Objectivos
No final desta unidade curricular os formandos devem ser capazes de ter desenvolvido um projeto aplicado que envolva diversas dimensões como, entre outras, quadro legal e ética da AP, gestão de pessoas, de recursos financeiros.
Em especial deve estar demonstrada a capacidade de:
-Identificar um problema real, contextualizado, qualificado e quantificado
-Abordar o problema de um ponto de vista conceptual, teórico e essencialmente prático
-Desenhar políticas e/ou soluções, sendo capazes de antecipar o respetivo impacto
-Definir um plano de recursos necessários.
Programa
Identificação de wicked problems e temas de trabalho de Projeto
O desenho do projeto
A implementação do projeto
Afetação de recuros
Debate avançado
Feedback personalizado
Processo de Avaliação
A avaliação consiste na avalição do progresso obtido desde a identificação do problema até à sua abordagem de resolução, promovendo uma avaliação contínua assente em feedback personalizado aos estudantes.
No final, os alunos devem fazer uma apresentação / publicação do seu projeto.
É feito a monitorização dos projetos dos alunos em sessões de monitorização / mentoria executiva.
Bibliografia
Bibliografia Obrigatória
Borrueco, M., Torregrossa, M., Pallarès, S., Vitali, F., & Ramis, Y. (2023). Women coaches at top level: Looking back through the maze. International Journal of Sports Science & Coaching, 18(2), 327-338. https://doi.org/10.1177/17479541221126614 Grant, A. M., & Gerrard, B. (2020). Comparing problem-focused, solution-focused and combined problem-focused/solution-focused coaching approach: Solution-focused coaching questions mitigate the negative impact of dysfunctional attitudes. Coaching: An International Journal of Theory, Research and Practice, 13. Gwaldis M., How to conduct a successful pilot: Fail fast, safe, and smart, 2019, https://blog.shi.com/melissa-gwaldis/ Pan Fagerlin, W. and Lövstål, E. (2020), ""Top managers’ formal and informal control practices in product innovation processes"", Qualitative Research in Accounting & Management, Vol. 17 No. 4, pp. 497-524. https://doi.org/10.1108/QRAM-02-2019-0042 Project Management Institute (ed.) (2017) Guia PMBOOK, 6ed. PMBook, PMI.
Bibliografia Opcional
Project Management Institute / 6th ed. Newton Square, PA: Project Management Institute, A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide), 2017 Ries, E. / capítulos 3 e 4, Penguin Group, The Lean Startup: How Today's Entrepreneurs Use Continuous Innovation to Create Radically Successful Businesses, 2017