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Iscte • 05 jun 2012
ISCTE-IUL reforça mestrado de Sociologia com Sociologia da Violência

Para acompanhar a atualidade nacional e internacional o ISCTE-IUL acaba de reforçar o seu mestrado de Sociologia com o ramo de Sociologia da Violência. Para além do tronco comum, o ramo é composto por quatro unidades curriculares: Globalização, Justiça Social e Direitos Humanos e Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco que decorrem no primeiro semestre, e Violência e Indisciplina em Meio Escolar e Sociologia da Violência, no segundo semestre.

“Na estruturação das sociedades humanas, hoje como anteriormente, a violência organizada e espontânea – ou um misto das duas – é determinante para a condução da vida privada e pública” refere António Pedro Dores, professor do departamento de Sociologia do ISCTE-IUL e investigador do CIES. Neste âmbito a unidade curricular Globalização, Justiça Social e Direitos Humanos tem como principal objetivo a exploração de plataformas globais de participação com estudantes de todo o mundo, para reforçar a igualdade e ao mesmo tempo a diferença da violência em Portugal e noutros países.

As quatro novas unidades curriculares deste ramo de Sociologia pretendem reforçar a análise da violência na sociedade, algo que continua a ser importante conhecer para informar o desenvolvimento de uma sociedade saudável. “Tendo em conta os casos de violência que ocorreram em Portugal ao longo dos últimos anos, como o caso Casa Pia, a violência policial em manifestações ou os casos de bullying nas escolas, considerámos que seria importante criar uma vertente dentro do mestrado de Sociologia do ISCTE que se dedicasse exclusivamente ao impacto da violência na sociedade portuguesa e também nos outros países”, refere António Pedro Dores.

O mestrado tem a duração de dois anos (quatro semestres) e 120 créditos. Os dois primeiros semestres consistem em dez unidades curriculares (cinco por semestre). Incluem um tronco comum de unidades curriculares de formação sociológica em temas centrais da sociedade actual (instituições, desigualdades, modernização) e de formação metodológica em desenho da pesquisa, assim como um leque alargado de unidades curriculares de opção. O terceiro semestre complementa a formação metodológica com o estudo de técnicas especializadas de pesquisa e com outra unidade curricular de opção, ambas destinadas a apoiar a elaboração da dissertação ou trabalho de projeto que ocupa o essencial do segundo ano (terceiro e quarto semestres).
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