Unidades curriculares | Língua | Curso | Semestre | Créditos | Vagas |
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Algoritmos e Estruturas de Dados
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Engenharia Informática (PL) | 2 | 6.0 |
1
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Docentes
Objectivos
A disciplina aprofunda técnicas de conceção e desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados e introduz a análise da complexidade de algoritmos. São apresentados algoritmos de pesquisa e ordenação baseados em estruturas de dados elementares concebidas para suportar operações eficientes e computacionalmente exequíveis. A disciplina segue diretamente a estrutura de curso apresentada em Sedgewick, R. and Wayne, K. (2011) e disponível em Coursera.org. ProgramaCP1. O problema Union-Find Avaliação Periódica: 10 avaliações semanais online (10%) + 10 exercícios semanais de programação (20%) + 2 avaliações intercalares individuais (70%) + 1 projeto individual de programação (classificações A,B,C,D).As notas do projeto são qualitativas e definem um limite para a nota final à UC: A - max. 20; B - max. 17; C - max. 13; D - reprovado.ouExame Final individual (100%)
Bibliografia Obrigatória
R. Sedgewick and K. Wayne, Algorithms, 4th edition, Addison-Wesley, 2012(Algorithms, Part I - MOOC in www.coursera.org) Bibliografia OpcionalF. Santos and C. Conti, Algoritmos e Estruturas de Dados - Exercícios, ISCTE-IUL, 2022.D. Harel, Algorithmics: the Spirit of Computing, 3th edition, Addison-Wesley, 2004 |
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Algoritmos e Estruturas de Dados
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL) | 2 | 6.0 |
1
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Docentes
Objectivos
A disciplina aprofunda técnicas de conceção e desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados e introduz a análise da complexidade de algoritmos. São apresentados algoritmos de pesquisa e ordenação baseados em estruturas de dados elementares concebidas para suportar operações eficientes e computacionalmente exequíveis. A disciplina segue diretamente a estrutura de curso apresentada em Sedgewick, R. and Wayne, K. (2011) e disponível em Coursera.org. ProgramaCP1. O problema Union-Find Avaliação Periódica: 10 avaliações semanais online (10%) + 10 exercícios semanais de programação (20%) + 2 avaliações intercalares individuais (70%) + 1 projeto individual de programação (classificações A,B,C,D).As notas do projeto são qualitativas e definem um limite para a nota final à UC: A - max. 20; B - max. 17; C - max. 13; D - reprovado.ouExame Final individual (100%)
Bibliografia Obrigatória
R. Sedgewick and K. Wayne, Algorithms, 4th edition, Addison-Wesley, 2012(Algorithms, Part I - MOOC in www.coursera.org) Bibliografia OpcionalF. Santos and C. Conti, Algoritmos e Estruturas de Dados - Exercícios, ISCTE-IUL, 2022.D. Harel, Algorithmics: the Spirit of Computing, 3th edition, Addison-Wesley, 2004 |
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Algoritmos e Estruturas de Dados
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas | 2 | 6.0 |
1
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Docentes
Objectivos
A disciplina aprofunda técnicas de conceção e desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados e introduz a análise da complexidade de algoritmos. São apresentados algoritmos de pesquisa e ordenação baseados em estruturas de dados elementares concebidas para suportar operações eficientes e computacionalmente exequíveis. A disciplina segue diretamente a estrutura de curso apresentada em Sedgewick, R. and Wayne, K. (2011) e disponível em Coursera.org. ProgramaCP1. O problema Union-Find Avaliação Periódica: 10 avaliações semanais online (10%) + 10 exercícios semanais de programação (20%) + 2 avaliações intercalares individuais (70%) + 1 projeto individual de programação (classificações A,B,C,D).As notas do projeto são qualitativas e definem um limite para a nota final à UC: A - max. 20; B - max. 17; C - max. 13; D - reprovado.ouExame Final individual (100%)
Bibliografia Obrigatória
R. Sedgewick and K. Wayne, Algorithms, 4th edition, Addison-Wesley, 2012(Algorithms, Part I - MOOC in www.coursera.org) Bibliografia OpcionalF. Santos and C. Conti, Algoritmos e Estruturas de Dados - Exercícios, ISCTE-IUL, 2022.D. Harel, Algorithmics: the Spirit of Computing, 3th edition, Addison-Wesley, 2004 |
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Algoritmos e Estruturas de Dados
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Engenharia Informática | 2 | 6.0 |
1
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Docentes
Objectivos
A disciplina aprofunda técnicas de conceção e desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados e introduz a análise da complexidade de algoritmos. São apresentados algoritmos de pesquisa e ordenação baseados em estruturas de dados elementares concebidas para suportar operações eficientes e computacionalmente exequíveis. A disciplina segue diretamente a estrutura de curso apresentada em Sedgewick, R. and Wayne, K. (2011) e disponível em Coursera.org. ProgramaCP1. O problema Union-Find Avaliação Periódica: 10 avaliações semanais online (10%) + 10 exercícios semanais de programação (20%) + 2 avaliações intercalares individuais (70%) + 1 projeto individual de programação (classificações A,B,C,D).As notas do projeto são qualitativas e definem um limite para a nota final à UC: A - max. 20; B - max. 17; C - max. 13; D - reprovado.ouExame Final individual (100%)
Bibliografia Obrigatória
R. Sedgewick and K. Wayne, Algorithms, 4th edition, Addison-Wesley, 2012(Algorithms, Part I - MOOC in www.coursera.org) Bibliografia OpcionalF. Santos and C. Conti, Algoritmos e Estruturas de Dados - Exercícios, ISCTE-IUL, 2022.D. Harel, Algorithmics: the Spirit of Computing, 3th edition, Addison-Wesley, 2004 |
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Algoritmos e Estruturas de Dados
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática | 2 | 6.0 |
1
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Docentes
Objectivos
A disciplina aprofunda técnicas de conceção e desenvolvimento de algoritmos e estruturas de dados e introduz a análise da complexidade de algoritmos. São apresentados algoritmos de pesquisa e ordenação baseados em estruturas de dados elementares concebidas para suportar operações eficientes e computacionalmente exequíveis. A disciplina segue diretamente a estrutura de curso apresentada em Sedgewick, R. and Wayne, K. (2011) e disponível em Coursera.org. ProgramaCP1. O problema Union-Find Avaliação Periódica: 10 avaliações semanais online (10%) + 10 exercícios semanais de programação (20%) + 2 avaliações intercalares individuais (70%) + 1 projeto individual de programação (classificações A,B,C,D).As notas do projeto são qualitativas e definem um limite para a nota final à UC: A - max. 20; B - max. 17; C - max. 13; D - reprovado.ouExame Final individual (100%)
Bibliografia Obrigatória
R. Sedgewick and K. Wayne, Algorithms, 4th edition, Addison-Wesley, 2012(Algorithms, Part I - MOOC in www.coursera.org) Bibliografia OpcionalF. Santos and C. Conti, Algoritmos e Estruturas de Dados - Exercícios, ISCTE-IUL, 2022.D. Harel, Algorithmics: the Spirit of Computing, 3th edition, Addison-Wesley, 2004 |
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Algoritmos para Big Data
Português
6.0 ECTS
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Português | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura | 2 | 6.0 |
5
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Docentes
Objectivos
O objectivo geral desta UC é dar formação nas técnicas e algoritmos que permitem extrair modelos e conhecimento a partir de grandes quantidades de informação. ProgramaCP1 Fundamentos de Big Data A avaliação pode ser realizada de duas formas: periódica [1] ou exame final [2].[1] A avaliação periódica consiste em:- 1 teste escrito individual (1ª época de exames) com um peso na nota final de 60%, sendo necessário obter uma nota mínima de 8 em 20 para obter aprovação na UC.- 1 trabalho (de grupo) com um peso na nota final de 40%.[2] O exame final é composto por parte teórica e parte prática, realizadas no Iscte-IUL (ver detalhes obrigatórios no campo Observações).
