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Acreditado
6 Anos
31 jul 2020
Registo DGES
Registo inicial R/A-Ef 1038/2011 de 18-03-2011
Registo de alteração R/A-Ef 1038/2011/AL02 de 16-06-2022
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Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício 1, Sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente da licenciatura em Sociologia é altamente qualificado e reconhecido nacional e internacionalmente, com uma ampla experiência em docência e investigação. As diferentes áreas de especialização, no seio da Sociologia, dos docentes da licenciatura, permitem assegurar uma oferta formativa muito abrangente em áreas temáticas muito diversificadas.

Corpo Docente para (2025/2026)

Classes Sociais e Estratificação | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas
Renato Miguel do Carmo é professor associado (com agregação) do departamento de sociologia do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa  e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal. Atualmente é diretor do Observatório das Desigualdades e participa na coordenação científica do COLABOR. Tópicos como as desigualdades socais e territoriais, o Estado social, o emprego e o mercado de trabalho, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social têm sido os temas principais da sua investigação e dos projetos que coordenou e coordena. Publicou nas revistas: Current Sociology, European Societies, Journal of Civil Society, Sociologia Ruralis, Time & Society, Sociological Research Online, Geoforum, Community Development, European Planning Studies, Journal of Labor and Society, entre outras. Publicou 37 livros (24 como editor e 13 como autor e coautor), cinco dos quais publicados em editoras internacionais (Bristol University Press, Berghahn, Palgrave, Springer, Annablume). Presidiu ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais (INE). Desde a finalização do doutoramento recebeu vários prémios científicos, nomeadamente: prémio João Ferreira de Almeida 2023 (1ª edição); prémio António Dornelas 2022; prémios I&D do CIES-Iscte 2022; prémios científicos ISCTE-IUL por artigos publicados em revistas internacionais com elevado impact factor em 2011, 2015, 2016, 2019; Prémio Bartolomeu Dias, para o melhor artigo publicado em revistas nacionais (no ano de 2008) na área dos estudos regionais (Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, APDR); Prémio Especial Júri 2009, destinado a galardoar o melhor artigo da autoria de jovem investigador publicado na revista Análise Social em 2008.  
Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos
Filipa Pinho é socióloga e doutorada em sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Os interesses de investigação têm incidido sobretudo nas migrações internacionais (emigração portuguesa e regresso de migrantes, imigração brasileira em Portugal, políticas de migração, refugiados) e, ultimamente, na habitação (colabora com o projeto LxHabidata). É, desde o ano letivo de 2019/2020, professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas (ESPP), e, atualmente, investigadora integrada no CIES, Iscte. Tem trabalhado como investigadora independente/consultora em projetos de tipo diverso. Alguns exemplos mais recentes: Education & Job Market Research (2024), Fundação Aga Khan; Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa 2023-2026 (2024), DDS/CML; Empreender 2020 - Regresso de uma Geração Preparada (2017), da Fundação AEP; Integração e participação política de imigrantes (2015), da Agência Europeia para os Direitos Fundamentais (FRA); Support and Opposition to Migration in a Comparative Perspective (2017), projetos diversos no IPPS-Iscte e na PPLL, Lda (2017). Foi, entre janeiro de 2019 e setembro de 2021, investigadora de pós doutoramento no CES Coimbra, no projeto Experiências e Expectativas de Regresso dos Novos Emigrantes Portugueses: Reintegração e Mobilidades, no qual o CIES também participou. Foi investigadora auxiliar convidada nos projetos PandPAS e Below 10, no CIES_Iscte, em 2018. Anteriormente, foi coordenadora executiva do Observatório da Emigração desde a sua fundação, em janeiro de 2009, até 2013. Foi coordenadora de projetos e investigadora na Organização Internacional para as Migrações (em 2004, e em 2014). Também trabalhou, durante vários anos, em empresas nacionais e internacionais de estudos de mercado, como técnica de estudos de mercado.
