portugal são ocupados maioritariamente por formados em Gestão Hoteleira das Escolas do Turismo de Portugal e das Instituições de Ensino Superior, estes últimos mais vocacionados para a preparação de recém-licenciados para cargos de gestão. Para fornecer uma maior consistência na indústria hoteleira, da escola à empresa, e produzir recém-formados mais bem preparados para o mercado, os currículos dos cursos foram avaliados e comparados com os resultados de uma pesquisa que perguntou aos Diretores Gerais de Hotéis, Diretores / Coordenadores de Cursos de Instituições de Ensino Superior e os Alunos do Último Ano a sua opinião sobre as Unidades Curriculares que devem ser ministradas, Resultados de Aprendizagem que devem ser esperados e Componentes do Estágio. As lacunas encontradas levaram à sugestão dos componentes de um Currículo de Curso eficiente e de um Modelo de Competências multi-participativo para a Indústria Hoteleira. O estudo ainda se refere a diretrizes importantes para contribuir positivamente para uma definição mais clara dos "ingredientes" de um sistema de benchmarking dinâmico que poderia facilitar a integração de recém-formados, bem como promover o crescimento pessoal e profissional dos alunos. Além disso, contribui para o ranking dos melhores alunos empregáveis das Instituições de Ensino Superior e pode reduzir os custos pós-integração que os hotéis possam ter, fornecendo formação adicional para os recém-formados. A pesquisa reúne informações através da revisão de literatura, análise de documentação online e aplicação de questionário para recolha de dados em amostra de conveniência dentre três públicos diferentes e direcionada especificamente para cada um dos públicos.
en
The Hotel Management positions in Portugal are mainly occupied by hotel management graduates from Turismo de Portugal Schools and High Education Institutions, these last ones more directed to preparing newly graduates towards management positions. To provide a higher consistency in the hotel industry from school to business and producing better prepared newly graduates for the market, course curricula were assessed and compared with the results of a survey that asked the Hotel General Managers, High Education Institutions Course Directors / Coordinators and Last Year Students their opinion of Curricular Units that should be taught, Learning Outcomes that should be expected and Internship components. The encountered gaps led to the suggestion of the components of an efficient Course Curricula and to a multi-participative Competency Model for the Hotel Management Industry. The study further refers important guidelines towards contributing positively to a clearer definition of the “ingredients” of a dynamic benchmarking system that could facilitate integration of newly-graduates as well as promoting students’ personal and professional growth. Also, it contributes to Higher Education Institution’s ranking of best employable students, and could reduce post-integrations costs that hotels may have by providing additional training to the newly graduates. The research gathers information by Literature review, online documentation analysis and a questionnaire applied for data collection on a convenient sample among three different publics and specifically targeted for each one of the publics.

Palavras-chave

Portugal
Turismo
Stakeholders
Hospitality
Hotelaria
Ensino superior
Instituições de ensino superior
Desenvolvimento de competências
hotel industry
Hospitalidade
Modelo de competências
Competency model
Gestão hoteleira
Hotel management
High education institutions
Learning outcomes
Resultados de aprendizagem
Aprendizagem -- Learning

Acesso

Acesso livre

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