Notícias

Investigação • 15 fev 2017
Criatividade à prova. Mais de uma centena de ideias de turismo criativo para o CREATOUR

Não há dúvida de que temos em Portugal talento e criatividade à procura de uma oportunidade para implementar ideias que promovam o desenvolvimento de zonas rurais em Portugal.

A ‘call’ para projetos inovadores e criativos para o projeto de investigação ‘Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais’ - CREATOUR teve mais de uma centena de propostas. A maioria das quais tem como zona de origem o Norte e Centro do país (NUTS II), sendo a grande parte proveniente do setor privado (empresas) e 3º setor (associações), com experiência no ramo do turismo. As áreas dos ofícios, património e gastronomia gourmet sobressaem, tendo a tradição como denominador comum.

O conceito do CREATOUR é criar condições para que se possam implementar iniciativas-piloto de turismo criativo, em cidades de pequena dimensão ou em zonas rurais, suportadas por uma estrutura colaborativa que envolve várias instituições, de diversos setores, em cada região abrangida. O projeto será de 3 anos e pretende interligar os setores da cultura, criatividade e turismo através do desenvolvimento de uma abordagem que integra pesquisa e aplicação prática de ideias de turismo criativas. Envolvendo os diversos stakeholders locais, de Norte a Sul do país, o CREATOUR é uma parceria entre uma vasta lista de Centros de Investigação, da qual faz parte uma equipa do ISCTE-IUL coordenada pelo Dinâmia’CET-IUL, estando a coordenação nacional do projeto a cargo do Centro de Estudos Sociais de Coimbra (CES-UC).

O CREATOUR dará mostra deste conjunto de propostas numa conferência internacional onde vão estar presentes alguns dos mais conceituados especialistas na área, sob a temática The State of the Art in Creative Tourism – Leading Research | Advanced Practices | Future Trajectories a ter lugar em Coimbra, nos dias 1 e 2 de junho deste ano.

São bem-vindos todos os interessados na área do desenvolvimento cultural e turismo criativo, da academia às artes, incluindo estudantes e outros profissionais que trabalhem nesta área.

Projeto CREATOURApresentação do Projeto CREATOUR

Mais Informações

Projeto CREATOUR
Voltar ao topo