Candidatar
Leccionado em
Português
Tipo de ensino Presencial
Corpo Docente para (2025/2026)
Director
Sociologia do Desempenho Escolar |
Sociedade Educativa |
Dissertação em Educação e Sociedade
Sandra Mateus é socióloga, doutorada em Sociologia pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (2014). Investigadora integrada no CIES-Iscte e professora auxiliar no Iscte, onde dirige o Mestrado em Educação e Sociedade e coordena o 1º ano da licenciatura em Sociologia. É membro eleito da Comissão Científica do Cies. Atualmente coordena, em Portugal, o projeto europeu H:ouse (AMIF), centrado nos desafios habitacionais na integração de refugiados (2024-2026), e o projeto europeu Space4Us, sobre a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. Desenvolve um programa de investigação sobre as formas como as identidades e as pertenças dos jovens de origem mista são criadas em contextos familiares transnacionais. Tem investigado e ensinado nas áreas da educação, migrações, desigualdades sociais e juventude, com particular enfoque nos filhos dos imigrantes. Autora e coautora de várias publicações, comunicações e conferências. A sua experiência docente inclui unidades curriculares sobre "Sociedade Educativa" e "Descendentes de Imigrantes e Educação" no Mestrado em Educação e Sociedade do Iscte, e outras unidades como “Objeto e Método da Sociologia”, "Sociologia da Educação", "Políticas Educativas", "Integração em Processos Migratórios", e "Mediação Multicultural em Contextos Educativos". Inclui ainda a docência na Escola Superior de Educação de Lisboa (2011) e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005). Foi formadora em várias instituições e com diversos públicos, incluindo professores, assistentes sociais, e animadores. Fez parte da equipa nacional de gestão do Programa Escolhas (2006-2008), coordenando a comunicação do programa, a área dos descendentes de imigrantes e a formação de equipas locais; e também fez parte do Grupo de Trabalho Informal para a Integração dos Filhos de Imigrantes, apoiado pelo ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP. Neste Instituto, foi também membro da Bolsa de Formadores para a sensibilização sobre o acolhimento e integração de imigrantes. Entre 2009 e 2010, aprendeu e utilizou o Stand Up Comedy para divulgação pública da ciência, através da participação do projeto "Cientistas de Pé".
Planeamento e Avaliação de Educação e Formação
Cristina Roldão é socióloga, investigadora do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e Professora adjunta convidada da Escola Superior de Educação de Setúbal (ESE-IPS). É uma voz ativa no debate académico e público sobre o racismo e a negritude na sociedade portuguesa. A sua investigação tem incidido sobre os processos de exclusão escolar dos afrodescendentes, bem como sobre a História Negra em Portugal. No seu ensino, tem desenvolvido abordagens pedagógicas para a desconstrução do eurocentrismo nos manuais escolares e na “educação intercultural”, e tem co-coordenado o Roteiro para uma Educação Antirracista na ESE-IPS desde a sua fundação em 2019. Fez parte da comissão organizadora da 7th Afroeuropeans Conference (Lisboa, 2019), pertence ao Steering Committee do recente Center for Black European Studies and the Atlantic (Carnegie Mellon University, 2023) e à equipa de docentes da Black Europe Summer School (2025). Cristina Roldão foi colunista do jornal Público (2022-2024) e membro dos Grupos de Trabalho sobre o Plano Nacional de Combate ao Racismo (2021/22) e sobre a Recolha de Dados Étnico-Raciais nos Censos 2021 (2018/19). É co-editora da edição comemorativa dos 110 anos do jornal “O Negro” (Lisboa, 2021), coautora do livro “Tribuna Negra: Origens do Movimento Negro em Portugal (1911-1933)” e co-editora de Afroeuropeans: Identities, Racism, and Resistances (a publicar na Routledge, julho de 2025).
