Notícias
Está aberto o concurso da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para a contratação investigadores Doutorados.
Objetivos e enquadramentoA FCT pretende apoiar excelentes investigadores, de todas as nacionalidades, que tenham potencial para desenvolver investigação inovadora e tornarem-se líderes na sua área. Na sequência dos concursos 2012 e 2013, no âmbito dos quais foram atribuídas 369 posições, a FCT lança o concurso de 2014 com o objetivo de financiar mais 150 investigadores.
Consulte o Aviso de Abertura do Concurso.
FinanciamentoO Programa Investigador FCT oferece uma remuneração competitiva, à qual pode acrescer um financiamento start-up para investigadores que não sejam Investigador Responsável em nenhum projeto ativo (financiado pela FCT) a partir de 1 de janeiro de 2015. Este financiamento complementar, no montante máximo de € 50.000, reveste a forma de projeto de investigação exploratório.
Os contratos de trabalho celebrados no âmbito do presente concurso são financiados por verbas do Orçamento do Estado do Ministério da Educação e Ciência e, quando elegíveis, por verbas comunitárias.
Destinatários e elegibilidadePodem candidatar-se investigadores doutorados, de qualquer nacionalidade, e qualquer área científica ou académica.
Existem três níveis diferentes de financiamento:
- "Nível inicial" - para doutorados, com um currículo de mérito excecional e sem exigência de independência científica prévia, com doutoramento concluído há mais de 3 anos e menos de 8 anos;
- "Nível de desenvolvimento" - doutorados com um currículo de mérito excecional e experiência como investigador independente;
- "Nível de consolidação" - para doutorados com experiência como investigador independente com um currículo excecional e que evidenciem liderança científica numa determinada área do conhecimento.
Informação adicional sobre os requisitos de admissibilidade pode ser consultada nos documentos oficiais do concurso, no Regulamento e no Guião de candidatura (em inglês).
Como concorrerO concurso está aberto entre o dia 5 de maio e as 17:00 (hora de Lisboa) do dia 16 de junho de 2014.
As candidaturas são submetidas eletronicamente, em língua inglesa, através da plataforma Investigador FCT.
A consulta do modelo de formulário de candidatura, disponível aqui, permite obter uma visão geral das diferentes secções a preencher.
Aqui encontrará um resumo dos principais aspectos do concurso de 2014.
Para informações detalhadas acerca de como concorrer e apresentar a sua proposta, consulte o Guião de Candidatura e o Guião de Ética (ambos em inglês).
AvaliaçãoAs propostas serão avaliadas por painéis independentes, compostos por especialistas de reconhecido mérito em cada área científica, num processo de avaliação em duas fases, de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
- Mérito científico do candidato
- Projeto de investigação
- Plano de desenvolvimento de carreira
A primeira fase consiste numa pré-seleção dos candidatos, com base na avaliação da sinopse do CV do candidato e na sinopse do projeto de investigação e plano de desenvolvimento de carreira. Na segunda fase, a candidatura será avaliada na sua totalidade.
Às propostas serão atribuídas classificações numa escala de 1 a 9. Candidaturas com nota inferior a 7 não poderão passar à 2ª fase, nem ser propostas para financiamento.
Mais informação acerca do processo de avaliação está disponível no Guião de Avaliação.