Bibliografia Obrigatória
Mining of Massive Datasets, A. Rajaraman, J. Ullman, 2011, Cambridge University Press.Big Data: Algorithms, Analytics, and Applications, Kuan-Ching Li et al., Chapman and Hall/CRC, 2015.Learning Spark: Lightning-Fast Big Data Analysis, Holden Karau, A. Konwinski, P. Wendell and M. Zaharia, O'Reilly Media, 2015.Advanced Analytics with Spark: Patterns for Learning from Data at Scale, Sandy Ryza et al., O'Reilly Media, 2017.Practical Data Science with Hadoop and Spark: Designing and Building Effective Analytics at Scale, Ofer Mendelevitch, Casey Stella and Douglas Eadline, Addison-wesley, 2016.Deep Learning, Ian Goodfellow and Yoshua Bengio, 2016, MIT Press. Bibliografia OpcionalAll of Statistics: A concise course in Statistical Inference, L.Wasserman, Springer, 2003.The elements of statistical learning, Trevor Hastie, Robert Tibshirani, and Jerome Friedman. Springer, 2001. |
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Ambiente e Sustentabilidade
Português
6.0 ECTS
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Português | Mestrado Integrado em Arquitetura | 1 | 6.0 |
5
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Docentes
Objectivos
Adquirir os conhecimentos e desenvolver as aptidões práticas que permitem integrar os requisitos exigenciais de conforto e habitabilidade na conceção de soluções arquitetónicas ecologicamente sustentáveis. Ampliar os pontos de vistas para a interpretação e intervenção no ambiente construído. Motivar a interdisciplinaridade no pensamento arquitetónico; Alertar para a latente mudança de paradigma; Fornecer conteúdos para a compreensão da ecologia no urbanismo e arquitetura; Ilustrar com casos visitados para observação de práticas possíveis; Partilhar experiências e missões de investigação; Motivar leituras teóricas, aplicações práticas e propostas inovadoras ProgramaCP1. Sistemas complexos sustentáveis, Condições essenciais de sustentabilidade. A avaliação é periódica. Dado o caráter teórico-prático desta UC a sua avaliação consiste em vários exercícios, individuais e de grupo:- Leituras obrigatórias, escolha de partes de textos de referência e debate com a turma. Os alunos deverão ler e reagir aos textos fornecidos, oralmente ao longo das aulas e entregando um documento escrito no final do semestre (10%)- Trabalho individual escrito - Escolha e descrição de um lugar e edifício e sua relação com o meio ambiente e o clima. Os alunos deverão desenvolver a sua capacidade crítica de analisar edifícios e espaços existentes, adicionando progressivamente a essa visão conteúdos relacionados com ecologia e desenvolvimento sustentável, entregando um documento escrito a meio do semestre (20%)- Teste individual de aferição de conhecimentos específicos lecionados nas aulas teóricas, com consulta, com possibilidade de melhoria de nota no final do semestre, sem consulta (30%)- 1 Trabalho de grupo - Metodologia de diagnóstico, definição de objetivos e estratégias com vista à otimização do uso de recursos naturais no ambiente construído, aplicada a caso de reabilitação habitacional ecológica e acessível na Rua do Beato, Lisboa (processo de concurso CML/IHRU) (40%).Não há lugar a oral nem a exame.
Bibliografia Obrigatória
ATTENBOROUGH, D.Uma vida no nosso planeta. WWF, 2020BRUNDTLAND G - WCSD, O Nosso Futuro Comum, Meribérica, 1987CUCHÍ, A. Arquitetura i sostenibilitat. Barcelona: UPC, 2005DU PLESSIS, C. An ecological worldview as basis for a regenerative sustainability paradigm for the built environment Journal of Cleaner Production, 109, 53-61, 2015GEORGESCU-ROEGEN, N. La Ley de la Entropía y el processo económico. Fundación Argentaria, 1996HOWARD, E. Garden Cities of To-Morrow. Faber and Faber, 1949 MCHARG, I. Design with nature. New York: Garden City, Doubleday, 1971MOURÃO, J., & PEDRO, J. (LNEC) Princípios de edificação sustentável. ITA 11, 2012NEILA GONZALEZ, F.J. - Arquitectura bioclimatica en un entorno sostenible. Editorial Munillaleria, 2004. ISBN: 9788489150645ODUM, E. P ? Fundamentos de Ecologia - Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkien, 2004WOLMAN, A ? The Metabolism of Cities. In Scientific American 213 (3): 179-190, 1965 Bibliografia OpcionalSustentabilidade, Metabolismo e EcossistemasBayulken, B., & Huisingh, D. (2015a). Journal of Cleaner Production 109, 11-24; (2015b). Journal of Cleaner Production, 109, 152-165Beddington, J. (2012). Food, Energy, Water and The Climate: A Perfect Storm of Global Events? London: UK Government Office for Science.Carson, R. (1994). Silent Spring (intro by Al Gore) - Boston: Houghton Mifflin, [1962]Crawford, R. H., & Pullen, S. (2011). Life cycle water analysis of a residential building and its occupants. Building Research & Information, 39(6), 589-602.Mang, P., & Haggard, B. (2016). Regenerative Development and Design - A Framework for Evolving Sustainability. New Jersy: John Wiley & Sons.Stephan, A., & Crawford, R. H. (2014). A comprehensive life cycle water analysis framework for residential buildings. Building Research & Information, 42(6), 685-695.Trogal, K., & Petrescu, D. (2015). Architecture and Resilience on the Human Scale, 11-21. Sheffield: The School of Architecture University of Sheffield.WWF. (2018). Living Planet Report 2018. Aiming Higher. Gland: WWF International.Mumford, Lewis ? The Natural History of Urbanization. in «Man's Role in Changing the Face of the Earth». [Thomas, W. edit]. Chicago: University of Chicago Press (1956) 382-98.Arquitetura BioclimáticaAAVV. (2001). A green Vitruvius. Lisboa: Ordem dos Arquitetos.AAVV. (2012). Solar Energy Systems in Architecture - Integration criteria and guidelines (Vol. Report T.41.A.2). M. Munari Probst, & C. Roecker (Ed.). IEA SHC Task 41 Solar energy and Architecture.Baker, N., & Steemers, K. (2002). Daylight design of buildings. London: James & James.Tregenza, P. (1998). Desktop guide to daylight for architects. London: Department of the Environment, Transport and the Regions.Brown, G., & Dekay, M. (2000). Sun, wind and light. Architectural design strategies (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons.Butler, T. (Ed.). (2015). Over Development, Over Population, Over Shoot. San Francisco: Foundation for Deep Ecology. (https://populationspeakout.org/the-book/view-book/).Cory, S., Lenoir, A., Donn, M., & Garde, F. (2011). Formulating a Building Climate Classification Method. Proceedings of Building Simulation 2011: 12th Conference of International Building Performance Simulation Association, (pp. 1662-1669). Sydney.Fernandez, J. (2006). Material Architecture. Emergent materials for innovative buildings and ecological construction. Oxford: Architectural Press.Cory, S., Lenoir, A., Donn, M., & Garde, F. (2011). Formulating a Building Climate Classification Method. Proceedings of Building Simulation 2011: 12th Conference of International Building Performance Simulation Association, (pp. 1662-1669). Sydney.IEA SHC Task 41. (2012). Solar Energy and Architecture: Collection of Case Studies (http://task41.iea-shc.org/casestudies/).Kwok, A., & Grondzik, W. (2011). The Green Studio Handbook. Oxford: Elsevier PressNEILA GONZALEZ, F.J. - Arquitectura bioclimatica en un entorno sostenible. Editorial Munillaleria, 2004. ISBN: 9788489150645Energia e TérmicaGarde, F., & Donn, M. (2014). Solution sets and Net Zero Energy Buildings: A review of 30 Net ZEBs case studies worldwide. International Energy Agency. IEA SHC Task 40 / EBC Annex 52 Towards Net Zero Energy Solar Buildings.Hammond, G. P., & Jones, C. I. (2008). Embodied energy and carbon in construction materials. Proceedings of the Institution of Civil Engineers, 161(2), 87-98.Hegger, M., Fuchs, M., Stark, T., & Zeumer, M. (2008). Energy Manual - Sustainable Architecture. Basel: Birkhäuser Architecture.Rodrigues, A. M. et al - Térmica de edifícios. Amadora: Edições Orion, 2009. ISBN: 978-972-8620-13-4Ruck, N., Aschehoug, Ø., Aydinli, S., Christoffersen, J., Courret, G., Edmonds, I., . . . Selkowitz, S. (2000). Daylight in Buildings. A source book on daylighting systems and components. Ø. Aschehoug, J.Construção EcológicaAmado, M., Pinto, A. R., Alcafache, A. M., & Ramalhete, I. (2016) Construção Sustentável - Conceito e Prática. Lisboa: Caleidoscópio.Jappe. A. (2022) Betão. AntígonaKibert, C. (2008) Sustainable construction. Green building design and delivery (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons.McDonough, W., & Braungart, M. (2002) Cradle to Cradle. New York: North Point Press.Pinheiro, M. D. (2006) Ambiente e Construção Sustentável. Amadora: Instituto do Ambiente |
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Animação e Controlo de Personagens Virtuais
Português
6.0 ECTS
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Português | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura | 1 | 6.0 |
4
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Docentes
Objectivos
Com esta UC, pretende-se que os estudantes se familiarizem com os fundamentos teóricos da modelação e da animação 3D assistida por computador, incluindo os necessários ao desenho e desenvolvimento de controladores de personagens virtuais. Pretende-se também que os estudantes desenvolvam competências na aplicação prática desses conhecimentos teóricos, recorrendo a pacotes de software vastamente utilizados pelas comunidades de programadores e de designers, tais como Blender e Unity. Finalmente, os estudantes terão também a oportunidade de desenvolver a capacidade de integrar modelos animados existentes, ou por si desenvolvidos, em ambientes virtuais dinâmicos, cujo espetro de aplicações inclui simuladores, ferramentas de visualização, jogos por computador, entre outras. ProgramaCP1: Introdução e ilustração prática dos princípios da animação em 3D; sinopse, guião e storyboard. Esta UC não contempla avaliação por Exame.Avaliação Periódica: Projeto em grupo avaliado na 1ª Época (60%) + Parte Escrita individual (40%). Parte Escrita individual (PE): 2 Mini-Testes ao longo do semestre (50%+50% da PE) ou 1 Teste em 2ª Época (100% da PE). PE < 7.5 resulta em reprovação na UC.Época Especial: Teste Escrito individual (TE) (40%) + Projeto Especial (PE) (60%). TE < 7.5 resulta em reprovação na UC. PE pode ser substituído pelo Projeto avaliado na 1ª Época.
