Doutoramento

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
31 jul 2025
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 3372/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 3372/2011/AL01 de 20-02-2020
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Edifício 1, Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Inglês
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente é composto por professores/as e investigadores/as do Iscte, bem como por especialistas convidados/as, nacionais e internacionais, com experiência reconhecida em diversas áreas e abordagens metodológicas da psicologia.

Os/as docentes e investigadores/as desenvolvem programas de investigação em múltiplas áreas da psicologia básica e aplicada, partilhando uma visão comum centrada na utilização de diferentes métodos e níveis de análise para produzir conhecimento inovador, socialmente relevante, e alinhado com padrões internacionais de excelência científica.

As principais áreas de especialização incluem:

  • Investigação fundamental sobre processos cognitivos, emocionais e comportamentais, usando metodologias da psicologia experimental e da neurociência cognitiva e afetiva;
  • Ajustamento psicosocial ao longo do desenvolvimento, considerando dimensões familiares, educativas e comunitárias;
  • Saúde e bem-estar numa perspectiva psicossocial e socioecológica, incluindo intervenções de promoção da saúde;
  • Mudança social e o seu impacto nos níveis individual, grupal e das relações sociais, incluindo a análise do ambiente e alterações climáticas, diversidade e inclusão, e relações intergrupais

 

Informação detalhada sobre a investigação desenvolvida está disponível na secção Investigação da página do CIS-Iscte.

Corpo Docente para (2025/2026)

Director
Tese em Psicologia
César Lima é Professor Associado com Agregação no Departamento de Psicologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação centra-se na psicologia e neurociência da música, comunicação vocal e emoções (MUVE Lab). Combina métodos da psicologia experimental e da neurociência cognitiva para abordar estes tópicos, em pessoas saudáveis de todas as idades, em grupos especializados (e.g., músicos) e em populações clínicas (e.g., com alterações neurológicas). Publicou mais de 50 artigos em revistas com revisão de pares, incluindo a Emotion Review, Cerebral Cortex, Brain, Current Biology, Trends in Neurosciences, Nature Reviews Neuroscience, e Annual Review of Psychology. César Lima faz parte do corpo editorial das revistas Scientific Reports (categoria Neurociência) e Royal Society Open Science (categoria Psychology and Cognitive Neuroscience). Tem sido convidado para rever artigos para revistas como a Psychological Bulletin, American Psychologist, ou Nature Human Behavior, e  projetos de investigação para a Leverhulme Trust, Royal Society, Czech Science Foundation, Swiss National Science Foundation, e Dutch Research Council.  Antes de integrar o Iscte, César Lima doutorou-se em Psicologia na Universidade do Porto (2011), foi investigador pós-doutorado no Institute of Cognitive Neuroscience - University College London (2012-2016) e regressou à Universidade do Porto como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa Investigador FCT (2016-2017). O seu trabalho como investigador principal tem sido financiado pela British Academy e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. No Iscte, tem ensinado unidades curriculares de psicologia cognitiva e neurociências. É também diretor do Mestrado em Ciências das Emoções.   