Análise de Dados em Ciências Sociais: Inferencial | Análise de Dados em Ciências Sociais: Modelos de Dependência
Ana Caetano, doutorada em sociologia pelo ISCTE-IUL, é investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professora auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Tem como principais interesses de investigação rupturas no percurso biográfico, reflexividade individual, relação estrutura-agência e métodos biográficos. Coordenou recentemente o projecto "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022) e integrou a equipa da pesquisa "LINKED - Vidas vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família" (2018-2022), tendo os dois projectos sido financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Objecto e Método da Sociologia | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas
Doutorada em Sociologia pelo Iscte (Lisboa) e pelo Institut National d’Éstude Demographiques (INED, Paris), com a tese 'Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands' (https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/7658 ), financiado com bolsas de doutoramento Early Stage Marie Curie Researcher e da FCT/MCTES, com bolsa de curta duração enquanto doutoranda visitante da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) no Centre d'Études et de Recherches Internationales (CERI, Sciences Po) - uma comparação internacional das políticas linguísticas e de integração enquadradas no projecto internacional TIES (The Integration of the European Second Generation, https://cordis.europa.eu/project/id/36077 ) da IMISCOE (https://www.imiscoe.org/about-imiscoe/mission). Desde 2003, trabalho na área da Sociologia do internacional e da Sociologia da linguagem, com foco na população de origem migrante (imigrantes, refugiados e seus descendentes) na Europa e em Portugal, comparando políticas de migração, de asilo, de integração e de língua, educação bilingue, linguagem académica no ensino superior, português para falantes de outras línguas, pluricentricismo da língua portuguesa, e a várias escalas: institucional, familiar e individual. Lecionação em mestrado e licenciatura, no Iscte e internacionalmente: teoria e métodos sobre políticas e práticas linguísticas; família, migração e educação; desenho de pesquisa; pesquisa observacional/etnográfica; ética e profissão em Sociologia; desenho de pesquisa aplicada a estudos sobre Ação Humanitária; teorias sociológicas; objeto e método da Sociologia; Cultura e Sociedade.   Sou membro da comissão organizadora da 7.ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans “In/Visibilidades Negras Contestadas”, que terá lugar em Lisboa (ISCTE-IUL) entre 4 a 6 de Julho de 2019  (https://afroeuropeans2019.wixsite.com/afroeuropeans2019/pt) Membro dos seguintes projectos de investigação no ISCTE-IUL (+ info: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ana-raquel-matias/projects): “Mobilidades e língua: as motivações e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo” (co-coordenadora com Sandra Mateus); “Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization” (coord. De Sandra Mateus); “Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios” (co-coordenador com Nuno Oliveira).  Co-organização: dos Encontros sobre Experiências Migratórias (http://observatorioemigracao.pt/np4/1355/) e das Mesas Redondas Interdisciplinares sobre Diversidade Linguística em Portugal e os Contextos Migratórios (http://www.ces.uc.pt/ eventos / index.php? id = 11119 & id_lingua = 1).  Investigadora Colaboradora do CELGA / ILTEC (UC), Observatório de Emigração (OEm), RedeMigra, EDiSo Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade, grupo de pesquisa de cidadãos RMIR - Refugiados e Migração, Iniciativas e Reflexões, APEDI (http: / /www.apedi.pt/), tendo ainda participado na Rede Cost Network New Speakers in a Multilingual Europe – Opportunities and Challenges (http://www.nspk.org.uk/).
