Notícias

Investigação • 15 mar 2017
Pelos que andam sobre as águas do mar

O projeto “Os Pescadores” é desenvolvido pela Galateia – Edição e Produção Cultural, com o apoio à pesquisa do CRIA-IUL, e tendo como parceiros as Câmaras Municipais de Nazaré, Sesimbra, Setúbal, Montijo e Olhão bem como o apoio da Mútua dos Pescadores.

A proposta é inovadora e pretende-se, através de um projeto de investigação teatral sobre o litoral português - com base na obra ‘Os Pescadores’ de Raul Brandão e no trabalho realizado nas comunidades da Nazaré, Montijo, Setúbal, Olhão e Sesimbra - criar um espetáculo de teatro-documentário: Pelos que andam sobre as águas do mar.

Que relatos e que retratos se podem traçar hoje, à luz do século XXI, sobre a história e as estórias das gentes e do mar? Que paisagens litorais se podem desenhar e dar a conhecer? Este projeto pretende contribuir para o fortalecimento da identidade cultural da linha costeira do país através da produção de registos literários, fílmicos e teatrais, por sua vez baseados no património material e imaterial associado à pesca e ao mar.

Estão já agendados os próximos espetáculos, em cada uma das localidades referidas. O primeiro espectáculo será na Nazaré, no âmbito do Nazaré Marés de Maio.

Para mais informações consulte a página do projeto (http://projectopescadores.webnode.pt/)  ou a página CRIA.

Voltar ao topo