Notícias

Internacional • 18 jul 2017
14th European Conference on Psychological Assessment

A 14th European Conference on Psychological Assessment decorreu no ISCTE-IUL de 5 a 8 de Julho e contou com a participação de mais de 330 investigadores.

Para Aristides Ferreira,  investigador na BRU-IUL e Presidente da Comissão Organizadora da conferência, as comunicações apresentadas, em formato de comunicações isoladas, simpósios ou posters, "foram fruto de investigações muito rigorosas, resultando muitas das vezes em publicações nas mais importantes revistas científicas da especialidade".

Os contributos estenderam-se para além da academia, pois "muitos dos trabalhos apresentados encontram aplicação, tanto nas empresas (e.g., testes psicológicos, assessments, diagnósticos organizacionais), contextos clínicos (e.g., diagnósticos e planos de intervenção) ou educacionais (e.g., avaliação de necessidades educativas especiais ou orientação vocacional)", acrescenta aquele responsável.

A European Conference on Psychological Assessment é a conferência bianual da Associação Europeia de Avaliação Psicológica (EAPA). Trata-se de uma das mais importantes conferências de Psicologia e uma referência para cientistas que desenvolvam trabalhos nos mais diversos domínios da avaliação psicológica (clínica, educacional, organizacional, inteligência, métodos, personalidade). O evento tem decorrido em várias cidades Europeias, atraindo profissionais e académicos dos quatro cantos do mundo.

Para lá dos aspetos científicos, Aristides Ferreira destaca que se cumpriu uma frase já feita: “os Portugueses são um povo que sabe receber”.

"Percebeu-se o sentido desta frase na forma como as pessoas descreviam o evento e do feedback recebido por investigadores provenientes dos mais diversos países. Foi um sentimento muito claro de missão cumprida. Saber que as pessoas gostaram das instalações, da comida, da viagem que fizeram a Azeitão e, acima de tudo, do brilho nos olhos das pessoas que as acolheram, é um sentimento muito gratificante que superou as minhas expetativas". O investigador lamenta, contudo que "um povo que faz tanta coisa tão bem tenha uma autoestima tão baixa. A forma exemplar como correu o evento e os imensos elogios recebidos deviam ficar tatuados no coração de cada membro da organização, para então afirmarem orgulhosamente junto dos outros o bom que é sermos, simplesmente, Portugueses! Sim, os tais que também foram campeões da Europa e que ganharam o Festival da canção...”

Pode ver as fotografias do evento através deste link :https://www.flickr.com/photos/iscteiul/albums/72157683037789264

Voltar ao topo