Eventos

Exposição
“As Marie Curie do Mediterrâneo” celebra as mulheres na Ciência
11
fevereiro
08
março
Local
Iscte Edifício 4 - piso3

As realizações de mulheres cientistas e investigadoras da região mediterrânica, que receberam as prestigiadas bolsas Marie Curie da União Europeia e/ou que contribuem com o seu trabalho para a sua implementação, são objeto de uma mostra patente no Edifício 4 - piso 3 do Iscte Conhecimento e Inovação (Avenida das Forças armadas, n.º 40). Está patente entre o dia o Dia Internacional para as Mulheres e Raparigas na Ciência (11 de fevereiro) e o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

A exposição “As Marie Curie do Mediterrâneo” é composta por 29 painéis que oferecem uma visão íntima da experiência de cada uma destas mulheres. Cada painel inclui uma biografi a que vai desde a sua infância e motivações até aos seus estudos universitários e realizações profi ssionais. Destaca igualmente o impacto das bolsas Marie Curie nas suas carreiras e dá a conhecer os seus passatempos e vida familiar. A exposição foi traduzida em nove línguas e apresentada em vários países da Europa, Ásia, África e América.

São apresentadas cientistas e investigadoras de 22 países, incluindo 19 países mediterrânicos. Nesta mostra que procura dar visibilidade às mulheres na ciência e na investigação, um dos painéis exposto é sobre uma investigadora da Unidade de Investigação BRU do Iscte, Ana Gardasevic.

A exposição não terá inauguração oficial e a ideia é que esteja exposta pelo menos entre o Dia Internacional para as Mulheres e Raparigas na Ciência (11/Fev), quando foi montada, e o Dia Internacional da Mulher (8/Mar). “As Marie Curie do Mediterrâneo” foi concebida por El Caleidoscopio e pela Associaçao de alunos Marie Curie (MCAA),

Voltar ao topo