Bibliografia Obrigatória
- Acetatos, artigos científicos e guiões de laboratório disponibilizados na plataforma de e-Learning - Rick Parent, Computer Animation - Algorithms and Techniques, Morgan Kaufmann, 2012. - Fundamentals of computer graphics (2005), by Shirley, P. et al., from AK Peters Ltd, ISBN 1-56881-269-8. Bibliografia Opcional- Online Unity3D Learning Material: https://learn.unity.com/ - Online Blender Learning Material: https://www.blender.org/- Oliver Villar, Learning Blender: A Hands-On Guide to Creating 3D Animated Characters, Addison-Wesley Professional. |
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Análise de Dados para Business Intelligence
Português
6.0 ECTS
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Português | Mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão | 1 | 6.0 |
5
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Docentes
Objectivos
Pretende-se que os alunos desenvolvam competências para proceder a Análise de Dados, usando o software IBM SPSS Statistics. ProgramaPontos principais: Avaliação Periódica: a) 3 Exercícios a serem escolhidos 2 para a nota final, com peso de 2*15%=30%; b) Um teste escrito correspondendo a 70% na nota final. Nota mínima de cada instrumento: 8.5 pontos em 20. Requisito para Aprovação: Assiduidade mínima de 80% das aulas.Avaliação final: Um teste teórico (2h), 70% + um teste prático (1h) 30%. Nota mínima em cada prova: 8.5 em 20 desde que a nota final seja igual ou superior a 10.
Bibliografia Obrigatória
[1] Discipline couse sheets.[2] Field, A, & Tabachnick, B. (2001). Using Multivariate Statistics, 4th edition, Allyn and Bacon.[3] Hair, J.F., Black, W.C., Babin, B.J. & Anderson, R.E. (2019). Multivariate Data Analysis, 8th edition, Boston: Cengage. Bibliografia Opcional[1] Mik Wisniewski, (2016). Quantitative Methods for Decision Makers, 6th Edition, Pearson.[2] Santos, M. & Ramos, I. (2009). Business Intelligence: Tecnologias da Informação na Gestão de Conhecimento, 2ª Edição, Lisboa, Portugal: FCA. |
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Aplicações de Sistemas Integrados de Apoio à Decisão
Português
6.0 ECTS
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Português | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura | 1 | 6.0 |
5
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Docentes
Objectivos
Nos últimos anos, a utilização de sistemas de Business Intelligence (BI) nas organizações tem-se consolidado e o desenvolvimento de modelos usando técnicas avançadas de análise de dados e de aprendizagem automática. Neste contexto destaca-se a extração de conhecimento em problemas que envolvem a análise de imagens / vídeo, uma área de aplicações que cresceu muito rapidamente ao longo dos últimos 5 anos. CP1 ? Aquisição e representação de imagens A avaliação da UC é baseada no desenvolvimento de um projeto: - implementação de uma solução (70%);- relatório, no formato de artigo (15%);- apresentação (15%). A assiduidade não é usada como critério de avaliação ou reprovação. Dada a natureza prática dos conteúdos da UC, não está prevista a realização de exame.
Bibliografia Obrigatória
?Materiais da UC disponibilizados na plataforma de e-learning?Tutoriais e documentação das bibliotecas OpenCV e Tensorflow Bibliografia Opcional?Learning OpenCV 4 with Python 3, 3rd Edition, Joseph Howse, Joe Minichino, Packt Publishing, 2020 ?Deep Learning, I. Goodsfellow, Y. Bengio e A. Courville, MIT Press, 2016?Feature Extraction and Image Processing for Computer Vision, 4th Edition, M. Nixon e A. Aguado, Academic Press, 2019 |
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Aprendizagem Profunda para Visão por Computador
Português
6.0 ECTS
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Português | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura | 1 | 6.0 |
5
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Docentes
Objectivos
O principal objetivo consiste em dar a conhecer aos estudantes os principais e mais recentes métodos computacionais para manipulação e análise de imagens, com vista à extração automática de conhecimento. Serão aprofundadas na UC técnicas para extração de características de imagem que poderão ser usadas em algoritmos de aprendizagem automática clássicos e técnicas de aprendizagem profunda com aplicação a problemas que envolvam imagens, nomeadamente as baseadas em redes neuronais convolucionais. CP1: Aquisição e representação de imagens Avaliação Periódica, não estando prevista avaliação por exame: Exercícios (30%) - realizados ao longo do semestre; Projeto (70%): o Trabalho desenvolvido e Relatório (30%); o Apresentação (10%); o Discussão oral (30%).O projeto pode ser realizado em grupo, mas as notas da apresentação e da discussão são individuais.Todos os instrumentos de avaliação, exceto a apresentação, têm nota mínima de 8 val.A assiduidade não é usada como critério de avaliação.
Bibliografia Obrigatória
Materiais da UC disponibilizados na plataforma de e-learning Bibliografia OpcionalFeature Extraction and Image Processing for Computer Vision, 4th Edition, M. Nixon e Alberto Aguado, Academic Press, 2019 Deep Learning, I. Goodsfellow, Y. Bengio e A. Courville, MIT Press, 2016 Learning OpenCV 4 with Python 3, 3rd Edition, Joseph Howse, Joe Minichino, Packt Publishing, 2020 Tutoriais e documentação das bibliotecas OpenCV e Tensorflow |
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Armazenamento de Dados em Ambientes distribuídos
Português
6.0 ECTS
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Português | Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática | 1 | 6.0 |
9
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Docentes
Objectivos
A unidade curricular pretende consolidar conhecimentos necessários ao desenvolvimento de repositórios de informação de suporte a sistemas de informação distribuídos, nomeadamente lidar com tolerâncias a falhas e o registo de dados distribuídos. Programa1. Introdução às Bases de Dados Não Relacionais; Avaliação contínua:- Projecto em grupo sobre artigo científico (25%): slides, apresentação oral e discussão;- Projecto em grupo sobre ferramenta (35%): documento, slides, demonstração oral e discussão;- Teste escrito individual (30%) ? final do semestre;- Participação nas aulas (10%) -> assiduidade mínima a 16 das aulas lecionadas ;A média ponderada de cada uma destas componentes (não inferior a 8 valores em cada uma das componentes) constitui a nota final.Apenas os mestrandos que não obtenham nota positiva nesta avaliação contínua podem ir a exame final escrito (100%).
Bibliografia Obrigatória
NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics, and Comparison, A B M Moniruzzaman, Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191)Distributed storage systems: https://www.sciencedirect.com/topics/computer-science/distributed-storage-systemMongoDB Homepage: https://www.mongodb.com/SQL tutorials: https://www.w3schools.com/sql/https://www.sqltutorial.org/https://www.tutorialspoint.com/sql/index.htmhttps://www.javatpoint.com/sql-tutorialNoSQL tutorials:https://www.mygreatlearning.com/no-sql/tutorialshttps://www.guru99.com/nosql-tutorial.htmlhttps://www.youtube.com/watch?v=xh4gy1lbL2khttps://www.javatpoint.com/nosql-databasesBlockchain tutorials: https://www.tutorialspoint.com/blockchain/index.htmhttps://www.javatpoint.com/blockchain-tutorialhttps://www.guru99.com/blockchain-tutorial.html Bibliografia Opcional- |
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Arquitectura I
Português
12.0 ECTS
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Português | Mestrado Integrado em Arquitetura | 1 | 12.0 |
6
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Docentes
Objectivos
A disciplina de Arquitetura I constitui uma primeira aproximação ao processo de projeto através da simulação de exercícios práticos de cariz abstrato por contraponto a formas codificadas de arquitetura com os seguintes objetivos: O programa divide-se em 4 blocos temáticos que informam o desenvolvimento dos exercícios: A Uc é de prática laboratorial, a avaliação é contínua, implicando uma presença mínima de 70% nas aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todos os exercícios nas datas definidas, e a apresentação a um painel júri final composto pelos docentes da UC e um convidado. Ao longo do semestre são realizados três exercícios, e a nota final resulta da seguinte ponderação: 70%exercícios+10%participação na aula+20% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. Nos trabalhos desenvolvidos os alunos deverão demonstrar constância, criatividade e coerência na investigação dos temas e desenvolvimento das propostas; capacidade de comunicação gráfica, escrita e oral; rigor na apresentação do processo de trabalho. Não existe exame de melhoria de avaliação. A nota mínima para aceder à avaliação final é de 10 valores.