Treino de Competências Académicas em Psicologia
Tese em Psicologia | Treino de Competências Académicas em Psicologia
Dr. Guerra holds a PhD in Social Psychology (2007), and she is a Senior Researcher at the Centre for Psychological Research and Social Intervention (CIS_Iscte). She was a Postdoctoral Fellow at the Department of Psychology, University of Delaware for two years, and later in 2010 she joined Cis_Iscte.  She is interested in intergroup relations, common identity and contact interventions to reduce discrimination and promote social change, as well as on intergroup approaches to collective narcissism, extremism, and hate speech. She is a Fellow of the Society for the Psychological Study of Social Issues (SPSSI, Division 9 of the American Psychological Association). She coordinated several projects supported by competitive grants from the Portuguese Science Foundation (FCT), the European Commission (European Fund for the Integration of non-EU immigrants, EIF, Citizens, Equality,  Rights and Values Programme - CERV), and La Caixa Foundation and participated in several others as a team member. Her research has been published in respectable journals in her field (e.g., Psych. Science;  Group Processes & Intergroup Relations, Political Psychology, Eur. J. of Soc. Psychology., J. Personality and Social Psychology, J. of Applied Social Psychology, Eur. J. of Personality, Journal of Social Issues) and chapters in edited peer-reviewed volumes (e.g., Handbook of Prejudice, Stereotyping and Discrimination), accumulating over 2000 citations. She actively integrates research into teaching activities, teaching in master programs in intercultural relations and social psychology, and supervising PhD and master students.  She is Associated Editor of Journal of Applied Social Psychology and served as a Guest Editor of the Special Issue, Unpacking the social psychology of populism, for the Journal of Theoretical and Social Psychology. She is currently a a member of the Executive Committee of the International Contact Research Network. She served as the Vice Director of CIS_Iscte from 2016-2020 and is a member of CIS_Iscte Scientific Commission (2021-25). She served as Vice-President of  the Scientific Council of ISCTE Knowledge & Innovation Center (2023-25) and she is currently a co-coordinator of the Thematic Line Global Governance (SocioDigital Lab for Public Policy).
Tese em Psicologia
Carla Moleiro é Professora Associada no Departamento de Psicologia Social e das Organizações da Escola de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. É Doutorada em Psicologia Clínica pela University of California, Santa Barbara, Estados Unidos da América, em 2003. Inicialmente, especializou-se em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e como psicoterapeuta na Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas. Tem desenvolvido trabalho clínico e de investigação sobre perturbações complexas e duplos diagnósticos, perturbações de personalidade, e presentemente com clientes imigrantes, refugiados, de minorias étnicas e sexuais (LGBTI+). Actualmente, é investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS), trabalhando sobre saúde mental e diversidade, bem como competências clínicas para a diversidade individual e cultural. O seu trabalho também inclui questões da psicologia comunitária, ética, e intervenção com populações de risco e protecção de menores. 
Tese em Psicologia
Sou doutorada em psicologia pela Victoria University of Wellington, Nova Zelândia (em 2011). Entrei para o centro de investigação Cis_ISCTE no final de 2011 como Marie Curie Research Fellow depois de um ano de pós-doutoramento na Universidade de Kent, no Reino Unido. Sou Professora Auxiliarno ISCTE desde 2019.   Estou muito interessado na relação entre o indivíduo e a sociedade e como as características macro (social, cultural, económico etc.) estão relacionadas com o bem-estar dos indivíduos, as crenças morais e as relações intergrupais. Como tal, o meu trabalho geralmente integra teorias de diferentes disciplinas, tais como a Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas (além da Psicologia).  Os meus projetos de investigação atuais centram-se na discriminação etária para os trabalhadores mais jovens em diferentes culturas, bem como na questão da discriminação subtil (também referida como microagressão) para as minorias étnicas em diferentes sociedades.    Estou envolvido no ensino de cursos ao nível de Licenciatura e Mestrado em métodos de investigação, psicologia cultural e relações interculturais. De 2016 a 2021, coordenei também o programa Erasmus Mundus "European Master in the Psychology of Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society" (Global-MINDS), financiado pela União Europeia - um joint programme entre um consórcio internacional de universidades parceiras. O Global-MINDS é atualmente coordenado pela Universidade de Limerick e inclui ISCTE-IUL, a Universidade de Oslo e a SWPS University of Social Sciences and Humanities como parceiros.      Estou interessada de orientar teses de mestrado ou doutoramento sobre moralidade, comparações culturais, idadismo face aos jovens e microagressões.    
