Notícias
Dezena e meia de estudantes estrangeiros do ISCTE-IUL participaram no sábado, 5 de abril, numa ação de limpeza da praia da Parede, contribuindo para a eliminação de uma espécie invasora da costa portuguesa. O alvo foi o chorão.
A ação, denominada Healthy Beach, faz parte do projeto Be Social, uma parceria do GRI (Gabinete de Relações Internacionais do ISCTE-IUL) com a ESN (Erasmus Student Network, uma das associações de acolhimento dos estudantes Erasmus). O projeto Be Social envolve os estudantes em atividades relacionadas com o ambiente, a solidariedade e a educação.
A manhã de sábado foi passada a limpar a praia da Parede, numa associação com a EMAC (Empresa Municipal de Ambiente de Cascais). À tarde, já na praia de Carcavelos, os jovens tiveram aulas de surf, jogaram voleibol e conviveram uns com os outros. O projeto insere-se na política do ISCTE-IUL de contribuir para um desenvolvimento responsável e sustentável da sociedade através da investigação, do ensino, da formação para a cidadania e da intervenção ativa na comunidade, disseminando conhecimento e propondo soluções inovadoras para problemas organizacionais, sociais e ambientais.
O Be Social desenvolve-se em três áreas:
• Educação – visitas regulares a escolas básicas e secundárias, no sentido de promover o intercâmbio cultural bem como encorajar e incutir a mobilidade entre crianças e jovens;
• Ambiente – limpezas da floresta e das praias, no sentido de promover o respeito pela natureza e o trabalho em grupo;
• Solidariedade – distribuição de alimentos em cooperação com o Centro de Apoio aos Sem Abrigo e recolha de bens alimentares em conjunto com o Banco Alimentar. Outras atividades para os estudantes ERASMUS estão em preparação e vão ser realizadas até ao final do ano.