Bibliografia Obrigatória
Baeza, A. C., A Ideia Construída Casal de Cambra: Ed. Caledscópio. 2004Le Corbusier. Por uma arquitectura São Paulo: Ed. Perspectiva. 2006Focillon, H., A Vida das Formas Lisboa Ed. 70. 2000Hertzberguer. H., Lessons for Students in Architecture Rotterdam: 010 Publishers. 2005Munari, B., Fantasia. Invenção, Criatividade e Imaginação na Comunicação Visual Lisboa: Ed. Presença. 2007Niemeyer, Ó., Conversa de arquitecto Porto: Campo das Letras. 1997Solà-Morales, I., Intróduccion a la Arquitectura. Conceptos fundamentals Barcelona: Ed. UPC. 2000Tanizaki, J., Elogio da Sombra Relógio d'Agua Ed. Lisboa. 1999Távora, F., Da organização do Espaço Porto: Ed. FAUP. 1996Zumthor, P., Atmosferas Barcelona: Ed. Gustavo Gili. 2006Pallasmaa, J., The eyes of the skin. Architecture and the senses. Chichester: John Wiley & Sons. 2005Zevi, Bruno, Saber ver a Arquitectura, Lisboa: Arcádia. 1996 Bibliografia OpcionalCunha, Luis Veiga da Desenho Técnico, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1994Fusco, Renato de, A ideia de Arquitectura , Edições 70, Lisboa. 1984Frampton, Kenneth, Rappel à l'ordre, the case for the Tectonic, in Architectural Design 60. 1990Giedion, Sigfried, Espaço, Tempo e Arquitectura, São Paulo: Martins Fontes. 2004Hearn, il, Ideas que han configurado edificios, Barcelona: Editorial Gustavo Gili. 2006Meiss, Pierre Von, De la Forme au Lieu: une introdution a l'étude de l'Architecture, Lausanne: Presses Polytecniques et Universitaires Romandes. 1993Quaroni, Ludovico, Proyectar un Edifício: ocho lecciones de arquitectura, Madrid: Xarait Ediciones. 1980Rodrigues, Ana L. Madeira, O desenho: ordem do pensamento arquitectónico, Lisboa:Estampa. 2000Rodrigues, Maria João Madeira, O que é Arquitectura?, Lisboa:Editora Quimera. 2001Rodrigues, Maria João Madeira, Vocabulário Técnico e Crítico de Arquitectura, Lisboa: Editorial Quimera. 2002Zevi, Bruno, Saber ver a Arquitectura, Lisboa: Arcádia. 1996 |
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Arquitectura II
Português
12.0 ECTS
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Português | Mestrado Integrado em Arquitetura | 2 | 12.0 |
6
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Docentes
Objectivos
Arquitectura II constitui uma aproximação ao processo de projecto através de exercícios práticos progressivamente menos abstractos com os seguintes objectivos:1.Investigar os potenciais inerentes à inteligência dos materiais, o sentido e consequências da utilização de sistemas modulares para a construção de modelos tridimensionais, a geometria como um processo generativo;2.Explorar a relação entre estrutura física e conceptual, entre estrutura interna e superfície externa;3.Interpretar um programa de forma criativa;4.Trabalhar na construção real de um espaço envolvendo-se com o processo de produção/trabalho artesanal;5.Trabalhar com um território real e analisá-lo nas suas múltiplas dimensões:6.Manipular um terreno;7.Desenvolver a capacidade de expressão e investigação através de ferramentas gráficas bidimensionais e tridimensionais próprias da disciplina;8.Organizar e apresentar graficamente um projecto e respectivo processo conceptual, bem como estruturar um discurso escrito e oral. ProgramaDivide-se em 4 blocos temáticos que informam o desenvolvimento dos exercícios:CP1-Materialidade e estrutura;CP2-Espaço arquitetónico: imaginado,percecionado,concebido;CP3-Programa espacial;CP4-O lugar arquitetónico;CP5-Representação.Incidindo em programas arquitetónicos de pequena escala, o aluno responderá a questões de tipo programático, apurando o seu discurso arquitetónico na gestão das relações entre forma, espaço, função e materialidade. A escala reduzida dos temas a desenvolver permitirá uma abordagem de natureza antropológica e arquetípica na formação dos exercícios, colocando a tónica na utilização do espaço e do objeto arquitetónico criado, onde estarão presentes as preocupações intemporais da Arquitetura. Por fim, o aluno será confrontado com a contextualização do seu projeto, sendo-lhe apresentado um território físico com o qual deverá estabelecer um discurso dialogante. Processo de AvaliaçãoDado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação contínua, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos).Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores. A UC não tem exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Bibliografia Obrigatória
DODDS, George e TAVERNOR, Robert. "Body and Building", MIT Press, 2002.FRAMPTON, Kenneth. "Studies in Tectonic Culture: The Poetics of Construction in Nineteenth and Twentieth Century Architecture", The MIT Press, Cambridge Mass.1995.MOUSSAVI, Farshid and Kubo, MICHAEL. "The Function of Ornament", Harvard University Graduate School of Design and Actar, Barcelona, 2006.PALLASMAA, Juhani. "Los ojos de la piel. La arquitectura y los sentidos", Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2005.PALLASMAA, Juhani. "Encounters. Architectural Essays", Rakennustieto, Helsínquia, 2005.REISER, Jesse and UMEMOTO, Nanako, "Atlas of Novel Tectonics", Princeton Architectural Press, New Jersey 2006.ZUMTHOR, Peter. "Thinking Architecture", Birkhauser, Basileia, 1999.ZUMTHOR, Peter."Atmosferas", GG, Barcelona, 2006. Bibliografia OpcionalÁBALOS, Iñaki (2003) Visita guiada às casas da modernidade, Barcelona: Ediciones Gustavo GiliCURTIS, William J. R. "Abstractions in space: Tadao Ando, Ellsworth Kelly, Richard Serra", The Pulitzer Foundation for the Arts, 2001.DAL CO, Francesco (ed.). "Tadao Ando. As obras, os textos, a crítica.", Dinalivro, Lisboa, 2001.DUNSTER, David (1994) 100 casas Unifamiliares de la Arquitectura del Siglo XX, México: Editorial Gustavo GiliMOREIRA, Inês (2007) Petit Cabanon. Porto: DafneMONTANER, Josep Maria (1993) Después del Movimento Moderno: Arquitectura de la segunda mitad del siglo XX, Barcelona: Ediciones Gustavo GiliXAVIER Monteys / Pere Fuertes. "Casa Collage - Un ensayo sobre la arquitectura de la casa", Gustavo Gilli, Barcelona, 2001.ZABALBEASCOA, Anatxu (1998) As Casas do Século, Lisboa: Editorial Blau |
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Arquitectura III
Português
12.0 ECTS
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Português | Mestrado Integrado em Arquitetura | 1 | 12.0 |
8
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Docentes
Objectivos
Esta unidade curricular baseia-se no desenvolvimento de um conjunto de competências a adquirir pelos alunos mediante a sedimentação de uma capacidade crescente de posicionamento perante a complexidade do exercício do projecto. ProgramaO percurso pedagógico proposto, analítico e critico, estrutura-se em três objectivos programáticos: Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação contínua, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos).Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores. A UC não tem exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Bibliografia Obrigatória
. Correia, L. (2021). Livro Verde: Contra-Arquitectura, Re-construir a Realidade, Lisboa: efabula.. Hertzberger, H. (2005). Lessons for Students in Architecture, Roterdão: 010 Publishers. . Hertzberger, H. (2000). Space and the Architect: Lessons in Architecture 2, Roterdão: 010 Publishers. . Kahn, L. (1998). Conversation with students. Nova Iorque: Princeton Architectural Press.. Rem Koolhaas, R. (1996). Conversation with students. Nova Iorque: Princeton Architectural Press.. Távora, F. (1996). Da Organização do Espaço. Porto: FAUP Publicações.. Zumthor, P. (2006). Atmosferas. Barcelona: Editorial G.G.. The Architectural Review: https://www.architectural-review.com. Drawing Matter: https://drawingmater.org. Atlas of Places: https://www.atlasofplaces.com. Socks Studio: https://socks-studio.com. A Serie of Rooms: https://aserieofrooms.com. On Architecture: https://www.onarchitecture.com Bibliografia OpcionalEXERCÍCIO 1. Pequena escala - F. Calouste Gulbenkian. Caldeira Cabral, F. e Ribeiro Telles, G. (1999). A Árvore em Portugal. Lisboa: Assírio e Alvim.. CML (2019). 25 árvores de Lisboa. Guia ilustrado. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa E-Nova.Acesso:https://cidadania.lisboa.pt/fileadmin/atualidade/publicacoes_periodicas/ambiente/Guia_das_25_arvores_de_Lisboa.pdf. FCG.; Carapinha, A. (coord.), (2006). Fundação Calouste Gulbenkian: O Jardim. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.. FCG.; Tostões, A. (coord.), (2006). Fundação Calouste Gulbenkian: Os Edifícios, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. . FCG. (s.d.). Arquivo Digital. Acesso: https://gulbenkian.pt/arquivo-digital-jardim/. FCG. (2020). Novo Jardim Gulbenkian: 12 Projetos de Arquitetura, [Galeria de Projetos]. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Acesso:https://gulbenkian.pt/agenda/novo-jardim-gulbenkian-12-projetos-de-arquitetura/. Leonardi, Cesare; Stagi, Franca, (2019). L´Architecture des Arbres. Paris: Fondation Cartier.. Nunes da Ponte, T.; Carapinha, A. (coord.) (2015). Fundação Calouste Gulbenkian: Edifícios e Jardim, Renovação 1998-2014. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. . Tostões, A.; Carapinha; A. Côrte-Real, P. (2006). Gulbenkian: Arquitectura e Paisagem. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.. Tostões, A. (ed.), 2006b. Sede e Museu Gulbenkian: a Arquitectura dos Anos 60, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.EXERCÍCIO 2. Casas. Ábalos, Iñaki, (2001). The Good Life: a guided visit to the houses of modernity, Barcelona: Editorial GG. . Adolf Loos. (..). Adolf Loos 1870-1933. Obras Y Proyectos de Adolf Loos Ejercicios de la Tecnniche Universitat Munchen. Edicion de la Demarcacion de Sevilla del C.O.A.A.O.. Ando, T. (2001). Le Corbusier: Houses, Tóquio: Toto.. Galerie Patrick Seguin (s.d), Jean Prouve - Maison Des Jours Meilleurs Pour L'abbe Pierre. Acesso: http://www.claudinecolin.com/fr/746-galerie-patrick-seguin-jean-prouve-maison-des-jours-meilleurs-pour-l-abbe-pierre. Gray, E. e Badovici, J., et alt. (2021). E1027: Maison em bord de mer, (fac-similé de L´Architecture Vivante 1929), Marselha: Éditions Imbernon. . Le Corbusier [1923], Une Petit Maison. Basel: Birkhäuser¬ Publishers for Architecture.. Moreira, I. (2007) Petit Cabanon, Opúsculo 7, DAFNE editora, Porto, edição André Tavares. www.dafne.com.pt . What is a House for: https://www.whatisahousefor.com. Santamaría Mena, Sarah, (s.d), Maison Jours Meilleurs. htpp://amisdiocesesahras.free.fr. Sulzer, P. (2005). Jean Prouvé, Oeuvre complète/ Complete Works Volume 4: 1954 ? 1984. Basel: Birkhauser.. Of Houses: https://ofhouses.com. Peters, N. (2007), Jean Prouvé 1901-1984 A Dinâmica da Criação. Germany: Tachen. |
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Arquitectura IV
Português
12.0 ECTS
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Português | Mestrado Integrado em Arquitetura | 2 | 12.0 |
4
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Docentes
Objectivos
A Unidade Curricular de Arquitectura IV, integrada numa progressão mais vasta de aquisição de competências, centra-se na abordagem ao programa de equipamentos de utilização pública, a desenvolver no contexto da cidade consolidada e sua envolvente. Os objectivos gerais visam: O percurso pedagógico proposto, de suporte metodologicamente analítico e crítico, interpretará o sentido do lugar e da sua História - tanto local como global -, num primeiro momento com uma intervenção de tipo territorial, e em seguida materializando-se num exercício de projecto para um equipamento público, a localizar num terreno de propriedade pública. Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consisteexclusivamente num regime de avaliação contínua, implicando uma presença mínimaem 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entregade todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e aapresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e porconvidados externos). Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valorfixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota finalresulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20%apresentação final. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima paraaceder à apresentação final de avaliação é 10 valores. A UC não tem exame. Amelhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na ediçãoseguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Bibliografia Obrigatória
PORTAS, NUNO - A Cidade como Arquitectura, ed. Livros Horizonte, Lisboa, 1969.TÁVORA, FERNANDO - Da Organização do Espaço. Porto, FAUP Publicações, 1996.VENTURI, ROBERT - Complexidade e contradição em Arquitectura. São Paulo, Edição Martins Fontes, 1995 Bibliografia OpcionalMONEO, Rafael - Inquietud Teórica y Estrategia Proyectual, Barcelona, Actar, 2006.NESBITT, Kate (ed.) - Uma Nova Agenda para a Arquitetura. Antologia Teórica 1965-1995. Nova Iorque, Cosacnaify 2006.QUARONI, Ludovico - Proyectar un edificio, ocho lecciones de arquitectura, Barcelona, Xarait ediciones, 1987. |
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Arquitectura V
Português
12.0 ECTS
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Português | Mestrado Integrado em Arquitetura | 1 | 12.0 |
1
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Docentes
Objectivos
1 - Desenvolver a capacidade de descrição e interpretação de uma proposta arquitetónica, atendendo às circunstâncias socioculturais, físicas, económicas e programáticas que o condicionam. O exercício proposto deverá ser entendido como campo de investigação onde é possível simular soluções que construam lugares humanizados, articulados com o quotidiano da vida dos seus habitantes. O programa estrutura-se em torno de três objetivos programáticos: Dado o carácter eminentemente prático desta UC a sua avaliação implica uma presença mínima em 75% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos).Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A UC não tem exame. A nota final resulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20% apresentação final. Não existe melhoria de nota. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores.
Bibliografia Obrigatória
GAUSA, Manual, 2010. OPEN, Espacio Tempo información. Arquitetura, Vivenda y Ciudade Contemporánea.Teoría e Historia de un Cambio, Barcelona: ACTAR.MADRAZO, Leandro et al, 2012. Oikodomos. Innovation housing learning, Antwerpen: Oikodomos.JENKINS, Paul e FORSYTH, Leslie, (ed) 2010. Architecture, Participation and Society, New York: Routledge.MELGAREJO, Maria (ed), 1996. Nuevos Modos de Habitar, Barcelona: COACV.FRANKLIN, Bridget, 2006. Housing Transformations. Shaping the Space of 21th century living, New York:Routledge.MONTANER, Josep Maria e MUXÍ, Zaida, 2013. Arquitectura y Política. Ensaios para mundos alternativos,Barcelona: GG.A+T, Independent Magazine of Architectue +Technology. Reclaim Domestic Actions. Spring 2013. Issue 41.SOLÀ-MORALES, Ignasi, 1998 (1995). Diferencias. Topografia de la Arquitectura Contemporánea, Barcelona: Editorial G.G.SOLÀ-MORALES, Ignasi, 2002. Territórios, Barcelona: Editorial GG. Bibliografia OpcionalABALOS, Iñaki, 2000. La Buena Vida, Visitas Guiadas a las Casas de la Modernidade. Barcelona: G.G.FRENCH, Hilary, 2009. Vivienda colectiva paradigmática del siglo XX. Plantas, secciones y alzados. Barcelona,GG.HEIDEGGER, Martin, (1951). Building Dwelling Thinking(http://web.mac.com/davidrifkind/fiu/library_files/heidegger.building-dwelling-thinking.lib-iss.pdf)LEUPEN, Bernard, 2006. Frame and Generic Space. A study into the changeable dwelling proceedings from thepermanent, Rotterdam: 010 Publishers.PORTAS, Nuno, 1999. Funções e Exigências de Áreas de Habitação. Lisboa: MOP/LNEC, 1999.SCHNEIDER,Friederic, 2006. Atlas de plantas. Viviendas, Barcelona, GG.(Biblioghrafia específica será fornecida ao longo do desenvolvimento do exercício) |
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Arquitectura VI
Português
12.0 ECTS
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Português | Mestrado Integrado em Arquitetura | 2 | 12.0 |
3
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Docentes
Objectivos
1 - Desenvolver a capacidade de descrição e interpretação de uma proposta arquitectónica, atendendo às circunstâncias socioculturais, físicas, económicas e programáticas que o condicionam. O exercício proposto deverá ser entendido como campo de investigação onde é possível simular soluções que construam lugares humanizados, articulados com o quotidiano da vida dos seus habitantes. O programa estrutura-se em torno de três objectivos programáticos: Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação contínua, implicando uma presença mínima em 70% das aulas, discussões periódicas dos exercícios com o docente, a entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas, e a apresentação a um painel final (constituído pelos docentes da UC e por convidados externos).Ao longo do semestre serão realizados entre 2 a 4 exercícios sendo o seu valor fixado no decorrer do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A nota final resulta da ponderação: 70% exercícios + 10% participação em aula + 20% apresentação final. A apresentação final é obrigatória. A nota mínima para aceder à apresentação final de avaliação é 10 valores. A UC não tem exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Bibliografia Obrigatória