Tese em Psicologia
I completed my Ph.D. in Social Psychology at Iscte-Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) in 2010. Since then, I have been mostly focused on my research career. Among other scientific production, I have (co-)authored severalinternational peer-reviewed papers and book chapters (e.g., The Oxford handbook of evolutionary psychology and romantic relationships). Most of this production was published in collaboration with international (e.g., Brighton and Sussex Medical School; Texas State University) and national research networks (e.g., Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). My research recently received an Honorable Mention for Best Psychology Paper by The Journal of Sex Medicine, and I received an award from the Center for Open Science in 2018 for transparency and good practices in research. I have also pedagogic publications (e.g., how to improve scientific communication). During this time, I participated in national and international scientific events (oral and poster presentations), I was invited to talk about my research to broader audiences (e.g., Sexual Health Alliance), and took part in activities aimed at disseminating science to the general public (e.g., Social Observatory of the “la Caixa” Foundation; 90 Segundos de Ciência) and tackling social relevant social issues (e.g., prevent extremism and radicalization). I have also participated in several projects with competitive funding (e.g., Fundação para a Ciência e a Tecnologia, European Commission), I am currently the principal investigator of a “la Caixa” Foundation project and an individual project funded by Fundação para a Ciência e a Tecnologia, and I have obtained funding from CIS-Iscte for various projects (most of which included the supervision of undergraduate and Master’s students).    Currently, my main research interests are focused on understanding: (a) if and how individual motives for security and pleasure shape sexual behaviors and sexual health practices and (b) the roots of social stigmatization against minority groups (e.g., individuals in consensual non-monogamous relationships; asexual individuals). Other research interests are linked with the work of my collaborators and/or students and include the role of sexual behaviors (e.g., pornography use) on relationship dynamics (e.g., sexual satisfaction); the impact of visual cues (e.g., emoji) for digital communication outcomes; the role of social support for individual and relationship functioning; or the development and validation of databases and instruments (e.g., image databases including facial expressions; development of new measurement instruments).   I have always been committed to the training of young researchers and students. My supervision experience includes several Master’s students, research fellows, and several research internees. I have also participated in multiple academic juries in different academic institutions, serving as Discussant or President. I currently (co-)supervise Ph.D. students (some of which received grants from Fundação para a Ciência e a Tecnologia) and Master’s students. My supervision work has resulted in publications (e.g., Carvalho & Rodrigues, 2022) and presentations at scientific events (e.g., 2021 SSSS Annual Conference), and one of my students received the Best Student Manuscript Award 2022 from the International Academic of Sex Research. My teaching experience includes undergraduate and graduate courses, mostly related to interpersonal relationships (e.g., Person Perception and Interpersonal Relations; Psychology of Interpersonal Relationships: Social and Organizational Contexts), methods (e.g., Psychometrics), and research skills (e.g., Academic Competencies II; Research Seminar in Psychology - Advanced Methodologies). Other teaching experience include being an invited lecturer (e.g., ISMAT; Universidade de Évora) to teach undergraduate courses in different Psychology domains (e.g., Social Psychology) or to give methodological workshops (e.g., E-Prime; Qualtrics).   Lastly, I have experience in management and scientific positions. I am currently an elected member of the Scientific Committee at CIS-Iscte and over the years I have, among other activities, served as a member of the Scientific Committee for multiple scientific events, been part of the Editorial board of different scientific journals, reviewed funding applications, coordinated the Behavior, Emotion, and Cognition research group at CIS-Iscte, and served as the Vice-President of the Associação Portuguesa de Psicologia.
