Notícias
O Iscte é a única Universidade pública do país a aumentar o número de estudantes colocados na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso face a 2024, de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Todos os cursos das quatro Escolas do Iscte em Lisboa ficaram com as vagas esgotadas e apenas duas das dez Licenciaturas do Iscte-Sintra têm vagas disponíveis para a 2ª fase.
“Num contexto em que o Ensino Superior perde seis mil alunos colocados face a 2024, cerca de 12%, afetando as instituições de forma muito desigual, o Iscte confirma-se como uma Universidade com grande procura por parte de alunos de todo o país”, afirma Maria de Lurdes Rodrigues, Reitora do Iscte. “Isso deve-se, entre outras razões, à capacidade que o Iscte tem revelado para inovar na sua oferta formativa e, também, por ter aberto uma Escola em Sintra, no norte da Área Metropolitana de Lisboa, que é a região nacional com mais jovens ”.
Para além de o Iscte ser a Universidade com a menor percentagem de vagas sobrantes face ao total de vagas a concurso, é também a segunda Universidade em “índice de força”, o indicador que mede a relação entre as vagas preenchidas e as primeiras escolhas dos estudantes: o Iscte registou 149,29%. A maioria dos estudantes colocados escolheu os cursos do Iscte como primeira opção.
A diminuição do número nacional de colocados implicou que, este ano, tenham ficado mais vagas por preencher, cerca de 10% do total. Só nas Universidades, a diminuição no número de novos alunos corresponde a 6% face ao ano passado.