GAUSA, Manual, 2010. OPEN, Espacio Tempo información. Arquitetura, Vivenda y Ciudade Contemporánea. Teoría e Historia de un Cambio, Barcelona: ACTAR.MADRAZO, Leandro et al, 2012. Oikodomos. Innovation housing learning, Antwerpen: Oikodomos.JENKINS, Paul e FORSYTH, Leslie, (ed) 2010. Architecture, Participation and Society, New York: Routledge.MELGAREJO, Maria (ed), 1996. Nuevos Modos de Habitar, Barcelona: COACV.FRANKLIN, Bridget, 2006. Housing Transformations. Shaping the Space of 21th century living, New York: Routledge.MONTANER, Josep Maria e MUXÍ, Zaida, 2013. Arquitectura y Política. Ensaios para mundos alternativos, Barcelona: GG.A+T, Independent Magazine of Architectue +Technology. Reclaim Domestic Actions. Spring 2013. Issue 41.SOLÀ-MORALES, Ignasi, 1998 (1995). Diferencias. Topografia de la Arquitectura Contemporánea, Barcelona: Editorial G.G.SOLÀ-MORALES, Ignasi, 2002. Territórios, Barcelona: Editorial GG. Bibliografia OpcionalABALOS, Iñaki, 2000. La Buena Vida, Visitas Guiadas a las Casas de la Modernidade. Barcelona: G.G.FRENCH, Hilary, 2009. Vivienda colectiva paradigmática del siglo XX. Plantas, secciones y alzados. Barcelona, GG.HEIDEGGER, Martin, (1951). Building Dwelling Thinking (http://web.mac.com/davidrifkind/fiu/library_files/heidegger.building-dwelling-thinking.lib-iss.pdf)LEUPEN, Bernard, 2006. Frame and Generic Space. A study into the changeable dwelling proceedings from the permanent, Rotterdam: 010 Publishers.PORTAS, Nuno, 1999. Funções e Exigências de Áreas de Habitação. Lisboa: MOP/LNEC, 1999.SCHNEIDER, Friederic, 2006. Atlas de plantas. Viviendas, Barcelona, GG. |
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Arquitetura Religiosa Contemporânea
Português
6.0 ECTS
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Português | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura | 2 | 6.0 |
4
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Docentes
Objectivos
OGI. Relacionar o conceito de liturgia com o conceito de arquitetura. I. Antecedentes A classificação final resultará da ponderação de dois tipos de avaliação:Contínua (20%). Mede a qualidade da participação e envolvimento nas diversas atividades letivas. Implica a presença obrigatória num número de aulas igual ou superior a 60%; Final (80%). Resultado da avaliação do trabalho individual desenvolvido ao longo do semestre. Implica uma exposição oral associada à apresentação final do trabalho realizado.
Bibliografia Obrigatória
BOUYER, Louis ¬ Architecture et liturgie, Les éditions du Cerf, 1991.COBIÁN, Esteban Fernández¬ Arquitectura religiosa contemporánea: El estado de la questión. In Congresso internacional de Arquitectura religiosa contemporánea, 2007.DEBUYST, Frédéric - L’architecture d’église après 1990: Réalisations et recherches, Chroniques d’Art Sacré, n.º 64, Hiver 2000, p. 6-10.DEBUYST, Frédéric¬ L’Art chrétien contemporain de 1962 à nos jours.GERHARDS, Albert¬ Spaces for Active Participation.In JEAN STOCK, Wolfgang – European Church Architecture, 1950-2000. Prestel Verlag, 2002.JOUNEL, Pierre¬Le lieu de la célébration au long de l’histoire de l’église. Le Comité National d’Art Sacré, D.L.1995.RICHTER, Klemens ¬ Espaços de igrejas e imagens de Igreja. Gráfica de Coimbra 2 Publicações, 2005.STOCK, Wolfgang Jean - Architectural Guide. Christian Sacred Buildings in Europe since 1950. Prestel Verlag, 2004. Bibliografia OpcionalDEBUYST, Frédéric - L’évolution actuelle de l’espace liturgique, Chroniques d’Art Sacré, n.º 56, Hiver 1998, p. 9-13FOLEY, Edward ¬ From Age to Age: How Christians Have Celebrated the Eucharist. Archdiocese of Chicago: Liturgy training publications, 1991.FERNÁNDEZ-GALIANO, Luis, Un siglo seglar, AV Monografias, n.º 95, V-VI 2002, p. 3.GELINEAU, Josep - Quand les hommes se rassemblent, Espace église, arts, architecture, n.º1, 1985.HAMELINE, Jean-Yves - L’éphémère et le durable, Chroniques d’Art Sacré, n.º 65, Printemps 2001, p. 7-9.VAN DER LAAN, DOM H.- The Play of Forms. Nature, Culture and Liturgy. Leiden: Brill, 2005.ZAHNER, Walter - Christian ecclesiastical architecture – Developments from the 1920s to the present day, Detail, nº9, Setembro 2004, p. 932-938 |
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Arquitetura de Redes
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Engenharia Informática (PL) | 1 | 6.0 |
0
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Docentes
Objectivos
Aquisição de competências na área da arquitetura de redes de comunicação, incluindo aplicações e serviços de rede. ProgramaCP1 - Interligação de redes. Interligação e encaminhamento em redes IP. NAT. Protocolos de Encaminhamento: OSPF e BGP. Arquitetura de um router. Redes IPv6. Mobilidade: arquiteturas. Resumo do processo de avaliação.Avaliação Periódica e 1ª Época:30% - 1ª prova escrita (CP1 e CP2), and 35% - 2ª prova escrita (CP3, CP4 e CP5), e nota mínima de 8 valores na média ponderada arredondada das provas escritas.35% - 5 laboratórios (com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório), e nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.ou100% - prova escrita (CP1 a CP5)Avaliação 2ª época65% - prova escrita (CP1 a CP5), com nota mínima de 8 valores.35% - 5 laboratórios realizados durante o semestre (com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório)Nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.ou100% - prova escrita (CP1 a CP5)Avaliação em época especial100% - prova escrita (CP1 a CP5)
Bibliografia Obrigatória
Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet, James F. Kurose, Keith W. Ross, Addison Wesley. Bibliografia OpcionalComputer Networks, Andrew Tanenbaum, Prentice HallTCP/IP Teoria e Prática, Fernando Boavida e MArio Bernardes, FCA Editora de InformáticaTecnologia de Sistemas Distribuídos, J Marques e P Guedes, FCA Editora de Informática Engenharia de Redes Informáticas, E. Monteiro e F Boavida, FCA High-Speed Networks and Internets: Performance and Quality of Service, Stallings, Prentice Hall Network Systems Design using Network Processors, Comer, Prentice Hall Computer Networks, A systems Approach, Peterson & Davie, Morgan Kaufmann Computer Networks and Internets with Internet Applications, Comer, Pearson Data Communications and Networking, Forouzan, McGrawHill TCP/IP Protocol Suite, Forouzan, McGrawHill |
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Arquitetura de Redes
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL) | 1 | 6.0 |
0
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Docentes
Objectivos
Aquisição de competências na área da arquitetura de redes de comunicação, incluindo aplicações e serviços de rede. ProgramaCP1 - Interligação de redes. Interligação e encaminhamento em redes IP. NAT. Protocolos de Encaminhamento: OSPF e BGP. Arquitetura de um router. Redes IPv6. Mobilidade: arquiteturas. Resumo do processo de avaliação.Avaliação Periódica e 1ª Época:30% - 1ª prova escrita (CP1 e CP2), and 35% - 2ª prova escrita (CP3, CP4 e CP5), e nota mínima de 8 valores na média ponderada arredondada das provas escritas.35% - 5 laboratórios (com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório), e nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.ou100% - prova escrita (CP1 a CP5)Avaliação 2ª época65% - prova escrita (CP1 a CP5), com nota mínima de 8 valores.35% - 5 laboratórios realizados durante o semestre (com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório)Nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.ou100% - prova escrita (CP1 a CP5)Avaliação em época especial100% - prova escrita (CP1 a CP5)
Bibliografia Obrigatória
Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet, James F. Kurose, Keith W. Ross, Addison Wesley. Bibliografia OpcionalComputer Networks, Andrew Tanenbaum, Prentice HallTCP/IP Teoria e Prática, Fernando Boavida e MArio Bernardes, FCA Editora de InformáticaTecnologia de Sistemas Distribuídos, J Marques e P Guedes, FCA Editora de Informática Engenharia de Redes Informáticas, E. Monteiro e F Boavida, FCA High-Speed Networks and Internets: Performance and Quality of Service, Stallings, Prentice Hall Network Systems Design using Network Processors, Comer, Prentice Hall Computer Networks, A systems Approach, Peterson & Davie, Morgan Kaufmann Computer Networks and Internets with Internet Applications, Comer, Pearson Data Communications and Networking, Forouzan, McGrawHill TCP/IP Protocol Suite, Forouzan, McGrawHill |
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Arquitetura de Redes