Infância e Juventude: Perspetivas Transdisciplinares
Estágio de 2º Ciclo
Maria João Lima é doutorada em Sociologia (Iscte). É Mestre em Etnomusicologia e Licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL). Foi investigadora do INET-MD-Instituto de Etnomusicologia Música e Dança (1995-2000) e do OAC - Observatório das Atividades Culturais (2001-2013) tendo colaborado em diversas pesquisas e publicações sobre a avaliação de políticas culturais locais e nacionais, públicos da cultura, práticas culturais, entre outros. Atualmente integra a equipa de investigação do Observatório Português das Atividades Culturais (https://www.opac.cies.iscte-iul.pt/)
Infância e Juventude: Perspetivas Transdisciplinares
Otávio Raposo é pesquisador integrado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professor auxiliar convidado do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Desenvolve pesquisas nas áreas dos estudos urbanos, juventude, arte, segregação e migrações em Portugal e no Brasil que resultaram em artigos em revistas nacionais e internacionais. Está atualmente a pesquisar as práticas artísticas e os engajamentos políticos dos jovens das periferias de Lisboa, bem como as políticas públicas a eles dirigidas. Realizou diversos documentários, entre os quais “Nu bai. O rap negro de Lisboa” (2007) e “Na Quinta com Kally” (2019).
Educação ao Longo da Vida
Doutoramento em Sociologia. Professora Catedrática do Iscte, onde leciona desde 1993. Integra atualmente o Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, e é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). As suas principais áreas de investigação têm sido: educação e educação de adultos; competências, literacia e práticas de leitura; ciência e sociedade; e metodologias de investigação em ciências sociais. Tem coordenado e integrado equipas de vários projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais, organismos privados e públicos. É autora e coautora de várias publicações científicas incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas indexadas. Tem uma vasta experiência docente, tendo coordenado e lecionado de unidades curriculares em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos, nos domínios da sociologia e da análise de dados em ciências sociais.
Atualmente, é Diretora do Programa de Doutoramento em Sociologia do Iscte, coordenadora do Grupo de Investigação “Educação e Ciência” do CIES, membro do Conselho Geral do Iscte, membro do Conselho Nacional de Educação, onde coordena a Comissão Especializada de “Democratização e Desigualdades Educativas”, e membro do Conselho Superior de Estatística, onde preside à Secção Permanente de Estatísticas Sociais.
Desigualdades Sociais Contemporâneas
Pedro Abrantes é professor auxiliar do Departamento de Ciências Sociais e Gestão da Universidade Aberta e professor convidado do Mestrado em Educação e Sociedade, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), instituição onde se licenciou e doutorou em Sociologia. Especializou-se nas áreas da educação, desigualdades sociais e percursos de vida. Durante os últimos quinze anos, tem participado em diversos projetos e atividades do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), tendo sido vogal da direção entre 2006 e 2012. Leccionoutambém nos Institutos Politécnicos de Santarém e Leiria, na Universidade de Lisboa e na Universidad Iberoamericana (México). Foi consultor em programas do Ministério da Educação e da Fundação Aga Khan, assim como investigador visitante da Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e do Centro de Investigación en Estudios Superiores en Antropología Social (México).É membro da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e da Associação Portuguesa de Sociologia, tendo nesta última coordenado a secção de Sociologia da Educação e sido membro da direção. Foi presidente de uma ONG e representante português numa rede europeia de organizações de comércio justo. Foi, entre 2016 e 2020, Técnico Especialista do Gabinete do Ministro da Educação e, entre 2020 e 2022, é Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Regressou nessa altura à Universidade Aberta, onde é membro do Centro de Estudos Globais e coordenador do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados.
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais
Sofia Gaspar (doutorada em Sociologia, Universidade Complutense de Madrid, 2005) é investigadora auxiliar no CIES-Iscte, Lisboa. Nos últimos anos coordenou vários projetos sobre casais binacionais, famílias transnacionais e imigrantes chineses em Portugal. As suas publicações mais recentes incluem a coedição dos livros The Presence of China and the Chinese Diaspora in Portugal and Portuguese-Speaking Territories (2021, Brill) and Southeast Asian Migration: People on the Move in Search of Work, Refuge and Belonging (Sussex Academic Press, 2015), assim como vários artigos em revistas nacionais e internacionais (International Migration; Population, Space and Place; Journal of Ethnics and Migration Studies; Journal of Chinese Overseas; Diaspora, Indigenous and Minority Education; Global Networks; Portuguese Journal of Social Science).
