Título
Supervisor virtual machine for VoLTE service on a cloud environment
Autor
Almeida, Ricardo Jorge Gomes da Silva
Resumo
pt
Com o crescimento contínuo das redes de Voice over Long Term Evolution (VoLTE),
juntamente com a necessidade de redução de custo de manutenção pelos Operadores
Móveis, a implementação do Serviço em Cloud começa a ser uma aplicação
comum.
Este estudo foi elaborado com o intuito de criar um método capaz de melhorar
as atividades de Operações e Monitorização de um serviço de VoLTE, que
esteja implementado numa plataforma Cloud. Neste estudo, encontram-se presentes
conteúdos referentes aos elementos constituintes de uma rede de VoLTE, e é
revisto em detalhe as funcionalidades do Telephony Application Server. Para este
estudo, o TAS utilizado foi o open TAS. Neste estudo, igualmente é incluído uma
explicação genérica do comportamento da Cloud Openstack.
O método apresentado implica criação de uma máquina virtual Supervisor e
da sua implementação na Cloud. Esta máquina virtual é capaz de estabelecer
ligações SSH com o open TAS, de modo a extrair o relatório de Clear Codes,
que identifica o estado com que as chamadas foram finalizadas, para proceder a
análises. A máquina virtual contém limites definidos, os quais verifica se foram
excedidos. Caso este evento seja verificado, notificam o operador do sistema para
um incidente.
Esta é uma proposta que apresenta as possibilidades de implementação num
ambiente de Cloud, em melhorar e automatizar as funções de Operações e Manutenção
na rede de Telecomunicações.
en
With the continuing growth of Voice of Long Term Evolution (VoLTE) networks,
coupled with the need of Mobile Operators to reduce maintenance costs, Cloud
Service deployment is becoming a common application.
This study was designed to create a method capable of improving the Operations
and Monitoring activities of a VoLTE service that is deployed on a Cloud
platform. In this study, we present contents referring to the constituent elements
of a VoLTE network, and we review in detail the features of the Telephony Application
Server. For this study, TAS used was the Open TAS. Also included in this
study is a generic explanation of Cloud Openstack’s behavior.
The presented method implies the creation of a virtual machine Supervisor
and its deployment in Cloud. This virtual machine is capable of establishing SSH
connections with open TAS to extract the Clear Codes report, which identifies the
state with which calls were terminated for analysis. The virtual machine contains
defined limits, which check if they have been exceeded. If this a limit is excited,
the virtual machine notifies the system operator of an incident.
This study presents the possibilities of implementation in a Cloud environment,
to improve and automate Operations and Maintenance functions in the
Telecommunications network.