Teorias Sociológicas Clássicas
Ciência da Administração
David Ferraz é Professor Associado do ISCTE e diretor do Doutoramento e Mestrado em Administração Pública. É doutorado em Políticas Públicas pelo ISCTE-IUL (2018), mestre em Administração e Políticas Públicas (ISCTE-IUL - 2008) e licenciado em Gestão e Administração Pública (ISCSP-UTL - 2004). É diplomado pelo Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública (CEAGP - 2006), especialização em Desenvolvimento Organizacional, Liderança e Gestão de Pessoas e pelo Curso de Formação em Gestão Pública (FORGEP - 2012) do INA. Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte), Lisboa. Foi Secretário Geral do Conselho Económico e Social até março de 2022. Entre 1999 e 2004 desempenhou funções em várias empresas do setor privado. Desempenhou funções na Unidade de Investigação e Consultoria do Instituto Nacional de Administração, I.P. (2006-2010) e foi dirigente da Unidade de Formação em Gestão e Administração Pública (2010-2012), foi dirigente da Divisão de Recrutamento e Seleção do INA, prestando esta U.O. apoio à CRESAP (2012-2017). Foi ainda dirigente do Departamento de Recursos Humanos do IHRU, I.P. (desde Setembro de 2017). É investigador convidado do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-UTL), integrando o Grupo de Investigação em Ciência da Administração. Desenvolveu, desde 2004, funções de docência em diversos cursos do INA e ISCTE-IUL (CAGEP; FORGEP; CADAP; Desenho, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas; Diploma de Especialização em Gestão Pública; Diploma de Especialização em Políticas Públicas; Reforma e Modernização Administrativa - 6 ECTS). Foi convidado a proferir lectures na HSE - Moscow (High School of Economics, School of Public Administration) nas áreas da Gestão e Administração Pública. Tem participado em grupos de trabalho e apresentado comunicações científicas em congressos de organizações internacionais como: a American Society for Public Administration, o Centro Latino Americano para el Desarollo, a International Association of Schools and Institutes of Administration, a Public Administration Theory Network. É autor e co-autor de várias publicações, nacionais e internacionais, nas áreas da Gestão, Administração, Políticas Públicas ou Gestão de recursos humanos.
Análise de Dados em Ciências Sociais - Descritiva
Assistente de investigação, CIES-IUL. Professora assistente convidada, Departamento de Métodos de Pesquisa Social, Escola de Sociologia e Políticas Públicas, ISCTE-IUL. Estudante de doutoramento, Programa Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia (OpenSoc).
Estágio em Sociologia | Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos
Elsa Pegado é doutorada em Sociologia pelo Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação pela mesma instituição. Professora Auxiliar no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte. Investigadora e Sub-diretora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte (CIES-Iscte). Tem desenvolvido investigação na área da sociologia da saúde, mais especificamente sobre as Medicinas Complementares e Alternativas e sobre os medicamentos; na área das desigualdades sociais e pobreza e exclusão social; e no domínio das metodologias de avaliação, avaliação de políticas públicas, programas e projetos. É autora e coautora de diversas publicações e comunicações sobre estas temáticas.
Sociedade e Políticas Sociais
Filipe Nunes é licenciado em Sociologia pelo ISCTE e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (ICS-UL). A sua experiência profissional passou pelo Instituto da Defesa Nacional e por funções de assessoria no Governo e na Assembleia da República. Entre 2019 e 2023 foi Conselheiro Técnico Principal na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas em Genebra, onde acompanhou de perto organizações como a União Interparlamentar e a Organização Internacional do Trabalho. Foi anteriormente docente convidado no ISCTE, NOVA-IMS e FCSH-UNL, nas áreas das Políticas Públicas, Ciência Política e Relações Internacionais, bem como investigador no Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa.  E autor de vários artigos sobre elites e mudança política, política internacional, comportamento eleitoral e políticas públicas nas seguintes publicações científicas: Sociologia; Sociologia, Problemas e Práticas; Análise Social; Portuguese Journal of Social Sciences; Relações Internacionais, Ler História; e Fórum Sociológico. É atualmente Vice-Presidente do IPPS-Iscte. 
Estado e Políticas Públicas
Helge Jörgens é Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e Investigador Integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Licenciou-se em Ciência Política na Freie Universität Berlin, Alemanha, em 1994. Concluiu o doutoramento em Ciência Política também na Freie Universität Berlim em 2010. Entre 2010 e 2016 foi Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Ciências Sociais da Freie Universität Berlin e Director Gerente do Centro de Investigação de Política do Ambiente (FFU). As áreas de interesse incluem as política do ambiente, da energia e do clima, o papel e a influência de burocracias internacionais, e a difusão e transferência de políticas públicas.
Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia | Laboratório de Relatório de Projecto em Sociologia
Objecto e Método da Sociologia
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Análise de Dados em Ciências Sociais - Multivariada | Análise de Dados em Ciências Sociais: Modelos de Dependência
Sou socióloga. Licenciei-me em Sociologia em 2001 na FCSH-UNL, tendo mais tarde concluído o Mestrado em Família e Sociedade (ISCTE-IUL, 2006), e a Pós-Graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL, 2008). Concluí o meu Doutoramento em Sociologia no ISCTE-IUL sobre Transições para a Vida Adulta em Portugal e na Europa, onde segui a perspectiva crítica, teórica e metodológica do Curso de Vida. Durante o meu doutoramento e o meu Pós doutoramento (sobre a Família como Microcosmos de Mobilidade Social) passei períodos como estudante visitante e/ou investigadora visitante na Universidade de Tampere (Finlândia) e na Universidade de Brown (EUA).  Interesso-me e tenho-me debruçado sobretudo por temáticas como Trajetórias Sociais (nomeadamente dos Jovens), Métodos de Pesquisa Quantitativa e Qualitativa, Perspectiva do Curso de Vida, Sociologia da Família, Desigualdades Sociais, e as múltiplas faces da Precariedade na Academia. Actualmente sou Professora Auxiliar do Departamento de Métodos de Pesquisa Social e  Investigadora Integrada do CIES-IUL, tendo antes disso sido Investigadora Auxiliar CEEC (no concurso competitivo individual de 2017) neste mesmo centro de investigação. Co-coordeno, desde 2024, no CIES, o Grupo de Investigaçao "Género, Curso de Vida, e Saúde". Coordenei um projecto de Investigação intitulado "Vidas Vinculadas. Uma abordagem longitudinal, multinível e mista ao curso de vida da familia" (2018-2022), e co-coordenei um projecto financiado no mesmo concurso intitulado "Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida" (2018-2022), ambos financiados pela FCT. Fui também a coordenadora local do COORDINATE financiado por Horizon2020 e coordenado pela Metropolitan Manchester University. Sou editora associada do Journal of Youth Studies. Pertenci à comissão de acompanhamento do I Plano Nacional de Juventude, tendo sido responsável pela recolha e análise dos resultados de questionários aplicados a  jovens, que serviu de evidencia e apoio científicos para a concepção tanto do I como do II Plano Nacional de Juventude.  Co-ccordenei a Secção Temática Famílias e Curso de Vida da Associação Portuguesa de Sociologia de 2013 a 2013.  Co-coordeno, com Ana Caetano, desde 2017, um ciclo de seminários sobre "Biografias e Trajectórias" onde convidados estrangeiros e de universidades portuguesas apresentam e discutem resultados e trajectórias de pesquisa biográfica e do curso de vida.  Tenho publicado nacional e internacionalmente, sobre os temas atrás mencionadas, em co-autoria e como autora singular, em formatos diversos dos quais destacaria os artigos científicos em revistas indexadas (Quality and Quantity, Journal of Youth Studies, Sociology, Child in Care Practice, Contemporary Social Science, Scientometrics, por exemplo) e os capítulos de livros em edições sobre Juventude ou Família na Routlegde, Brill, Polity Press, ou Palgrave Macmillan.  Recentemente publiquei pela Tinta da China, com Ana Caetano, Anabela Pereira e Sónia Bernardo Correia, o livro "De Viva Voz: Ecos Biográficos da Sociedade Portuguesa". Em 2022 editei com Gary Pollock o Routledge Handbook of Inequalities and the Life Course. Em 2021 editei com Ana Caetano um Livro sobre "Structure and Agency in Young People’s Lives. Theory, Methods and Agendas", pela Routledge. Actualmente preparo um livro, sob contrato, e em co-autoria, para a Palgrave Macmillan.  Acredito numa sociologia pública e tenho publicado artigos de opinião científica em diferentes plataformas das quais destacaria o jornal Público,  e a Plataforma Barómetro Social, abordando sobretudo temas como precariedade científica, plágio conceptual e juventude. Participei numa edição do 45 graus e num encontro da FFMS, ambos sobre juventude.       