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas | 1 | 6.0 |
0
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Docentes
Objectivos
Aquisição de competências na área da arquitetura de redes de comunicação, incluindo aplicações e serviços de rede. ProgramaCP1 - Interligação de redes. Interligação e encaminhamento em redes IP. NAT. Protocolos de Encaminhamento: OSPF e BGP. Arquitetura de um router. Redes IPv6. Mobilidade: arquiteturas. Resumo do processo de avaliação.Avaliação Periódica e 1ª Época:30% - 1ª prova escrita (CP1 e CP2), and 35% - 2ª prova escrita (CP3, CP4 e CP5), e nota mínima de 8 valores na média ponderada arredondada das provas escritas.35% - 5 laboratórios (com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório), e nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.ou100% - prova escrita (CP1 a CP5)Avaliação 2ª época65% - prova escrita (CP1 a CP5), com nota mínima de 8 valores.35% - 5 laboratórios realizados durante o semestre (com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório)Nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.ou100% - prova escrita (CP1 a CP5)Avaliação em época especial100% - prova escrita (CP1 a CP5)
Bibliografia Obrigatória
Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet, James F. Kurose, Keith W. Ross, Addison Wesley. Bibliografia OpcionalComputer Networks, Andrew Tanenbaum, Prentice HallTCP/IP Teoria e Prática, Fernando Boavida e MArio Bernardes, FCA Editora de InformáticaTecnologia de Sistemas Distribuídos, J Marques e P Guedes, FCA Editora de Informática Engenharia de Redes Informáticas, E. Monteiro e F Boavida, FCA High-Speed Networks and Internets: Performance and Quality of Service, Stallings, Prentice Hall Network Systems Design using Network Processors, Comer, Prentice Hall Computer Networks, A systems Approach, Peterson & Davie, Morgan Kaufmann Computer Networks and Internets with Internet Applications, Comer, Pearson Data Communications and Networking, Forouzan, McGrawHill TCP/IP Protocol Suite, Forouzan, McGrawHill |
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Arquitetura de Redes
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Engenharia Informática | 1 | 6.0 |
0
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Docentes
Objectivos
Aquisição de competências na área da arquitetura de redes de comunicação, incluindo aplicações e serviços de rede. ProgramaCP1 - Interligação de redes. Interligação e encaminhamento em redes IP. NAT. Protocolos de Encaminhamento: OSPF e BGP. Arquitetura de um router. Redes IPv6. Mobilidade: arquiteturas. Resumo do processo de avaliação.Avaliação Periódica e 1ª Época:30% - 1ª prova escrita (CP1 e CP2), and 35% - 2ª prova escrita (CP3, CP4 e CP5), e nota mínima de 8 valores na média ponderada arredondada das provas escritas.35% - 5 laboratórios (com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório), e nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.ou100% - prova escrita (CP1 a CP5)Avaliação 2ª época65% - prova escrita (CP1 a CP5), com nota mínima de 8 valores.35% - 5 laboratórios realizados durante o semestre (com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório)Nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.ou100% - prova escrita (CP1 a CP5)Avaliação em época especial100% - prova escrita (CP1 a CP5)
Bibliografia Obrigatória
Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet, James F. Kurose, Keith W. Ross, Addison Wesley. Bibliografia OpcionalComputer Networks, Andrew Tanenbaum, Prentice HallTCP/IP Teoria e Prática, Fernando Boavida e MArio Bernardes, FCA Editora de InformáticaTecnologia de Sistemas Distribuídos, J Marques e P Guedes, FCA Editora de Informática Engenharia de Redes Informáticas, E. Monteiro e F Boavida, FCA High-Speed Networks and Internets: Performance and Quality of Service, Stallings, Prentice Hall Network Systems Design using Network Processors, Comer, Prentice Hall Computer Networks, A systems Approach, Peterson & Davie, Morgan Kaufmann Computer Networks and Internets with Internet Applications, Comer, Pearson Data Communications and Networking, Forouzan, McGrawHill TCP/IP Protocol Suite, Forouzan, McGrawHill |
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Arquitetura de Redes
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática | 1 | 6.0 |
0
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Docentes
Objectivos
Aquisição de competências na área da arquitetura de redes de comunicação, incluindo aplicações e serviços de rede. ProgramaCP1 - Interligação de redes. Interligação e encaminhamento em redes IP. NAT. Protocolos de Encaminhamento: OSPF e BGP. Arquitetura de um router. Redes IPv6. Mobilidade: arquiteturas. Resumo do processo de avaliação.Avaliação Periódica e 1ª Época:30% - 1ª prova escrita (CP1 e CP2), and 35% - 2ª prova escrita (CP3, CP4 e CP5), e nota mínima de 8 valores na média ponderada arredondada das provas escritas.35% - 5 laboratórios (com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório), e nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.ou100% - prova escrita (CP1 a CP5)Avaliação 2ª época65% - prova escrita (CP1 a CP5), com nota mínima de 8 valores.35% - 5 laboratórios realizados durante o semestre (com peso de 9%, 9%, 7%, 5%, 5%, por ordem decrescente da avaliação em cada laboratório)Nota mínima de 8 valores à média ponderada arredondada dos laboratórios.ou100% - prova escrita (CP1 a CP5)Avaliação em época especial100% - prova escrita (CP1 a CP5)
Bibliografia Obrigatória
Acetatos e outro material de apoio na plataforma de e-Learning Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet, James F. Kurose, Keith W. Ross, Addison Wesley. Bibliografia OpcionalComputer Networks, Andrew Tanenbaum, Prentice HallTCP/IP Teoria e Prática, Fernando Boavida e MArio Bernardes, FCA Editora de InformáticaTecnologia de Sistemas Distribuídos, J Marques e P Guedes, FCA Editora de Informática Engenharia de Redes Informáticas, E. Monteiro e F Boavida, FCA High-Speed Networks and Internets: Performance and Quality of Service, Stallings, Prentice Hall Network Systems Design using Network Processors, Comer, Prentice Hall Computer Networks, A systems Approach, Peterson & Davie, Morgan Kaufmann Computer Networks and Internets with Internet Applications, Comer, Pearson Data Communications and Networking, Forouzan, McGrawHill TCP/IP Protocol Suite, Forouzan, McGrawHill |
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Arquitetura e Desenho de Software
Português
6.0 ECTS
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Português | Mestrado em Engenharia Informática | 1 | 6.0 |
10
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Docentes
Objectivos
Os principais objectivos desta unidade curricular são: CP1. O que é e porque é importante a arquitetura de software A natureza prática desta UC e a necessidade em que a avaliação de conhecimentos se faça essencialmente através da capacidade dos estudantes em aplicar os conhecimentos na conceção, desenho, implementação, validação, verificação, implantação, manutenção e evolução de um projeto de software, leva a que o método de avaliação adotado seja o de avaliação baseada em projeto.Em 1ª época ou época normal, avaliação periódica, sem obrigação de assiduidade mínima, com 3 momentos de avaliação do projeto em grupo:- Apresentação de progresso a meio do semestre com peso de 20% na nota final da UC;- Relatório final do projeto com peso de 15% e software entregue com peso de 35% na nota final da UC;- Apresentação final com peso de 10% e discussão com peso de 10% na nota final da UC.A avaliação é feita com base no desempenho e contributo individual de cada elemento do grupo. Ou avaliação no final do semestre (1ª época), por projecto individual com 2 momentos de avaliação:- Relatório do projeto com peso de 20% e software entregue com peso de 45% na nota final da UC;- Apresentação do trabalho com peso de 10% e discussão com peso de 15% na nota final da UC.Em 2ª época, melhoria de nota ou época especial (nos termos do RGACC), avaliação por projeto individual, disponibilizado aos estudantes que o solicitarem:- Relatório do projeto com peso de 20% na nota final da UC;- Software entregue com peso de 45% na nota final da UC;- Apresentação do trabalho com peso de 10% na nota final da UC;- Discussão do trabalho com peso de 15% na nota final da UC.Todas as épocas de avaliação contemplam uma componente de avaliação realizada na plataforma de eLearning, com peso de 10% (2 valores em 20) na nota final da UC.Todas as componentes de avaliação, em todas as épocas de avaliação, têm nota mínima de 9,5 valores (em 20).
