Notícias
15 de setembro de 2025 marca o início da primeira edição do Erasmus Mundus Joint Master em Resposta Humanitária Coordenada, Saúde e Deslocamento (Human Response). Neste dia, 20 estudantes de 19 países chegam a Lisboa para iniciar os seus estudos na área da Ação Humanitária.
Este mestrado é liderado pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com a Norwegian University of Science and Technology (NTNU), na Noruega, a Makerere University (MAK), no Uganda, a Universidade de Cabo Verde (UniCV), em Cabo Verde, a Universidade de Santiago (USant), também em Cabo Verde, a (NKUA), a National and Kapodistrian University of Athens, na Grécia, e a Universidade de Rovuma (UniRovuma), em Moçambique.
O programa deste mestrado visa oferecer uma formação única multidisciplinar, unindo universidades no ensino sobre assistência vital e deslocamento em contextos voláteis, através de uma plataforma educativa onde parceiros europeus e africanos constroem uma força de trabalho global e resiliente para enfrentar futuras crises humanitárias.
Face aos conflitos em curso e ao agravamento das catástrofes climáticas, o mestrado Human Response responde à necessidade urgente de profissionalização dos trabalhadores humanitários através de:
- um programa especializado e multidisciplinar de pós-graduação (Nível 7 do Quadro Europeu de Qualificações, com duração de dois anos e correspondente a 120 ECTS),
- promoção da colaboração Norte-Sul e cooperação entre múltiplos intervenientes e parceiros,
- reforço da liderança local, e
- articulação entre teoria e prática para navegar na complexidade organizacional da resposta em ação humanitária.
Uma impressionante primeira turma de recém-licenciados e profissionais experientes de todo o mundo – da América Latina à Ásia, incluindo vários estudantes provenientes de países africanos como a Somália, a Gâmbia, o Uganda, o Quénia, Cabo Verde, Serra Leoa, e Sudão do Sul, bem como do Canadá e da Europa – irá reunir-se pela primeira vez presencialmente em Lisboa, Portugal, para iniciar os seus estudos, seguindo depois para a Noruega e para o Uganda. Terão também a oportunidade de participar numa Escola de Verão em Cabo Verde durante duas semanas em junho de 2026, podendo escolher um país do seu interesse para desenvolver a dissertação de mestrado no quarto e último semestre.
Este mestrado é financiado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, sendo uma oportunidade única para reunir a comunidade global de investigadores, estudantes, especialistas e profissionais apaixonados pelos temas da ação humanitária. O Iscte e as universidades parceiras estão comprometidos com a implementação bem-sucedida deste programa de estudos extremamente desafiante, mas necessário.
Em Lisboa, a sessão de abertura e boas-vindas é presidida pela Vice-Reitora do Iscte, Professora Helena Carreiras e conta com a presença do Vice-chefe do Gabinete da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Dr. Luís Loureiro de Amorim (ver Programa). Os diretores do mestrado das sete universidades parceiras também participarão nesta sessão, que visa lançar e apresentar o mestrado à comunidade académica e, em particular, aos estudantes.
No mesmo dia, à tarde (das 14h30 às 16h00, hora de Lisboa), o Doutor Jorge Moreira da Silva, Subsecretário-Geral das Nações Unidas e Diretor Executivo da UNOPS, irá proferir uma conferência sobre “Concretizar a ambição do desenvolvimento sustentável num contexto de policrise”, que será a sessão inaugural de um Ciclo Internacional de Conferências em Ação Humanitária que o Iscte está a organizar em paralelo com o mestrado, sob a coordenação do Professor Paulo Pedroso, através da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte.
Mais Informações
Programa_SessãoHumanResponse