Eventos

Workshop
Walking and Listening to Places, Their Temporal Layers and Ingrained Entanglements
26
fevereiro
09.00
28
fevereiro
19.00
Local
Edifício 4, Campus de Lisboa

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro realizam-se um workshop e uma palestra sobre métodos de investigação criativa no âmbito da série de eventos do projeto AfDevLifes "AfDevLives Creative Methodologies". Esta iniciatvia será dinamizada pelainvestigadora, artista interdisciplinar e curadora Joana Braga.

Walking

A oradora convida-nos a caminhar e a escutar os locais, as suas camadas temporais e os seus enredos enraizados. O workshop centrar-se-á no caminhar e na escuta como formas de investigação e prática baseadas no local, que permitirão aos participantes interagir com sítios concretos e ler vestígios de camadas temporais múltiplas, muitas vezes conflituosas, neles gravadas. No primeiro dia, serão visitados diferentes percursos áudio e as formas distintas como afetam e expandem a experiência nómada dos locais que atravessam. No segundo dia, depois de uma palestra da Joana, os participantes megulharão numa pesquisa incorporada, experimentando formas de ouvir um caminho específico ao longo dos bairros de Marvila e Beato, um território complexo e heterogéneo onde restos de passados industriais e rurais coexistem com bairros dispersos separados por vias rápidas e intervenções mais recentes resultantes de pressões fundiárias e imobiliárias. Com base na experiência corporal e auditiva, os participantes, organizados em grupos, irão delinear um percurso áudio com o objetivo de ampliar a experiência e a compreensão das materialidades, temporalidades, usos, afectos e contradições deste território.

26-28 de fevereiro | 3 dias inteiros | Workshop presencial | Em Lisboa e na sala A202 (Edifício 4, Iscte) | Inscrição necessária através de AfDevLives@iscte-iul.pt (poucas vagas disponíveis)

27 de fevereiro | 10:00 | Palestra (evento híbrido) | Sala B202 (Edifício 4, Iscte) e online (ligação Zoom a partilhar após inscrição) Título: “Caminhadas sonoras e performativas: práticas ambulatórias para reconfigurar criticamente a experiência e o envolvimento com o espaço habitado”


Mais Informações

Cartaz

Organizações

  
Voltar ao topo