Tese em Psicologia
Diniz Lopes iniciou as suas actividades académicas em 1997 como Investigador Junior no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa até ao ano 2000. Em 1998, foi contratado pelo ISCTE-IUL onde continuou a desenvolver as suas actividades de investigação e de ensino. Em 2007 obteve o seu doutoramento em Psicologia Social no Departamento de Psicologia Social e das Organizações, Escola de Ciências Sociais e Humanas, ISCTE-IUL. Presentemente é Professor Associado com Agregação e Diretor da Escola de Ciências Sociais e Humanas. Entre 2010 e 2013 foi bolseiro de pós-doutoramento FCT nas universidades de Paris Ouest e Paris Descartes e na Universidade do Porto. Os seus interesses de investigação actuais centram-se na análise das relações interpessoais, nomeadamente no que toca a compromisso, infidelidade, monogamia e não-monogamia, derrogação de alternativas, comportamentos de permanência-abandono e utilização de pornografia em relações românticas; nas relações entre humanos e animais de companhia; e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados em Psicologia. Os seus trabalhos encontram-se publicados em diferentes revistas nacionais e internacionais, tais como Behavior Research Methods, PlosONE, The Journal of Sex Research, Archives of Sexual Behavior, Animals; Group Processes and Intergroup Relations, Cyberpsychology, Behavior and Social Networking, Personal Relationships, entre outras. 
Tese em Psicologia
Eunice Magalhães é Professora Auxiliar no ISCTE e Investigadora Integrada no CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social. É atualmente diretora da Licenciatura em Psicologia, e Vice-Diretora do Departamento em Psicologia. Entre 2020-2022 foi vice-diretora do CIS.    Doutorada em Psicologia pelo ISCTE, lidera e colabora em projetos de investigação focados nos direitos das crianças, abuso e negligência, acolhimento residencial e familiar, assim como na saúde mental de vítimas de violência (especificamente, adolescentes e adultos). O seu trabalho tem sido publicado em revistas, livros e capítulos de livros relevantes. Tem apresentado regularmente o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais, além de colaborar ativamente com equipas de investigação nacionais e internacionais.      
Seminário de Projecto em Psicologia | Tese em Psicologia
Paula Castro é Professora Catedrática de Psicologia no ISCTE-IUL e Investigadora Integrada do CIS-iscte. É Doutorada em Psicologia Social e Ambiental (ISCTE, 2000), e Licenciada em Psicologia (Univ-Lisboa,1987). Tem estudado os processos de construção de significado, interpretação e comunicação envolvidos na receção de novas leis e políticas públicas, sobretudo as ambientais, desenvolvendo uma psicologia social da inovação legal. Tem sobretudo analisado como são recebidas pelo público (e.g., contestadas, aceites, negociadas) as novas leis que regulam a ação climática, a proteção da biodiversidade, a participação pública ou a regeneração urbana – e as consequências desta recepção para a mudança social. Estes estudos, quantitativos e qualitativos, focam usualmente as relações assimétricas entre público e peritos/instituições. Outras áreas de interesse são as das relações pessoa-lugar, conhecimento local, memória social, e história e fundamentos das teorias da psicologia social. Tem coordenado e participado em projetos financiados (FCT, EU), e orientado projectos de Doutoramento e Pós-Doutoramento, estando o trabalho resultante publicado em revistas internacionais de forte impacto nas áreas de psicologia social, política, ambiental e comunitária, e políticas ambientais. Foi Diretora do Departamento de Psicologia (2008–2010), Diretora do Programa Doutoral em Psicologia (2010–2013), Diretora do Mestrado em Estudos do Ambiente e Sustentabilidade (2015-2019), Membro do Conselho Científico do ISCTE (2010-2014), e da Comissão Cientifica do CIS-iscte (2016-19) e Diretora do CIS-iscte (2019-2021).
Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas
Treino de Competências Académicas em Psicologia
Doutorado em Psicologia pela Universidade de Coimbra. Investigador auxiliar e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS). Cocoordenador da linha temática "Promoting Inclusion, Equality and Citizenship" - SocioDigitalLab for Public Policy. Coordenador do projeto OVER-SEES - VET excellence leadership for twin transtion in European Islands (Erasmus + program; ref. 101193997) (2025(2029)   Chair da COST Innovators Grant Future Youth Information for Rural Areas (FYI-R) (ref CIG 18213) (2024/2025). Chair da Ação COST Rural NEET Youth Network, financiada pela Comissão Europeia, através da COST Association (2019-2024). Investigador principal do projeto Tr@ck-IN - Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETs, financiado pelo Youth Employment Fund (EEA & Norway Grants) (2021-2024).  Membro do Grupo de Coordenação do EU Rural Pact, promovido pela Comissão Europeia, e da Pool of European Youth Researchers (PEYR) do Conselho da Europa. Membro do comité editorial do Journal of Community and Applied Social Psychology. O meu trabalho centra-se na análise psicossocial da transição escola-trabalho, em aspetos como a inclusão social, bem-estar, acesso à educação e acesso a trabalho decente de grupos vulneráveis como os jovens Nem em Emprego nem em Educação ou Formação (NEEF). Dedico-me, também, à fundamentação científica de políticas públicas (science advice), nestas áreas, através da colaboração com várias entidades públicas a nível regional, nacional e europeu.   Tenho experiência de coordenação de equipas científicas em projetos como o Observatório da Educação da Lezíria do Tejo (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo - 2019/2020) ou o Fórum para a Qualificação Profissional (Governo Regional dos Açores - 2021/2022). Entre 2004 e 2015 anos, desenvolvi atividades de conceção, implementação e avaliação de projetos sociais e educativos em vários contextos e com diversas organizações (Caritas da Ilha Terceira; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo; equipa ISCTE-IUL de acompanhamento ao programa - TEIP) financiados por diversos fundos públicos e privados. Colaboro regularmente com a imprensa escrita regional nos Açores (Diário Insular e Açoriano Oriental) e pontualmente com a imprensa escrita nacional (jornal Público).  
Tese em Psicologia
Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social no ISCTE (com estágio de investigação na Flinders University, Adelaide, Australia). Tem a especialidade em psicologia do trabalho, social e das organizações e, especialidade avançada em psicoterapia (OPP), com formação em EMDR (N1 e N2). É docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999, tendo tido alguns cargos de gestão durante este período: é atualmente diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (também em 2018-2019); foi presidente da Comissão Especializada de Ética de Psicologia (2023-2025), e foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE durante 2 mandatos (2019-2023). Tem coordenado e colaborado em estudos e projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local/municipal (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora; CM Sintra - ADN Socioemocional 2.0; CM Cascais - Crescer a Tempo Inteiro), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G; estudos para o CNCS) e em outros projetos internacionais (ex., Projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Erasmus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e foi consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento (2018-2022). Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança ("À descoberta dos direitos das crianças", editado pela Assembleia da República), a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"; Projeto 12: www.projeto12.pt). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. Foi membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora no CEJ, sobre Audição da Criança (2016-2023). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020). Foi consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e no Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. Atualmente integra o Grupo VITA, grupo de acompanhamento de situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis no contexto da igreja Católica em Portugal, e pertence à direção nacional da OPP. Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP. 
Seminário de Projecto em Psicologia | Tese em Psicologia
Joana Baptista é Professora Auxiliar no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. A sua investigação centra-se nos determinantes relacionais precoces do desenvolvimento infantil, com especial foco na qualidade das interações cuidador-criança. Nos últimos anos, tem-se dedicado a compreender o impacto das experiências adversas precoces, destacando como a privação de cuidados parentais afeta o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental das crianças. É Investigadora Principal do projeto All4Children – The Integrated Model of Family Foster Care (MIAF) to Promote High-Quality Child Welfare Practices in Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2022.03592.PTDC). O seu trabalho investiga ainda como a qualidade das interações mãe-criança e pai-criança influencia o funcionamento executivo de bebés e crianças em idade pré-escolar, tanto em crianças com desenvolvimento típico como em crianças nascidas prematuras. Joana Baptista tem várias publicações em revistas de referência e integra o conselho editorial da revista Infant Behavior & Development.  
Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados | Tese em Psicologia
Lígia Monteiro é Professora Auxiliar no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e investigadora integrada no CIS-Iscte. Obteve o Doutoramento pela NOVA Universidade de Lisboa/ISPA-Instituto Universitário, tendo recebido diversas bolsas através dos concursos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, incluindo uma bolsa de Doutoramento e duas de Pós-doutoramento (uma das quais no Department of Human Development and Family Studies, Auburn University).  Com formação em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento, conduziu e participou em diversos projetos de investigação que estudaram o impacto da qualidade das representações e comportamentos parentais; do envolvimento paterno e das dinâmicas familiares (e.g., coparentalidade), no desenvolvimento socioemocional das crianças (e.g., vinculação e interações de pares) durante os primeiros anos de vida. O seu trabalho encontra-se publicado em diversas revistas da área de especialidade (e.g., Attachment and Human development, Child Development or European Journal of Developmental Psychology), tendo coordenado e participado em números especiais de revistas sobre tópicos como a vinculação e a paternidade; livros e capítulos de livros. Tem apresentado o seu trabalho em conferências nacionais e internacionais de referência nas suas áreas de estudo. Tem colaborado com diversos investigadores europeus, norte americanos, sul americanos e asiáticos. 
Tese em Psicologia
MARGARIDA VAZ GARRIDO (Doutorada em Psicologia, 2007), é Professora Associada com Agregação no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, onde trabalha desde 1998. A sua investigação examina a cognição humana a partir de uma perspetiva socialmente situada. Tem aplicado esta abordagem principalmente ao estudo da memória colaborativa e falsas memórias, e ao processamento de uma segunda língua. Paralelamente, tem explorado as aplicações da sua investigação ao estudo de populações vulneráveis e clínicas (e.g., processamento cognitivo na parentalidade abusiva, processos de memória no TEA e envelhecimento, interoceção na dor crónica) e à psicologia do consumidor e comportamento alimentar (e.g., inter-modalidade na perceção gustativa). Esteve envolvida em 39 projetos de investigação financiados (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Fundação ‘la Caixa’) e obteve bolsas individuais (Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação para a Ciência e a Tecnologia; e duas bolsas Marie Curie) que lhe permitiram trabalhar durante o seu doutoramento na Universidade da Califórnia - Santa Barbara e na Universidade de Utrecht (2010/2014). A sua investigação foi publicada em livros, capítulos de livros e em mais de 100 revistas científicas (e.g., Journal of Experimental Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Cognition and Emotion, Cognitive Science, Behavior Research Methods; Psychonomic Bulletin and Review; Journal of Memory and Language). O seu trabalho, e o da sua equipa, tem sido reconhecido pela comunidade científica com várias distinções e prémios. Lecionou 26 cursos de psicologia e métodos de investigação e supervisionou o trabalho de mais de 50 mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Desempenhou cargos de gestão académica e científica como Diretora do Departamento de Psicologia, do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações e do Programa Doutoral em Psicologia. Foi também Vice-Diretora do Centro de Investigação Cis-Iscte. Integra conselhos editoriais de várias revistas e painéis de avaliação científica e foi presidente da Associação Portuguesa de Psicologia.
Tese em Psicologia
  Alexandra Ferreira-Valente is interested in the positive orientation of health psychology, pain assessment and management, effects and mechanisms of psychological pain interventions and cross-cultural mixed-method research. She is particularly focused on understanding how the association between the meaning attributed to pain, beliefs and coping responses and psychological and physical adjustment do chronic pain are mediated and moderated by culture in people with chronic pain from different countries and cultural backgrounds. She is also dedicated to the study of the mechanisms explaining the effects of self-management strategies and psychological and spiritual interventions on the adjustment to life in healthy and not healthy people. In her research work, she combines cognitive-behavioral and existentialistic approaches with the overarching and long-term aim of helping people better manage different stressors, including the COVID-19 pandemic, chronic pain, and their effects on people’s lives.
