A 23.ª conferência anual da Transatlantic Studies Association realiza-se em Lisboa, no campus do Iscte.
A conferência de 2025 promete ser um dos momentos altos do calendário académico, reunindo um conjunto notável de investigadores e especialistas da área dos estudos e das relações internacionais. O Professor Niall Barr, do King’s College London, será o responsável por proferir a Alan and Beverly Dobson Keynote Lecture, marcando assim a abertura das sessões principais do evento.
A conferência, contará ainda com a participação da Professora Maria Inácia Rezola (Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa), Comissária Executiva para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que apresentará a conferência intitulada “The Carnation Revolution 50 Years On”, numa reflexão sobre o legado e a relevância contemporânea da Revolução dos Cravos.
O Professor Mario Del Pero, da Sciences-Po Paris, contribuirá com uma análise incisiva das relações transatlânticas e do estado atual da democracia norte-americana, na comunicação “An ‘un-hegemonic’ Hegemon? Transatlantic Relations and the Predicament of American Democracy”.
A conferência incluirá ainda uma mesa-redonda dedicada ao tema “Futuros nos Estudos Transatlânticos”, coordenada pela Dra. Kristin Cook (University of London) e pela Dra. Clare Elliott (Northumbria University), que contará com a presença dos Professores Andrew Williams (University of St Andrews), Andrew Taylor (University of Edinburgh), Luís Nuno Rodrigues (Centro de Estudos Internacionais do Iscte) e Bridget Bennett (University of Leeds).
O programa completo encontra-se disponível aqui.