Propinas UE (2026/2027)
Propinas fora da UE (2026/2027)
Plano de Estudos para 2026/2027
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
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Gestão de Operações
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Gestão da Cadeia Logística
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Gestão de Processos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Seminário de Investigação em Gestão da Tecnologia e da Cadeia de Abastecimento
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Gestão da Tecnologia e da Inovação
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Gestão das Operações nos Serviços
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Análise de Projectos de Investimento
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Tecnologias Digitais Aplicadas na Gestão das Cadeias de Abastecimento
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
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Literacia de Dados para Operações
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
| 2º Ano | ||
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Trabalho de Projeto em Gestão da Tecnologia e da Cadeia de Abastecimento
30.0 ECTS
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Trabalho Final | 30.0 |
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Dissertação em Gestão da Tecnologia e da Cadeia de Abastecimento
30.0 ECTS
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Trabalho Final | 30.0 |
Gestão de Operações
OA1: Controlar os materiais e recursos requeridos pelos processos
OA2: Planear a utilização dos recursos necessários nos processos de forma a satisfazer as necessidades dos clientes
OA3: Apoiar o planeamento e controlo das operações tendo por base a utilização de diferentes ferramentas e métodos.
CP1: Planeamento Agregado
CP2: Teoria das Restrições
CP3: Planeamento de recursos: Plano Diretor de Produção e Materials Requirement Planning
CP4: Scheduling
CP5: Filas de Espera
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA
1. Participação (Assiduidade >=80%): 10%
2. Trabalho de grupo e discussão: 40%
3. Exame escrito individual: 50%
A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 7.5 valores (em 20) em cada componente.
OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).
[1] Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. (2022) Operations Management: processes and supply chains, 13th Edition, Pearson
[2] Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2023) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 14th Edition, Pearson
[1] Slack, N., Brandon-Jones, A. e R. Johnston (2019) Operations Management, 9th Edição, Pearson
[2] Carvalho, J.C. et al. (2010) Logística e Cadeia e Abastecimento, Edições Sílabo
[3] Jacobs. F.R. e R.B. Chase (2014) Operations and supply chain management, 14ª Edição, McGraw-Hill.
Gestão da Cadeia Logística
Os alunos deverão ser capazes de:
OA1: Compreender os fundamentos da Logística e da Gestão da Cadeia de abastecimento (GCA) e conhecer os desafios que se colocam às Cadeias de Abastecimento na atualidade.
OA2: Rever situações, aplicar modelos e métodos da logística que sejam relevantes, e comparar soluções no que se refere a: a. modelos de reaprovisionamento com procura independentes b. ciclos seletivo e repetitivo e criação de valor c. estratégias de procurement e de outsourcing d. transporte, armazenagem e sistemas de informação para Cadeias de Abastecimento
OA3: Aplicar a teoria a situações práticas expostas em sala.
P1: Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento
P2: Ciclos Seletivo e Repetitivo; Valor
P3: Estratégias na Cadeia de Abastecimento
P4: Bullwhip Effect
P5: Speed Challenge
P6: Simulador de Cadeia de Abastecimento
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA
1. Assiduidade >=80%
2. Trabalho de grupo e discussão: 50% (10% Speed Challenge; 10% Participação; 30% caso final)
3. Exame escrito individual: 50%
A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de7 valores (em 20) em cada componente.
OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).
Christopher, M. (2023) Logistics & Supply Chain Management, 6th Edition, Financial Times Publishing International.
Gestão de Processos
Este curso prepara os alunos para:
OA1: Refletir sobre e criticar a literatura existente sobre Gestão de Processos de Negócio
OA2: Identificar necessidades de automação em processos de negócio através de dados dos processos
OA3: Aplicar princípios de automação de processos de negócios
OA4: Explorar como as tecnologias podem ser aplicadas para promover a transformação digital das organizações e melhorar o desempenho dos processos de negócio
OA5: Aplicar a teoria aprendida em sala de aula em situações reais
S1: Introdução à gestão de processos de negócios
S2: Automatização de Processos com ERP
S3: Automação de Processos com RPA
S4: Monitorização de processos
S5: BPM como uma capacidade empresarial: exemplos de casos reais
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA
1. Assiduidade >=80%
2. Relatórios individuais: 20%
3. Trabalho de grupo: 40%
4. Exame escrito individual: 40% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 7 valores (em 20) em cada componente.
OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).
Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., Reijers, H.A. (2018) Fundamentals of Business Process Management, 2nd edition, Springer Brandon-Jones, A., Slack, N. (2021) Operations and Process Management: Principles and Practices for Strategic Impact, 6th Ed, Pearson Education Limited. Bornet, P., Barkin, I., Wirtz, J. (2021) INTELLIGENT AUTOMATION - Welcome to the World of HYPERAUTOMATION, World Scientific
Sagegg, O.J., Alfnes, E. (2023) ERP Systems for Manufacturing Supply Chains: Applications, Configuration, and Performance, CRC Press Lopes da Costa, R., O'Neill, H. (2023) Sistemas Inteligentes Aplicados à Gestão de Empresas, Almedina. Laudon, K.C. and Laudon, J.P. (2022) Management Information Systems, 17th Edition, Prentice Hall Kaelble, S. (2022) Process Mining for Dummies, Celonis Bradford, M. (2020), Modern ERP: Select, Implement, and Use Today's Advanced Business Systems, 4th edition Taulli, T. (2020) The Robotic Process Automation Handbook - A Guide to Implementing RPA Systems. APRESS Jeston, J. (2018) Business Process Management: Practical guidelines to successful implementation, 4th Ed, Routledge Van Der Aalst, W.M.P. (2016) Process Mining : Data Science in Action, 2nd Edition, Springer
Seminário de Investigação em Gestão da Tecnologia e da Cadeia de Abastecimento
OA1. Definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução
OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses
OA3. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo
CP1. Introdução - diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum
CP2. Processos fundamentais de investigação Fases de investigação Revisão de literatura Formulação do problema Definição de objectivos de investigação Conceptualização das variáveis e das suas relações
CP3. Recolha de dados Técnicas de recolha de dados Tratamento de informação secundária Investigação em ambiente organizacional
CP4. Organização e redação do relatório
- Participação em aula: 20%
- Projecto de Tese: 80% A nota mínima de aprovação é 10.
Privitera, Gregory (2019) Research Methods for the Behavioral Sciences, SAGE, 3rd edition. Gravetter, Frederick J. & Forzano, Lori-Ann (2022) - Research Methods for the Behavioral Sciences, Cengage Learning, 6th Edition.
Gestão da Tecnologia e da Inovação
Este curso pretende preparar os estudantes para:
OA1: Perceber o princípio básico de economia da inovação.
OA2: Gerir o ciclo de vida das inovações.
OA3: Explorar a dinâmica entre mercado e tecnologia.
OA4: Perceber o processo de inovação nas organizações, com ênfase no paradigma da inovação aberta.
OA5: Explorar como a implementação de novas tecnologias levam à criação de valor nas organizações.
OA6: Desenhar e criar produtos, serviços e processos inovadores.
P1. Economia da inovação
P1.1 O que é a inovação
P1.2 Relação entre tecnologia e mercado
P1.3 Classificação das tecnologias
P1.4 Evolução e previsão da tecnologia
P2. A dinâmica dos mercados tecnológicos
P2.1 Descontinuidade tecnológica
P2.2 Tecnologia e estruturas de mercado
P2.3 Tecnologia e ecossistemas
P2.4 Liderança tecnológica
P3. Gestão da inovação
P3.1 Os paradigmas da inovação fechada e aberta
P3.2 Tipos de práticas de inovação aberta
P3.3 Crowdsourcing
P3.4 Casos de Inovação Aberta e Crowdsourcing
P4. Novas tecnologias e estratégias competitivas
P4.1 Noções básicas de competitividade dos modelos de negócio
P4.2 Modelos de negócio de desenvolvimento de novos produtos
P4.3 Modelos de negócio de plataformas digitais
P4.4 Modelos de negócio de inteligência artificial
P4.5 Modelos de negócio de IoT e big data
P4.6 Modelos de negócio de biotecnologia
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA
1. Assiduidade >=80%
2. Trabalho de grupo - resolução de casos de estudo: 35%
3. Exame escrito individual: 65% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 8.5 valores (em 20) em cada componente.
OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).
Rzepka, A. (2022) Innovation in the Digital Economy: New Approaches to Management for Industry 5.0. Routledge, 1ª Edição. Schilling, M. (2019) Strategic Management of Technological Innovation (Irwin Management) 6th Edition. McGraw-Hill Education. ISBN-10: 978125953906 Johnson, M.W., McGrath, R.G., Christensen, C.M., Blank, S. (2019) On Business model innovation. Harvard Business Review.
Arthur, W. B. (1989) Competing technologies, increasing returns, and lock-in by historical events. The economic journal, 99(394), 116-131. Merino, D. N. (1990) Development of a technological S-curve for tire cord textiles. Technological Forecasting and Social Change, 37(3), 275-291. Adner, R., Kapoor, R. (2016) Spotlight on ecosystem innovation. Harvard Business Review. Schilling, M. A., Esmundo, M. (2009) Technology S-curves in renewable energy alternatives: Analysis and implications for industry and government. Energy policy, 37(5), 1767-1781. Chesbrough, H. (2003) Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business School Press, Boston. Colombo, G., Dell'Era, C., Frattini, F. (2015) Exploring the contribution of innovation intermediaries to the new product development (NPD) process: a typology and an empirical study. R&D Management, 45(2), 126-146. Mazzola, E., Bruccoleri, M., Perrone, G. (2012) The effect of inbound, outbound and coupled innovation on performance, International Journal of Innovation Management, Vol. 16, No. 6, pp.1240008-35. Mazzola, E., Bruccoleri, M., Perrone, G. (2016). Open innovation and firms performance: state of the art and empirical evidences from the bio-pharmaceutical industry. International Journal of Technology Management, 70(2-3), 109-134. Lakami, K. R. (2009) Innocentive.com (A), HBS case Mazzola, E., Piazza, M., Acur, N., Perrone, G. (2020) Treating the crowd fairly: increasing the solvers’ self-selection in idea innovation contests. Industrial Marketing Management, 91, 16-29. Piazza, M., Mazzola, E., Acur, N., Perrone, G. (2019) Governance considerations for seeker–Solver relationships: A knowledge-based perspective in crowdsourcing for innovation contests. British Journal of Management, 30(4), 810-828. Mazzola E., N. Acur, M. Piazza, G. Perrone (2018) To Own or Not to Own? A Study on the Determinants and Consequences of Alternative Intellectual Property Rights Arrangements in Crowdsourcing for Innovation Contests. Journal of Product Innovation Management, Vol. 35(6): 908-929 Apte, U. M., Davis, M. M. (2019) Sharing economy services: business model generation. California Management Review, 61(2), 104- 131. Brynjolfsson, E., Hu, Y., Smith, M. D. (2003) Consumer surplus in the digital economy: Estimating the value of increased product variety at online booksellers. Management science, 49(11), 1580-1596. Christensen, C. M. (2013) The innovator's dilemma: when new technologies cause great firms to fail. Harvard Business Review Press. Hagel, J., Singer, M. (1999) Unbundling the corporation. Harvard business review, 77, 133-144. Hagiu, A., Altman, E. J. (2017) Finding the platform in your product. Harvard Business Review, 95(4), 94-100. Hagiu, A., Wright, J. (2015) Multi-sided platforms. International Journal of Industrial Organization, 43, 162-174. Howe, J. (2006) The Rise of Crowdsourcing. Wired, 14 http://www.wired.com/wired/archive/14.06/crowds.html Neely, A. (2008) Exploring the financial consequences of the servitization of manufacturing. Operations management research, 1, 103- 118. Piller, F. T. (2010) Open innovation with customers: crowdsourcing and co-creation at Threadless. Available at SSRN 1688018. Rochet, J. C., Tirole, J. (2003) Platform competition in two-sided markets. Journal of the european economic association, 1(4), 990-1029. Smith, D. J. (2013) Power-by-the-hour: the role of technology in reshaping business strategy at Rolls-Royce. Technology analysis & strategic management, 25(8), 987-1007.