Tese em Psicologia
Marília Prada completed her PhD in Social Psychology at ISCTE-IUL in 2010. Since then she has been teaching diverse courses to undergraduate and masters’ students with an emphasis on research methods and academic skills. She has published national and international scientific and pedagogic papers and has also co-edited a handbook on academic skills. Between 2015-2018, she was a postdoctoral fellow on a project funded by the European Commission (“Examining the Boundaries of Embodiment” coordinated by Margarida Vaz Garrido). Currently, she coordinates an FCT project - Individual and contextual determinants of sugar perception and consumption - hosted by the Center for Research and Social Intervention (CIS-IUL). Her research interests include: (a) the development and validation of instruments; (b) processing of affective information; (c) food perception and eating behavior.
Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas
A um nível mais geral, estou interessado em compreender como o corpo, a ação e os ambientes físicos e sociais influenciam o processamento de conceitos. Dentro deste tema abrangente, o meu trabalho segue duas principais linhas de investigação. A primeira investiga a cognição incorporada, com particular enfoque no processamento da linguagem. Por exemplo, examino questões como: De que forma experiências sensório-motoras e específicas de cada modalidade (por exemplo, gestos corporais, simulação perceptiva, experiências emocionais) modulam a compreensão da linguagem concreta e abstrata? A segunda, e mais recente, linha de investigação explora o papel dos processos cognitivos incorporados na relação entre a inteligência artificial e a cognição humana, incluindo até que ponto os mecanismos cognitivos podem ser espelhados, apoiados ou desafiados pelos desenvolvimentos em IA. 
Tese em Psicologia
Ricardo Borges Rodrigues é Professor Auxiliar no ISCTE-IUL e Investigador Integrado no CIS-IUL. Doutorado em Psicologia Social e das Organizações, desenvolve investigação na área das relações intergrupais na infância e adolescência, nomeadamente sobre processos de inclusão e exclusão étnica, racial e de género em contextos educativos. É Diretor do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais e o vice-coordenador académico no Iscte do Erasmus Mundus Global Mobility, Inclusion and Diversity in Society (Global-Minds). É, ainda, coordenador do Projeto TEIP4 no CIS-IUL, que envolve a consultoria a 15 agrupamentos de escolas. No âmbito da atividade de extensão universitária, integrou comissões de peritos, designadamente a Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos (2016-2020) e o grupo de acompanhamento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular na Direcção Geral da Educação (2017).  
Tese em Psicologia
Os meus interesses de investigação são sobre como processos cognitivos - atenção, percepção, e memória - nos permitem interagir com o mundo social e não-social. Nomeadamente, de que modo nos permitem formar impressões acerca da personalidade dos outros, fazer inferências acerca deles, e reconhecer emoções, e interagir com o mundo não-social como marcas e bens de consumo. Têm-me interessado também processos de linguagem, em particular o modo como a linguagem molda o conhecimento do mundo. Recentemente, tenho estudado estas questões em populações clínicas e grupos específicos, e usado medidas de activação cerebral para lhes responder.
Tese em Psicologia
Sibila Marques é licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e Doutorada em Psicologia Social pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa. É investigadora no Centro de Investigação e de Intervenção Social e lecciona como Professora Auxiliar em cursos de Mestrado no ISCTE-IUL. É actualmente a Directora do Mestrado em Psicologia Social da Saúde.  Tem-se dedicado sobretudo à aplicação da Psicologia Social e Comunitária para compreensão de temas com impacto social relevante sobretudo ao nível da saúde e bem-estar das comunidades e dos indivíduos. Neste sentido tem desenvolvido trabalho em duas areas prioritárias: Psicologia Social do Envelhecimento e Psicologia Social do Ambiente.  Neste domínio tem apresentado os seus trabalhos em congressos nacionais e internacionais, e tem publicações em revistas com impacto na comunidade científica. Tem também desenvolvido actividades em projectos europeus e nacionais  neste domínio.  Faz actualmente parte do grupo Eurage (www.eurage.com) e assumiu a coordenação científica no ISCTE-IUL dos projectos europeus SIforAGE (FP7) e INHERIT (H2020). É ainda autora do ensaio “Discriminação da terceira idade” publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em 2011. Tem ainda uma presença frequente nos meios de comunicação social para discussão dos seus temas de investigação. 