Classes Sociais e Estratificação | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia
Socióloga. Professora Associada do Iscte–Instituto Universitário de Lisboa (Escola de Sociologia e Políticas Públicas, Departamento de Sociologia). Diretora do Laboratório de Competências Transversais (LCT-Iscte) e Presidente da Comissão Científica dos Concursos Especiais de Acesso ao Iscte. Investigadora integrada do CIES-Iscte, onde cocoordena o Grupo de Investigação Desigualdades, Trabalho e Bem-estar. A sua investigação centra-se no estudo das desigualdades sociais, classes e padrões de vida, aprofundando problemáticas emergentes como os percursos e protagonismos de estudantes do ensino superior, os adultos que vivem sós e os idosos em sociedades envelhecidas. Tem igualmente contribuído para a análise da reconfiguração do Estado Social, com particular incidência nos domínios da educação/ensino superior e do trabalho. Nestes contextos, coordenou e integrou projetos e consultorias nacionais e internacionais, em equipas plurais, interdisciplinares e intergeracionais. Enquanto docente, tem investido na inovação pedagógica e no reforço da articulação entre teoria, metodologia e práticas de investigação empírica. A mentoria e a tutoria constituem uma dimensão estruturante do seu percurso académico, tanto no quadro da docência e da cooperação entre colegas, como na criação de dispositivos inovadores de acompanhamento a estudantes. Na gestão académica, como Diretora do ISCTE Soft Skills Lab e responsável por concursos especiais de acesso – nomeadamente o dos Maiores de 23 anos e o de Diplomados de Vias Profissionalizantes – tem promovido programas alargados de mentoria e tutoria, bem como desenvolvido sistemas inovadores de monitorização e prevenção do insucesso e abandono escolar.   O seu percurso é ainda reforçado por um envolvimento ativo na disseminação de conhecimento e na ação cívica, através do associativismo, da mobilização sindical e da participação em iniciativas relevantes da sociedade civil, em Portugal e no plano internacional.
Teorias Sociológicas Clássicas
Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia | Laboratório de Relatório de Projecto em Sociologia
Assistant Professor at the Department of Sociology at Iscte-IUL and Visiting Scholar at the London School of Economics and Political Science (LSE) (since 2014). Member of the International Science Council (ISC) expert advisory panel on the Public Value of Science.  I was Marie Curie Fellow at LSE (2016-2018) (with Marie Curie Individual Fellowship) and Fulbright Scholar at Cornell University (New York) (2015-16) (with a Fulbright Scholarship). I completed my PhD in Science and Technology Studies (STS) at University College London (UCL) (2011), where I was Teaching Assistant (TA) for courses in Science Communication and Science Policy at UCL (2008-2012). I was a trainer at Esconet (European Network for Science Communication, EU funded project), training scientists how to communicate with publics (2009-12). Before my PhD, I worked for the European Commission (EC), at the DG Research, Infrastructures Unit, Brussels. Research interests: science communication, public understanding of science, science policy and research methods for social sciences. Current research focusses on institutional communication of science with society. Main awards and recognitions: International award from Euroscience: European Young Researcher Award' Laureate (EYRA) (2016) Recognition in the Book Ciência Viva 'Mulheres na Ciência' (2019)   Main recent and ongoing international projects: 1. PI (Principal Investigator) for the project ‘MORE-PE: Mobilising Resources for Public Engagement’ (2016-2021). Funding: €170.000, FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia).  2. PI (Principal Investigator) for the project 'OPEN: Organisational Public Engagement with Science and Technology' (2019-2023). Funding: €250.000, FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). The MORE-PE and OPEN studies have been implemented in Portugal, Italy, Germany, the UK, the Netherlands, the USA, Turkey, Brazil, Japan, Taiwan and China (mainland) to study science communication within institutional environments.  3. WP Leader for the EU funded project "POIESIS: Probing the impact of integrity and integration on societal trust in science" with a focus on research integrity and public trust in science in seven countries: Germany, France, Denmark, Greece, Portugal, Spain and the UK (2023 2025). Funding: €1.2M, European Commission (EC).  Website: https://poiesis-project.eu/ 4. Co-PI at Iscte for the study 'Public Opinion about Radan' (part of the EC project RadoNorm) in collaboration with APA (Associação Portuguesa do Ambiente) implemented under the protocol "Implementation of the National Plan for Radan" jointly with the partners: Instituto Nacional de Saúde Dr Ricardo Jorge (INSA), Universidade de Coimbra (UC), Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Direção-Geral da Saúde (DGS), and Instituto Português de Acreditação (IPAC) (2023 - on). Funding: €150.000, APA Fundo Ambiental (FA). 5. PI of the study "Public attitudes and trust in Blockchain technology for Health" part of the project Blockchain.PT (PRR-RE-C05-i01.02: Agendas/Alianças verdes para a Inovação Empresarial) (2023-2026). Funding: €48M (€1.2M Iscte); PRR - Plano de Recuperação e Resilência e União Europeia ao abrigo do programa NextGenerationEU. 6. PI in Portugal for the project “Copy and Paste in (Digital) Science Communication: Praktiken von Churnalism and Verantwortungszuschreibungen [CoPaDiSC]” led by Dr. Lars Guenther from University of Hamburg. Comparative research on university press releases in four countries: Germany (University of Hamburg), Portugal (Iscte-IUL), South Africa (Stellenbosh University) and Israel (Tecnion-Israel Institute of Technology) (2024-2027). Funding: €597.548; BMBF (Federal Ministry of Education and Research)   Speaker in international events: I have been often invited to speak at international conferences including in China, Japan, Brazil and Europe, and as expert in discussions in the field (e.g. Bellagio Centre/Rockefeller Foundation, Como Lake, Italy (2018 and 2022), Chan Zuckerberg Initiative (2018), San Francisco, USA). Recent book published by Routledge (2022): 'Public Communication of Research Universities: ‘Arms-race’ for visibility or science substance?’, Routledge 
Teorias Sociológicas Contemporâneas
Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Laboratório de Pesquisa Observacional
Professor Associado do Departamento de Métodos de Pesquisa Social; Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; Editor Associado do Journal of Youth Studies Áreas de Investigação: Juventude, Tecnologia e Desigualdades Sociais  
Laboratório de Pesquisa Observacional
Otávio Raposo é pesquisador integrado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e professor auxiliar convidado do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Desenvolve pesquisas nas áreas dos estudos urbanos, juventude, arte, segregação e migrações em Portugal e no Brasil que resultaram em artigos em revistas nacionais e internacionais. Está atualmente a pesquisar as práticas artísticas e os engajamentos políticos dos jovens das periferias de Lisboa, bem como as políticas públicas a eles dirigidas. Realizou diversos documentários, entre os quais “Nu bai. O rap negro de Lisboa” (2007) e “Na Quinta com Kally” (2019).
Análise de Dados em Ciências Sociais - Multivariada
Doutoramento em Sociologia. Professora Catedrática do Iscte, onde leciona desde 1993. Integra atualmente o Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, e é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). As suas principais áreas de investigação têm sido: educação e educação de adultos; competências, literacia e práticas de leitura; ciência e sociedade; e metodologias de investigação em ciências sociais. Tem coordenado e integrado equipas de vários projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais, organismos privados e públicos. É autora e coautora de várias publicações científicas incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas indexadas. Tem uma vasta experiência docente, tendo coordenado e lecionado de unidades curriculares em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos, nos domínios da sociologia e da análise de dados em ciências sociais.  Atualmente, é Diretora do Programa de Doutoramento em Sociologia do Iscte, coordenadora do Grupo de Investigação “Educação e Ciência” do CIES, membro do Conselho Geral do Iscte, membro do Conselho Nacional de Educação, onde coordena a Comissão Especializada de “Democratização e Desigualdades Educativas”, e membro do Conselho Superior de Estatística, onde preside à Secção Permanente de Estatísticas Sociais.
Instituições e Mudança Social | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas
Teorias Sociológicas Contemporâneas
Pedro Vasconcelos completed his graduation in Sociology (Licentiate degree) in 1995 at Iscte - University Institute of Lisbon, his Research Master's Degree in Social Sciences in 2002 at the Institute of Social Sciences of the University of Lisbon, and his Doctorate in Sociology at Iscte in 2011 (all Pre-Bologna Process). He teaches at graduate and post-graduate levels since 1996 at Iscte. Since 1992 he has participated in several research projects about issues such as categorization processes, social representations and identities, family and social class, generations and values, family and youth, sexuality, social networks, kinship, social inequalities, gender and transgender issues. Presently his main interests are about social and sociological theory, social inequality and multidimensionality, gender, class and racialization/ethnicity.
Análise de Dados em Ciências Sociais - Descritiva | Análise de Dados em Ciências Sociais: Inferencial
Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia
Sou socióloga (Doutoramento na Univ.Lille 1/Iscte-IUL, 2007), Professora de Sociologia do Trabalho e de Relações de Trabalho no Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL), e Investigadora do CIES-Iscte. Anteriormente desempenhei funções de Investigadora no SOCIUS-ISEG-ULisboa (2007-2015) e no ICS-ULisboa (2015-2024), tendo liderado projetos nacionais e a representação portuguesa em projetos europeus. Fui também membro da equipa de correspondentes do Observatório Europeu da Vida Profissional/Eurofound e prestei serviços de consultoria a agências internacionais. O meu trabalho tem sido publicado no European Journal of Industrial Relations, Transfer, Cultural Trends, International Journal of Police Science & Management, entre outras revistas científicas, e tenho também editado livros e contribuído para capítulos de livros publicados pela Routledge, Springer, Palgrave Macmillan, l'Harmattan entre outras editoras académicas. Gosto de combinar métodos qualitativos e quantitativos e de colaborar com colegas de outras disciplinas.
Modernidade e Questão Social
Professora Associada com Agregação do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa.  Diretora do Departamento de Sociologia e Coordenadora ERASMUS . Investigadora do CIES-Iscte, desenvolve atualmente pesquisas nas áreas da "Comunicação, Tecnologias de Informação e Saúde", "Literacia em Saúde" e "Saúde Digital". Coordenou, recentemente, o projeto FCT,  "Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas" (https://heric2d.cies.iscte-iul.pt/). Associated Editor da revista Observatório (OBS*- http://obs.obercom.pt/index.php/obs), membro do Comité Científico das Edicciones-InCom-UAB e do Comité Editorial da Revista de Comunicación y Salud (https://www.revistadecomunicacionysalud.es/index.php/rcys). É autora de vários livros e artigos nas áreas da Saúde e Comunicação, Literacia em Saúde, Comunicação em Rede e Jovens e Media em Portugal.
Estágio em Sociologia | Objecto e Método da Sociologia
Sandra Mateus é socióloga, doutorada em Sociologia pelo Iscte - Instituto Universitário de Lisboa (2014). Investigadora integrada no CIES-Iscte e professora auxiliar no Iscte, onde dirige o Mestrado em Educação e Sociedade e coordena o 1º ano da licenciatura em Sociologia. É membro eleito da Comissão Científica do Cies. Atualmente coordena, em Portugal, o projeto europeu H:ouse (AMIF), centrado nos desafios habitacionais na integração de refugiados (2024-2026), e o projeto europeu Space4Us, sobre a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. Desenvolve um programa de investigação sobre as formas como as identidades e as pertenças dos jovens de origem mista são criadas em contextos familiares transnacionais. Tem investigado e ensinado nas áreas da educação, migrações, desigualdades sociais e juventude, com particular enfoque nos filhos dos imigrantes. Autora e coautora de várias publicações, comunicações e conferências. A sua experiência docente inclui unidades curriculares sobre "Sociedade Educativa" e "Descendentes de Imigrantes e Educação" no Mestrado em Educação e Sociedade do Iscte, e outras unidades como “Objeto e Método da Sociologia”, "Sociologia da Educação", "Políticas Educativas", "Integração em Processos Migratórios", e "Mediação Multicultural em Contextos Educativos". Inclui ainda a docência na Escola Superior de Educação de Lisboa (2011) e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2005). Foi formadora em várias instituições e com diversos públicos, incluindo professores, assistentes sociais, e animadores. Fez parte da equipa nacional de gestão do Programa Escolhas (2006-2008), coordenando a comunicação do programa, a área dos descendentes de imigrantes e a formação de equipas locais; e também fez parte do Grupo de Trabalho Informal para a Integração dos Filhos de Imigrantes, apoiado pelo ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, IP. Neste Instituto, foi também membro da Bolsa de Formadores para a sensibilização sobre o acolhimento e integração de imigrantes. Entre 2009 e 2010, aprendeu e utilizou o Stand Up Comedy para divulgação pública da ciência, através da participação do projeto "Cientistas de Pé".
Cultura e Sociedade
Doutoranda em Sociologia no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) (ref. 2021.06429.BD). Está a desenvolver a sua pesquisa sobre "O trabalho digno e as desigualdades sociais na sociedade digital" numa perspetiva comparativa entre Portugal e a Europa. Mestre em Ciências do Trabalho e Relações Laborais (Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, 2019). Realizou uma pós-graduação em Análise de Dados em Ciências Sociais (Iscte, 2023). Membro da Equipa Coordenadora da Secção Temática Classes, Desigualdades e Políticas Públicas da Associação Portuguesa de Sociologia (APS). Tem desenvolvido atividades enquanto assistente de investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-ISCTE) e no ICS-Universidade de Lisboa (Estudo de Opinião em Portugal, "Next Steps in Securing the Sustainability of the European Social Survey"), aplicando metodologias quantitativas e qualitativas em diferentes campos temáticos. Tem como principais interesses de investigação as desigualdades sociais, o trabalho digno, os territórios e a inclusão e coesão. Assistente convidada no Laboratório de Competências Transversais do Iscte. Assume responsabilidades de coordenação executiva no Portfólio Profissional de Sociólogos/as.
Metodologias de Avaliação | Metodologias de Planeamento
Cultura e Sociedade | Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia | Laboratório de Relatório de Projecto em Sociologia
Walter Rodrigues estudou Sociologia no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, desde 1982, e aí exerce actividade profissional, desde 1987, como docente no Departamento de Sociologia, em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, e como investigador, actualmente no DINAMIA'CET - Centro de estudos sobre a mudança socioeconomica e o território. Em articulação com essas atividades exerceu, também, atividades de consultoria, ações de formação e prestação de serviços especializados à comunidade, para diversas entidades da administração central, autarquias e agências de desenvolvimento. Foi Director do Centro de Estudos Territorias. Foi também director do curso de Licenciatura em Sociologia do iscte (2010-2015) e director pelo iscte do curso de Doutoramento em Estudos Urbanos (2011-2015), curso em parceria iscte - Instituto Universitário de Lisboa e FCSH- Universidade Nova de Lisboa. Foi, ainda, director da revista CIDADES, comunidades e territórios.(2010-2014).
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