Gestão das Operações nos Serviços
No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a:
OA1: identificar as características do serviço e também as competências associadas ao pensamento estruturado sobre serviço em negócios;
OA2: aprender sobre as oportunidades oferecidas pela tecnologia para melhorar a produtividade e a criação de valor em organizações de serviços;
OA3: compreender o crescimento e expansão dos serviços, tanto a nível nacional como internacional, e apreciar as oportunidades empreendedoras em serviço.;
OA4: Medir e controlar o desempenho dos serviços, bem como planear como este deverá ser melhorado continuamente.
P1: Introdução ao que é Serviço e o que entendemos por serviço
P2: "Back stage" versus "front stage", a metáfora do teatro
P3: Design, mapeamentos e análise
P4: Quebrando o conflito eficiência-serviço. O conceito do Serviço
P5: Qualidade em Serviços, gestão de competências e capacidades
P6: diferentes lógicas em serviços e serviços inteligentes
P7: Como medir o crescimento do processo do serviço (um processo contínuo)
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA
1. Participação nas aulas, assiduidade (>=90%) e 4 relatórios individuais: 20%
2. Casos curtos e/ou artigos (2 por grupo): 25%
3. Caso de estudo (Trabalho de grupo): 25%
4. Exame escrito individual: 30% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 9.5 valores (em 20) em cada componente.
OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).
Bordoloi, S., Fitzsimmons, J.A., Mona J. Fitzsimmons (2023). Service Management: Operations, Strategy, Information Technology (10th edition), McGraw-Hill Higher Education, New York Maglio, P.P., Kieliszewski, C.A., Spohrer, J.C., Lyons, K., Patricio, L., and Y., Sawatani, (eds). (2019). Handbook of Service Science, Volume II, New York: Springer.
Análise de Projectos de Investimento
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
- Ser capaz de descrever o processo de preparação de um Plano de Negócios desde a identificação da ideia inicial até à obtenção de resultados do investimento;
- Compreender a relação entre as decisões de financiamento e outros aspetos da estratégia do negócio;
- Identificar as fontes de financiamento disponíveis para os projetos inovadores, incluindo o capital de risco;
- Ser capaz de avaliar um projeto de investimento inovador na ótica empresarial.
1. Avaliação financeira de projetos inovadores
1.1. Plano de Negócios de projetos inovadores. Estrutura e elementos base.
1.2. Avaliação financeira de projetos inovadores. Critérios de avaliação.
1.3. Avaliação de soluções alternativas a partir da análise da incerteza e do risco. Análise de sensibilidade.
1.4. Financiamento do empreendedorismo. Circuito de financiamento. Fontes de financiamento para os projetos inovadores. Capital de risco.
Opção 1: Avaliação ao longo do semestre
1. Trabalho de grupo: 40%
2. Exame escrito individual:60%
A média de aprovação é de 9,5 valores, com um mínimo de 8 valores (em 20) nas componentes 1 e 2.
Opção 2: Exame Final
Exame final individual:100%
Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9,5 valores (em 20)
Markides C. (2023). Business Model Innovation: Strategic and Organizational Issues for Established Firms. Cambridge University Press.
Markides C. (2021). Organizing For The New Normal: Prepare Your Company For The Journey Of Continuous Disruption. Kogan Page Ltd.