Tese em Psicologia
M.S. (2003) and a PhD (2008) in Social Psychology of Health (ISCTE-IUL). Associate Professor with Habilitation (Agregação) in Psychology  at the Department of Psychology of Iscte, where she started teaching in 1999. She is currently co-coordinator the multidisciplinary research group "Societal Health" of the SocioDigitalLab for Public Policies. She is the former Director of the Psychology Department, and was Vice-Dean of the School of Social Sciences and Humanities, Director of the Master in Social Psychology of Health, Vice-Director of the Centre for Social Research and Intervention (CIS-IUL) and Coordinator of the Research Group Health for All (H4A). Fascinated by the (social) mind-body relations, she has dedicated much attention to such issues in her teaching and research. Her main research interests have generally revolved around social disparities in health and the role of psychosocial influences on chronic illness adaptation processes. She has mainly explored these issues in relation to a particular health-related topic-(chronic) pain. More specifically, her current main lines of research aim to: (1) understand the psychosocial processes accounting for health-care professionals (gender and social status) biases in the assessment and treatment of a patients pain; (2) investigate the role of interpersonal dynamics in pain experiences, namely, pain-related social support interactions for the promotion of functional autonomy among (older) adults with (chronic) pain. In her research she uses a wide range of quantitative (e.g., experimental), qualitative (e.g., grounded-theory) and knowledge synthesis methodologies (e.g., scoping and systematic reviews, meta-analysis). Currently, her research interests have been moving from the investigation of psychosocial processes underlying health and illness, to the development of novel psychosocial interventions to promote chronic illness adaptation and/or health care professionals' gender awareness. She has coordinated 11 funded projects (6 contracts and 5 grants) and collaborated as a researcher or invited scientific/research fellow in several other national (n=3), and international projects (n=8 of which 3 EU funded). She has over 80 scientific publications (books, book chapters, articles), of which > 45 papers in high impact journals (e.g., PAIN, Health Psychology) and has been an invited speaker at important international scientific meetings (e.g., World and European Pain Conferences). Several scientific awards have recognized her scientific contributions, namely, the Research Merit Award of the Portuguese Health Psychology Society (2008), Young Researcher Award of the Portuguese Psychological Association (2013), Best Paper Awards by the Portuguese Association for the Development of Pain Therapies (ASTOR) and the Grüenenthal PAIN Prize 2016. She has provided scientific assessment services to national (e.g., Portuguese National Funding Agency, Portuguese Associations for the Study of Pain) and international organizations (e.g., ERA-NET, Dutch Cancer Society, European Pain Federation). She is regularly involved in outreach activities, e.g., healthcare professionals' training, development of health-related guidelines, consultancy services to national (pain units, pharmaceutical industry, patient associations) and international organizations (e.g., Childhood Cancer International). She is currently a member of IASP Early Career Presidential Task Force, of the Pain Psychology Working Group of the Portuguese Chapter of the European Federation of Pain (EFIC; since 2020) and has been the co-Chair of the Psychology Track of the 2nd EFIC Virtual Pain Education Summit (2021).
Seminário de Investigação em Psicologia – Metodologias avançadas | Tese em Psicologia
A minha pesquisa adopta uma perspectiva crítica e interdisciplinar para examinar a relação entre as pessoas, a crise climática e os territórios, especificamente em torno das transições energéticas para a neutralidade carbónica e questões de participação política e justiça social associadas. Sou Co-Editora da revista Papers on Social Representations (http://psr.iscte-iul.pt/index.php/PSR). 
Seminário de Projecto em Psicologia | Tese em Psicologia
Contactos
Escola de Ciências Sociais e Humanas
Edifício 1, Sala 1E05
candidaturas.ecsh@iscte-iul.pt
(+351) 210 464 016
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo