Título
Do exercício moral da consciência: Estudos a partir do novo Museu Nacional dos Coches [1917-2017]
Autor
Costa, Nuno Miguel Tavares da
Resumo
pt
O exercício moral da consciência em arquitetura é o objeto do presente trabalho. O exercício
a que nos referimos é a obra do arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha. A moral e a
consciência (ética) que nos interessam, em particular, são aquelas relacionadas com o
pensamento subjacente a essa obra. Para estudar esta problemática servimo-nos de um seu
projeto recente: o Museu Nacional dos Coches (2007-17), em Lisboa. Este museu tem a
peculiaridade de ser, simultaneamente, uma das poucas obras do arquiteto na Europa (pela
dimensão e simbolismo será mesmo a única), e de ser dos raros exemplares que Portugal
tem da moderna arquitetura brasileira. Assim, situando-o como caso de estudo e analisandoo
com profundo e sistematizado detalhe, posicionámo-lo de forma a que a partir dele outras
questões pudessem ser levantadas. O nosso propósito não se limitou a atribuir um sentido ao
objeto, mas de a partir do seu exercício procurar ajuda para repensar outros problemas que
não aqueles tratados pela (digamos) iconografia de arquitetura. Distanciámo-nos das
questões da representação para nos aproximarmos das questões da transformação. Foi esse
o nosso interesse. A partir da provocação do museu noutros objetos (teóricos e práticos),
procurou-se compreender o que deseja ele transformar, que história pretende ele reescrever.
A dúvida e a interrogação são proposições típicas da modernidade, e é a essa memória que
nos reportamos, embora orientados pelo imaginário do arquiteto e pelas sugestões do museu.
en
The moral exercise of consciousness in architecture is the object of the present work. The
exercise that we refer to is the work of the Brazilian architect Paulo Mendes da Rocha. The
moral and the consciousness (ethics) that interests us here, in particular, are those related to
the intellect underlying this work. To study this problematic we took one of his recent
projects: The National Coach Museum (2007-17), in Lisbon. This museum has the
peculiarity of being, simultaneously, one of the few architect’s works in Europe (in fact, by
the dimension and symbolism can be the only one), and one of the rare examples that
Portugal has of modern Brazilian architecture. Thus, by positioning it as a study case and
analysing it with profound and systematized detail, we placed it so that from its position
other questions were possible to arise. Our purpose did not limit to assign meaning to the
object, but through its analysis to seek help in rethinking other problems beyond those treated
by the iconography of architecture. We have distanced ourselves from the issues of
representation to get closer to the issues of transformation. That was our main purpose. By
provoking the museum in other objects (theoretical and practical), we tried to understand
what it wants to transform, what history it intends to rewrite. Doubt and question are,
typically, issues of modernity, and it is to that memory that we reference to. Although guided
by the architect's imaginary and the suggestions of the museum.