Notícias
Iscte • 22 ago 2011
ÁFRICA: Embaixadores e conselheiros económicos reúnem-se no ISCTE-IUL
O Centro de Estudos Africanos do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e a Sociedade para o Financiamento do Desenvolvimento (SOFID) organizam a 13 de Setembro, às 10h00, um ‘Encontro de Embaixadores e Conselheiros Económicos e Comerciais de Países Africanos’ com representação diplomática em Lisboa, no Auditório Afonso de Barros da Ala Autónoma do ISCTE-IUL.
A iniciativa pretende contribuir para a promoção e o desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre Portugal e os países africanos e estimular a constituição de parcerias entre empresas portuguesas e empresas de países africanos.
Durante este encontro serão divulgados os instrumentos de financiamento disponibilizados pela SOFID para apoiar o investimento privado nos países africanos. Decorrerá ainda a cerimónia de assinatura do Protocolo de Colaboração entre a SOFID e o Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O Centro de Estudos Africanos
(CEA-IUL) do ISCTE-IUL, fundado em 1981, desenvolve actividades no âmbito da investigação em ciências sociais sobre África, com especial ênfase nos países africanos de língua portuguesa. De entre estas actividades, destacam-se os projectos de pesquisa realizados por equipas multidisciplinares, a consultoria em Portugal e internacional em diversas áreas de especialização - nomeadamente na cooperação para o desenvolvimento, a organização de conferências e seminários, a publicação da Occasional Paper Series e dos Cadernos de Estudos Africanos. Encontra-se inserido em redes de cooperação nacionais e internacionais com instituições ligadas aos estudos africanos e com instituições africanas de ensino e investigação.
A
SOFID é a instituição financeira de desenvolvimento responsável por financiar e apoiar empresas portuguesas e seus parceiros em projectos de investimento sustentáveis em países emergentes e em vias de desenvolvimento. A SOFID integra a Associação das EDFI – European Development Financial Institutions - e, nessa qualidade, é interlocutor privilegiado junto das diversas Instituições da Comissão Europeia e dos fundos por elas disponibilizados, além de lhe ser proporcionado participar quer em operações conjuntas com as outras EDFI, quer na concepção, acesso e gestão dos apoios comunitários dirigidos aos países ACP.