Mota, A., Barroso, C., Nunes, J., Oliveira, L., Ferreira, M. e Inácio, P. - Finanças da Empresa, 6ª Edição, 2020, Ed.Sílabo.
Smith, R. L., Smith, J. K., Bliss, R. T. - Entrepreneurial Finance: Venture Capital, Deal Structure & Valuation, Second Edition 2nd Edition,2020.
Brealey, R., Myers, S. & Allen, F. (2019). Princípios de Finanças Empresariais, McGraw-Hill Portugal,13ª Edição
Tecnologias Digitais Aplicadas na Gestão das Cadeias de Abastecimento
Este curso prepara os alunos para:
OA1: Compreender os principais desafios das cadeias de abastecimento globais e o papel da tecnologia para os enfrentar
OA2: Explorar como resolver problemas comuns e reinventar cadeias de abastecimento através da utilização de diferentes tipos de tecnologias
OA3: Avaliar a contribuição individual ou conjunta de diferentes soluções tecnológicas para cadeias de abastecimento digitais de elevado desempenho
OA4: Aplicar a teoria aprendida em aula em situações reais
P1: Cadeias de Abastecimento Tradicionais Vs Digitais
P2: Benefícios e riscos das cadeias de abastecimento digitais
P3: Frameworks que orientam a transformação digital das cadeias de abastecimento
P4: Exemplos de sucesso de transformação digital em cadeias de abastecimento
P5: Desafio com casos reais: proposta e discussão da digitalização em cadeias de abastecimento reais
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA
1. Assiduidade >=80%: 10%
2. Trabalho de grupo: 40%
3. Exame escrito individual: 50% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 7.5 valores (em 20) em cada componente.
OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).
Pellicelli M. (2023) The Digital Transformation of Supply Chain Management. Elsevier, 1st Edition MacCarthy, B.L., Ivanov D. (2022) The Digital Supply Chain. Elsevier, 1st Edition
Lassnig, M., Müller, J.M., Klieber, K., Zeisler, A., Schirl, M. (2022) A digital readiness check for the evaluation of supply chain aspects and company size for Industry 4.0, Journal of Manufacturing Technology Management, Vol. 33 No. 9, pp. 1-18. https://doi.org/10.1108/JMTM-10-2020-0382 Queiroz, M.M., Pereira, S.C.F., Telles, R., Machado, M.C. (2021) Industry 4.0 and digital supply chain capabilities: A framework for understanding digitalisation challenges and opportunities, Benchmarking: An International Journal, Vol. 28 No. 5, pp. 1761-1782. https://doi.org/10.1108/BIJ-12-2018-0435 Son, B.-G., Kim, H., Hur, D., Subramanian, N. (2021) The dark side of supply chain digitalisation: supplier-perceived digital capability asymmetry, buyer opportunism and governance, International Journal of Operations & Production Management, Vol. 41 No. 7, pp. 1220-1247. https://doi.org/10.1108/IJOPM-10-2020-0711 Kittipanya-ngam, P., Tan, K.H. (2020) A framework for food supply chain digitalization: lessons from Thailand, Production Planning & Control, 31:2-3, 158-172, DOI: 10.1080/09537287.2019.1631462
Literacia de Dados para Operações
Este curso pretende preparar os estudantes para:
OA1: Resolver problemas de gestão usando excel
OA2: Usar ferramentas de visualização e de comunicação para apoio efetivo em processos de decisão
OA3: Aplicar diferentes ferramentas de análise e comunicação de dados em casos reais
P1: Modelação avançada com o Excel
P1.1 Otimização e simulação
P1.2 Sensitivity analysis
P1.3 Modelos de apoio à decisão: exemplos
P2: Visualização e comunicação de dados
P2.1 KPI P2.2 Dahsboards and reports (Excel, PowerBI)
P3: Tópicos de storytelling com dados
P4: Casos reais
AVALIAÇÃO PERIÓDICA
1. Assiduidade >=80%
2. Trabalho individual com apresentação digital e discussão (100%, classificação mínima de 9.5 valores em 20).
Dada a natureza prática da UC, a avaliação é exclusivamente por trabalho, mas para os alunos que não cumprem os requisitos de avaliação periódica será facultado um enunciado de trabalho, com o prazo de uma semana para a entrega, que incluirá apresentação digital e discussão, durante a época de exames. (100%, classificação mínima de 9.5 valores em 20).
