Eventos

Colóquio Doutoral[VII Colóquio Doutoral da ESPP]
VII Colóquio Doutoral da ESPP - Estudos Africanos e História Moderna e Contemporânea
21
maio
2021
Local
Online

O Colóquio Doutoral da Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP) é uma iniciativa que se realiza desde 2013, em que são publicamente apresentadas e discutidas pesquisas em curso no âmbito dos programas doutorais coordenados pelos dois centros de investigação da Escola, o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte).

Após um ano de interrupção devido à pandemia, o colóquio é este ano retomado, em formato online. Participam no colóquio cerca de cinco dezenas de doutorandos, bem como investigadores e docentes dos doutoramentos em Ciência Política, Ciências da Comunicação, Estudos Africanos, História Moderna e Contemporânea, Políticas Públicas, Serviço Social e Sociologia.

O colóquio tem como objetivo dar a conhecer à comunidade académica a investigação em curso nestes programas, bem como promover o debate público alargado sobre problemas, métodos e resultados. Pretende-se, assim, contribuir para a disseminação do trabalho desenvolvido nos programas doutorais e também promover um maior envolvimento dos doutorandos na comunidade académica, apoiando-os no desenvolvimento das suas teses.

 

Link ZOOM bit.ly/VIICOLOQUIO

 

  

PROGRAMA


DOUTORAMENTO EM ESTUDOS AFRICANOS

14:30 Painel 1

Moderação: Ulrich Schiefer

Celso Gusse “Moçambique e a memória da guerra civil: o contributo dos partidos políticos parlamentares no processo de reconciliação nacional (1994 – 2020).”

Cláudia Leal “As Mulheres Moçambicanas Combatentes no Passado e no Presente: Silêncios e Memórias.”

Caterina Viegas “Ambiguidade do poder da mulher e conflitos de sucessão nos pepel da Guiné-Bissau.”

Isleia Streit “Os manuais escolares de História de Moçambique: entre fatos e narrativas.”


DOUTORAMENTO EM HISTÓRIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

16:30 Painel 1

Moderação: Maria João Vaz

Rita Oliveira “A Proteção à Infância em Lisboa: Associação Protectora das Florinhas da Rua (1925-1958).”

Diogo Paiva “Percursos no degredo. Transporte penal e demografia no século XIX.”

Vítor Herdeiro “O envolvimento português nas iniciativas de radiodifusão internacional patrocinadas pelos EUA durante a Guerra-Fria: RARET 1951-1996.”

Organizações

  
  
  
Voltar ao topo