Desde Janeiro 2023, é coordenadora nacional do projeto AspirE, "Decision making of aspiring (re)migrants to/within the EU: The case of labour market-leading migrations from Asia", no âmbito dos projetos europeus HORIZON-CL2-2022-TRANSFORMATIONS-01).
É Membro da Equipa Coordenadora da Secção Temática Migrações, Etnicidade e Racismo da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), e co-organizadora dos eventos bimestrais Encontros de Estudos sobre a China e Seminário Diversidade Cultural em Famílias Contemporâneas, ambos realizados no Cies-Iscte. É membro de várias redes internacionais: CHERN - China in Europe Research Network (COST Action), CERPE - China Europe Platform on Migration, PRIMOB - Privileged Mobilities: Local Impacts, Belonging and Citizenship (IMISCOE), DIVCULT - Superdiversity, Migration and Cultural Change (IMISCOE) and Lifestyle Migration Hub.
Os seus interesses atuais de investigação centram-se, entre outros, nas migrações privilegiadas, mobilidade por investimento, integração social dos descendentes de imigrantes, em especial na comunidade chinesa em Portugal e na Europa.
Sistemas Educativos Comparados |
Sociologia do Desempenho Escolar
Susana da Cruz Martins, doutorada em Sociologia. Professora associada no Iscte- Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. É Co-coordenadora do Grupo de Investigação de Educação e Ciência, no CIES-Iscte.
É membro do Observatório das Desigualdades e Diretora do Mestrado de Administração Escolar (na ESPP, Iscte). Foi bolseira de Pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Gulbenkian Professorship pela F. C. Gulbenkian. Participou e coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais. Sublinhe-se a coordenação nacional (em Portugal) do projeto europeu EUROSTUDENT - Social and Economic Conditions of Student Life In Europe (II, III, VI, e VII) e a avaliação externa nacional do Programa Global Schools2030, em Portugal sob a designação de Escolas2030, implementado pela Fundação Aga Khan.
É autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas das políticas de educação e do ensino superior, dos sistemas educativos comparados, do desempenho e sucesso escolar, da avaliação de políticas públicas e das desigualdades sociais.
Desenho da Pesquisa |
Sociologia do Desempenho Escolar
Teresa Seabra (teresa.seabra@iscte-iul.pt) é licenciada em Pedagogia (1980) e em Sociologia (1989), mestre em Sociologia (1995) e doutorada em Sociologia (2008). Professora Associada com Agregação do Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL. Dirigiu o curso de Mestrado em Educação e Sociedade de 2002 a 2023. Investigadora integrada do CIES-IUL, desde 1993. Principais domínios de investigação: desigualdades sociais na educação; descendentes de imigrantes na escola; educação familiar; o efeito-escola nos resultados escolares. Autora e co-autora de diversos artigos em revistas científicas, capítulos de livros e livros. De entre as publicações, destaca-se o livro Adaptação e Adversidade: o desempenho escolar dos alunos de origem indiana e cabo-verdiana no ensino básico, publicado em 2010 pelo Instituo de Ciências Sociais (ICS-UL). Membro do Conselho Consultivo do Jornal de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (APS).
Infância e Juventude: Perspetivas Transdisciplinares
Tiago Lapa exerce funções como professor auxiliar e investigador integrado no CIES-IUL, na área da comunicação, no Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Coordena e/ou lecciona unidades curriculares de 1º, 2º e 3º ciclo nas áreas da sociologia da informação e das redes, comunicação e métodos de inquirição online. Tem cerca de 10 anos de experiência no ensino académico na área da sociologia e das ciências da comunicação, tendo leccionado unidades curriculares como Sociologia da Comunicação, Teorias da Comunicação e Competências Comunicacionais no ISCTE-IUL mas igualmente noutras instituições nacionais, como a ESECS do Instituto Politécnico de Leiria e a Universidade Europeia. É igualmente nesta área que tem efetuado orientações de mestrado e doutoramento, colaborado como revisor em publicações e participa em programas COST e Erasmus+ e em redes científicas de âmbito internacional como o World Internet Project e o European Media Coach Initiative, relacionados com os estudos da internet, a divisão digital e a literacia dos novos media. Também pertence ao conselho consultivo do Centro Internet Segura da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O produto do seu trabalho científico tem sido publicado em formato de livros, capítulos e artigos em revistas indexadas de circulação internacional.
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