Alexander, M., Kusleika, D. (2022) Microsoft Excel 365 Bible, 1st Edition. Wiley [ISBN: 978-1119835103] Eckert, H.-W. (2022) Storytelling with data: Gaining insights, developing strategy and taking corporate communications to a new level.Springer Gabler Evans, J.R. (2020) Business Analytics, Global Edition, 3rd Edition. Pearson [ISBN: 978-1292339061] Frost, A., Sturt, T., Kynvin J., Gallardo, S.F (2021) Communicating with Data Visualisation: A Practical Guide. Sage Publications Knaflic, C.N. (2019) Storytelling With Data: Let's Practice. Wiley. Knaflic, C.N. (2015) Storytelling With Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals. Wiley. Microsoft (n.d.) Microsoft Learn Power BI. https://learn.microsoft.com/en-us/training/powerplatform/power-bi Winston, W. (2021) Microsoft Excel Data Analysis and Business Modeling (Office 2021 and Microsoft 365) (Business Skills), 7th Edition. Microsoft Press [ISBN: 978-0137613663]
Camm, J., Cochran, J., Fry, M., Ohlmann, J., Anderson, D., Sweeney, D., Williams, T. (2015) Essentials of Business Analytics, Cengage Learning. Krum, R. (2014) Cool Infographics: Effective Communication with Data Visualization and Design. Wiley. Telea, A. (2015) Data Visualization: Principles and Practice. 2nd Edition, CRC Press.
Trabalho de Projeto em Gestão da Tecnologia e da Cadeia de Abastecimento
OA1: Diagnosticar a envolvente organizacional interna e externa que enquadre uma intervenção de gestão
OA2: Conduzir uma revisão de literatura que suporte a elaboração de um projecto aplicado
OA3: Definir as fases de um projecto de intervenção
OA4: Definir as formas de acompanhamento e avaliação de projetos após a sua implementação
P1: Diagnóstico sumário da organização
P2: Diagnóstico específico da envolvente e de um problema organizacional
P3: Revisão de literatura aplicada
P4: Análise de custos/benefícios do projeto para as organizações
P5: Definição de projecto de intervenção, ou síntese de caso e possíveis formas de resolução
P6: Avaliação de impactos possíveis e formas de controlo de resultados
As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas:
1. Estudo acompanhado
2. Discussão coletiva em sessões tutoriais
3. Análise documental
4. Focus group, observação e entrevistas em ambiente organizacional
Ellet, W. (2007) The case study handbook. USA: Harvard Business Press. Pidd, M. (2003) Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.A63
Kerkner, H. (2022). Project Management: A systems approach to planning, schedulling, and controlling. 13th Edition, New Jersey: John Wiley Bell, E., Harley, B., Bryman, A. (2022) Business Research Methods. Oxford University Press, 6th Edition Meredith, J. R., Shafer, S.M., Mantel, S. J. (2021). Project Management: A managerial approach. 11th Edition, New Jersey: John Wiley Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A. (2020) Research Methods for Business Students. Pearson, 8th Edition
Dissertação em Gestão da Tecnologia e da Cadeia de Abastecimento
Bell, E., Harley, B., Bryman, A. (2022) Business Research Methods. Oxford University Press, 6th Edition Saunders, M., Lewis, P., Thornhill, A. (2020) Research Methods for Business Students. Pearson, 8th Edition Fisher, C. (2007) Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall
Ellet, W. (2007) The case study handbook. USA: Harvard Business Press. Pidd, M. (2003) Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley.A63