Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

O que sente o cliente: Impacto da perceção de emoções e de justiça no Burnout em enfermeiros

Autor
Dias, Débora Alexandra Neves
Resumo
pt
Estudos anteriores revelaram que a Crença no Mundo Justo (CMJ) se torna num mecanismo adaptativo do bem-estar psicológico e que a infrahumanização, isto é, negar, por vezes, a atribuição de emoções secundárias no outro é um mecanismo de defesa utilizado pelos profissionais de saúde para reduzir os sintomas de burnout. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal medir e correlacionar a CMJ Geral, as Emoções Negativas percecionadas e o Burnout nos Enfermeiros e testar o efeito protetor conjunto da CMJ Geral e das Emoções Negativas na predição do Burnout. Para medir estas três variáveis foi aplicado um questionário on-line a enfermeiros portugueses (N=193), sendo 88% dos participantes do sexo feminino (N=170). Desta amostra, foram medidas e analisadas as seguintes variáveis: a CMJ Geral; as dimensões das Emoções Negativas que são as emoções primárias negativas e as emoções secundárias negativas; e as três dimensões do Burnout, que são o Burnout Pessoal, o Burnout relacionado com o Trabalho e o Burnout relacionado com o Cliente. Os resultados demonstraram que os enfermeiros com elevados níveis de CMJ Geral apresentam níveis mais baixos de Burnout e que tanto as emoções primárias negativas como as emoções secundárias negativas moderam esta relação. Ou seja, quanto maior é a CMJ Geral menor é o Burnout (Pessoal, relacionado com o Trabalho e o Cliente) quando são percecionadas elevadas emoções negativas primárias e secundárias. Contudo, quando são percecionadas emoções secundárias negativas não existe associação significativa entre a CMJ Geral e o Burnout relacionado com o Cliente.
en
Earlier studies have shown that Belief in Just World (BJW) becomes an adaptive mechanism of psychological well-being and that infrahumanization, that is, sometimes denying the attribution of secondary emotions in the other is a defense mechanism used by health professionals to reduce the symptoms of burnout. In this sense, the present study aims to measure and correlate BJW General, perceived negative emotions and burnout in nurses and to test the joint protective effect of BJW General and negative emotions in predicting burnout. To measure these three variables, an online questionnaire was applied to Portuguese nurses (N = 193), with 88% of female participants (N = 170). From this sample, the following variables were measured and analyzed: the BJW General; the dimensions of Infrahumanization the two dimensions of Negative Emotions which are negative primary emotions and negative secondary emotions; and the three dimensions of Burnout, which are Personal Burnout, Work-related Burnout, and Client-related Burnout. The results showed that nurses with high levels of BJW General had lower levels of Burnout and that both negative primary emotions and negative secondary emotions moderate this relationship. That is, the higher the General BJW the lower the Burnout (Personal, Work and Client related) when high primary and secondary negative emotions are perceived. However, when negative secondary emotions are perceived there is no significant association between BJW General and Customer related Burnout.

Palavras-chave

Portugal
burnout
Crença no mundo justo
Justiça
Psicologia das emoções
Nurses
Belief in just world
Síndrome de burnout
Enfermeiro
Infrahumanization
Infrahumanização
Crença -- Belief

Acesso

Acesso livre

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