Bibliografia Obrigatória
Software Architecture in Practice, Len Bass, Paul Clements and Rick Kazman, Addison-Wesley, 2021.Patterns of Enterprise Application Architecture, Martin Fowler, Addison-Wesley, 2012.Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson and John M. Vlissides, Addison-Wesley, 1994. Bibliografia OpcionalFundamentals of Software Architecture: An Engineering Approach, Mark Richards and Neal Ford, O'Reilly, 2020.Microservices Patterns: With examples in Java, Chris Richardson, Manning Publications, 2019.Selected readings and tutorials made available in the eLearning platform throughout the semester. |
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Arquiteturas de Comunicação Para a Internet das Coisas
Português
6.0 ECTS
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Português | Curso Institucional em Escola de Tecnologias e Arquitetura | 2 | 6.0 |
5
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Docentes
Objectivos
Aquisição de competências nas áreas da Internet das Coisas (IoT) e das Redes de Sensores (SN), em concreto competências em redes de comunicação especializadas, na integração de sistemas e aplicações. ProgramaCP1- Arquiteturas e tecnologias de redes A avaliação desta UC é obtida é feita de forma periódica: - 50% - Projeto em grupo, de 2 estudantes, com apresentação pública e demonstração. Nota mínima de 8 valores.- 50% - Teste escrito individual. Nota mínima de 8 valores.O teste a 50% pode ser feito em qualquer época de exames, incluindo época especial, se a tal tiver direito.A avaliação por projeto é obrigatória em todas as épocas, mas a sua execução tem que ter sido acompanhada ao longo do semestre pelo docente.
Bibliografia Obrigatória
- Overheads, papers and other materials publish in the e-Learning platform. - Exercises and laboratory guides published in the e-Learning platform. Bibliografia Opcional-Internet of Things - Principles and Paradigms, by Rajkumar Buyya and Amir Vahid Dastjerdi, Morgan Kaufmann, 1st edition, May 2016, ISBN: 978-0128053959 -Sensors Everywhere - Wireless Network Technologies and Solutions, by C. Gomez, J. Paradells, J.E. Caballero, Fundación Vodafone España, 2010, ISBN: 978-84-934740-5-8. -The Internet of Things: Key Applications and Protocols, by Olivier Hersent, David Boswarthick, Omar Elloumi, Wiley, 2nd edition, Jan 2012, ISBN: 978-1-119-99435-0 |
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Bases de Dados
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Engenharia Informática (PL) | 1 | 6.0 |
6
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Docentes
Objectivos
O principal objectivo é dotar os alunos de conhecimentos sólidos sobre matérias nucleares na área das bases de dados ditas convencionais (sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais), nomeadamente: desenho de esquemas relacionais e interrogações suportadas pela linguagem S.Q.L. ProgramaCP1 - Desenho de esquemas relacionais I. AVALIAÇÃO EM ÉPOCA NORMALDado o carácter eminentemente prático desta UC a sua avaliação consiste obrigatoriamente na realização das seguintes componentes:- Projeto em grupo, com ponderação de 40% - 2 entregas faseadas;- Teste individual escrito, com ponderação de 50% - a realizar em data de 1ª época; e- 4 Testes intercalares online, com ponderação de 10% - a realizar ao longo do semestre. Condicionante para aprovação: nota mínima de 8,00 valores, sem arredondamento em cada uma das componentes de avaliação.Caso o aluno reprove ou não atinja a nota mínima no teste individual escrito, pode recorrer a data de 2ª época para repetir a realização desta componente de avaliação. Para as componentes de projeto e testes intercalares online não haverá possibilidade de novas entregas ou repetições.Em situações excecionais de falta de comparência na data de 1ª época para a realização do teste individual escrito, poderá o aluno recorrer a data de 2ª época para realizar a prova. Estes casos serão sujeitos a comprovação e aceitação prévia junto dos serviços.Alunos que pretendam fazer melhoria de nota poderão melhorar o Teste individual escrito, a realizar em data de 2ª época. Nenhuma das restantes componentes é suscetível de melhoria.II. AVALIAÇÃO EM ÉPOCA ESPECIALOs estudantes que reúnam condições para se submeterem a Época Especial, terão as seguintes componentes de avaliação:- Projeto individual ou em grupo, com ponderação de 50% - a entregar na data oficial da avaliação de Época Especial;- Teste individual escrito, com ponderação de 50% - a realizar em data de Época especialO projeto terá a mesma estrutura do projeto realizado em época normal, no entanto difere a temática, que será proposta pelos alunos ao docente para aprovação. As exigências de dimensão do projeto serão proporcionais ao número de alunos do grupo. A dimensão máxima do grupo, as métricas relacionadas com a dimensão e os deadlines serão publicadas em enunciado próprio disponibilizado na plataforma de e-learning vigente.Também os estudantes que recorrerem a Época Especial têm a condicionante para aprovação de nota mínima de 8,00 valores, sem arredondamento, em cada uma das componentes de avaliação.
Bibliografia Obrigatória
Ramos, Pedro - Desenhar Bases de Dados com UML. Conceitos e Exercícios Comentados - 2ª Edição - Edições Sílabo, 2007. Gouveia, Feliz. Bases de Dados ? Fundamentos e Aplicações ? 2ª Edição Aumentada - FCA, 2021Damas, L. SQL - Structured Query Language - 3ª edição - FCA, 2017 Bibliografia OpcionalRamakrishnan, R., Gehrke, J. - Database Management Systems - 3ª edição, McGrawHill, 2003Booch, Rumbaugh, Jacobson, - The Unified Modeling Language User Guide - Addison-Wesley Publishing Company, 1999; |
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Bases de Dados
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL) | 1 | 6.0 |
6
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Docentes
Objectivos
O principal objectivo é dotar os alunos de conhecimentos sólidos sobre matérias nucleares na área das bases de dados ditas convencionais (sistemas de bases de dados suportados por modelos relacionais), nomeadamente: desenho de esquemas relacionais e interrogações suportadas pela linguagem S.Q.L. ProgramaCP1 - Desenho de esquemas relacionais I. AVALIAÇÃO EM ÉPOCA NORMALDado o carácter eminentemente prático desta UC a sua avaliação consiste obrigatoriamente na realização das seguintes componentes:- Projeto em grupo, com ponderação de 40% - 2 entregas faseadas;- Teste individual escrito, com ponderação de 50% - a realizar em data de 1ª época; e- 4 Testes intercalares online, com ponderação de 10% - a realizar ao longo do semestre. Condicionante para aprovação: nota mínima de 8,00 valores, sem arredondamento em cada uma das componentes de avaliação.Caso o aluno reprove ou não atinja a nota mínima no teste individual escrito, pode recorrer a data de 2ª época para repetir a realização desta componente de avaliação. Para as componentes de projeto e testes intercalares online não haverá possibilidade de novas entregas ou repetições.Em situações excecionais de falta de comparência na data de 1ª época para a realização do teste individual escrito, poderá o aluno recorrer a data de 2ª época para realizar a prova. Estes casos serão sujeitos a comprovação e aceitação prévia junto dos serviços.Alunos que pretendam fazer melhoria de nota poderão melhorar o Teste individual escrito, a realizar em data de 2ª época. Nenhuma das restantes componentes é suscetível de melhoria.II. AVALIAÇÃO EM ÉPOCA ESPECIALOs estudantes que reúnam condições para se submeterem a Época Especial, terão as seguintes componentes de avaliação:- Projeto individual ou em grupo, com ponderação de 50% - a entregar na data oficial da avaliação de Época Especial;- Teste individual escrito, com ponderação de 50% - a realizar em data de Época especialO projeto terá a mesma estrutura do projeto realizado em época normal, no entanto difere a temática, que será proposta pelos alunos ao docente para aprovação. As exigências de dimensão do projeto serão proporcionais ao número de alunos do grupo. A dimensão máxima do grupo, as métricas relacionadas com a dimensão e os deadlines serão publicadas em enunciado próprio disponibilizado na plataforma de e-learning vigente.Também os estudantes que recorrerem a Época Especial têm a condicionante para aprovação de nota mínima de 8,00 valores, sem arredondamento, em cada uma das componentes de avaliação.
Bibliografia Obrigatória
Ramos, Pedro - Desenhar Bases de Dados com UML. Conceitos e Exercícios Comentados - 2ª Edição - Edições Sílabo, 2007. Gouveia, Feliz. Bases de Dados ? Fundamentos e Aplicações ? 2ª Edição Aumentada - FCA, 2021Damas, L. SQL - Structured Query Language - 3ª edição - FCA, 2017 Bibliografia OpcionalRamakrishnan, R., Gehrke, J. - Database Management Systems - 3ª edição, McGrawHill, 2003Booch, Rumbaugh, Jacobson, - The Unified Modeling Language User Guide - Addison-Wesley Publishing Company, 1999; |
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Bases de Dados
Português
6.0 ECTS
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Português | Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas | 1 | 6.0 |
6
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Docentes
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