Eventos

Palestra
I Ciclo de Palestras: Investigar Arquitectura & Urbanismo no LNEC
05
dezembro
2018
Local
Auditório Afonso de Barros
Piso 1
Ala Autónoma
ISCTE-IUL

O I Ciclo de Palestras: Investigar Arquitectura & Urbanismo no LNEC, tem como base uma investigação de pós-doutoramento em curso, subordinada ao tema O LNEC e a História da Investigação em Arquitectura (SFRH/BPD/117167/2016).

A década de 60 do século XX constituiu um importante marco histórico no avanço da investigação em Arquitectura em Portugal na medida em que, no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, desenvolveram-se os primeiros estudos científicos relacionados com a análise dos edifícios e, posteriormente, do urbanismo.
As linhas de investigação analisadas neste organismo público estavam sujeitas a orientações estratégicas definidas em articulação com o Governo Ditatorial do Estado Novo. A abrangência destes estudos, a influência e a responsabilidade do(s) arquitecto-investigador(es) na condução das diversas pesquisas anunciaram a interdisciplinaridade e a consciencialização social de uma "novíssima geração" de arquitectos.

Neste I Ciclo de Palestras propomos revisitar a investigação em Arquitectura e em Urbanismo desenvolvida no LNEC através da palavra daqueles que a desenvolveram. Importa repensar na importância destes domínios de pesquisa e na eventual atualidade de algumas das metodologias de pesquisa aplicadas outrora.

Organização: Patrícia Bento d'Almeida e Teresa Marat-Mendes

Entrada Livre

Ref. Bolsa FCT: SFRH/BPD/117167/2016

Voltar ao topo