Propinas UE (2025/2026)
Propinas fora da UE (2025/2026)
The programme, conducted in English, offers opportunities to learn relevant languages for humanitarian response. Staff mobility enables and enhances curriculum internationalization and strengthens the consortium’s global South-North humanitarian action network.
Structure
Semester 1, in Iscte (Portugal), provides a global approach to humanitarian action.
In Semester 2, hosted at NTNU (Norway), students delve into a specialisation in global health, innovation and entrepreneurship, humanitarian design and advanced research methodology.
Summer Schools are held between the semester 2 and 3. This two-week ECTS-bearing module provides students with contact with institutions (APs) that implement life-saving interventions in countries affected by humanitarian crises, namely Cape Verde (intake 1 – June 2026), Greece (intake 2 – June 2027), Uganda (intake 3 – June 2028) and Mozambique (intake 4 – June 2029).
Semester 3, at Makerere (Uganda) has an internship on social support for HA to apply knowledge, along with development studies and tools to deal with high volatile contexts due to war-induced conflicts or climate disasters.
In Semester 4, the student intake is split into universities and APs from five continents: Europe, Asia, Africa, the Middle East and South America to develop the research and finish the dissertation.
Over the two years, students are given the opportunity to learn a language in different semesters: Portuguese in the 1st semester, Kiswahili in the 3rd semester and Spanish or Arabic in the 4th semester.
Plano de Estudos para 2025/2026
| Unidades curriculares | Créditos | |
|---|---|---|
| 1º Ano | ||
|
Gestão e Ação Humanitária
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Conceitos, Fundamentos e Desafios em Ação Humanitária
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Inovação em Saúde Global
7.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 7.0 |
|
Saúde Pública em Ação Humanitária
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Design Humanitário e Tecnologia
7.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 7.0 |
|
Desenho da Pesquisa
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Perspectivas Avançadas em Saúde Pública
7.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 7.0 |
|
Risco Ambiental e Resiliência Societal
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Optativas Iscte | 6.0 |
|
Avaliação Participativa em Ação Humanitária
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Optativas Iscte | 6.0 |
|
Gestão de Projetos em Ação Humanitária
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Optativas Iscte | 6.0 |
|
Métodos Estatísticos e Epidemiológicos
7.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Optativas - NTNU | 7.0 |
|
Métodos de Investigação Qualitativa
7.0 ECTS
|
Parte Escolar > Optativas > Optativas - NTNU | 7.0 |
| 2º Ano | ||
|
Ambiente, Alterações Climáticas e Recursos Naturais
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Conflito, Segurança e Desenvolvimento
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Escola de Verão: Intervenção e Metodologia na Resposta Humanitária
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Pesquisa de Terreno/ Estágio
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Práticas Avançadas de Aconselhamento em Serviço Social
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
|
Dissertação em Coordenação de Resposta Humanitária
30.0 ECTS
|
Trabalho Final | 30.0 |
Gestão e Ação Humanitária
No final desta Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
OA1: Identificar e saber aplicar os principais paradigmas de gestão a usar em contexto de acção humanitária;
OA2: Definir a melhor solução para gerir processos e relações entre organizações em contexto de ação humanitária;
OA3: Identificar os principais desafios de gestão em contexto de ação humanitária.
CP1. Gestão de redes em ação humanitária
CP2. Introdução à gestão em contextos diferenciados
CP3. Gestão estratégica em ação humanitária
CP4. Introdução à gestão de Recursos humanos em contexto humanitário
CP5. Orçamentação em contexto humanitário
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre
50% trabalho de grupo final
50% teste escrito
A aprovação à unidade curricular na modalidade de avaliação ao longo do semestre requer uma classificação mínima de 8 valores (em 20) em cada uma das componentes de avaliação.
Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os estudantes deverão estar presentes a pelo menos 80% das aulas.
OPÇÃO 2: Exame
100% teste escrito final
A aprovação à disciplina, em qualquer das opções, requer uma nota final de no mínimo 10 valores (em 20).
- Villa, S., Urrea, G., Castañeda, J.A. & Larsen, E.R. (2019). Decision?making in Humanitarian Operations: Strategy, Behavior and Dynamics. Palgrave-Macmillan
- Heintz, H-J, Thielberger, P. (2018). International Humanitarian Action. Springer
- Vojvodic, K., Dujak, D. & Plazibat, I. (2015). Humanitarian Supply Chain Management: a theoretical review. International OFEL Conference on Governance, Management and Entrepreneurship, Zagreb, 740-753.
- Kovacs, G. & Spens, K. (2007). Humanitarian logistics in disaster relief operations. International Journal of Physical Distribution and Logistics Management, Vol 37, N. 2,pp. 99-114.
- Ramalingam, B., Mitchell, J., Borton, J. & Smart, K. (2009). Counting what counts: performance and effectiveness in the humanitarian sector. ALNAP Review of Humanitarian Action.
- OECD (2009). Better Aid Managing Aid Practices of DAC Member Countries: practices of DAC Member Countries, OECD Publishing
- MacGinty, R. & Peterson, J. H. (2015). The Routledge companion to humanitarian action. Routledge.
- James, E. (2008). Managing humanitarian relief: an operational guide for NGO?s. Intermediate Technology Publications Ltd.
- Humanitarian Action Partnershing (2010). HAP Standard in Accountability and Quality Management
- Clarke, P. (2013). Who is in Charge here? A literature review on approaches in humanitarian organizations. ALNAP/ODI.
- Abu-Sada, C. (2012). Dilemas, Challenges, and Ethics of Humanitarian Action. McGill Queen?s Press
- OCHA (ND). OCHA on message: humanitarian principles. OCHA.
Conceitos, Fundamentos e Desafios em Ação Humanitária
No final da UC o estudante deverá ser capaz de:
Conhecimentos:
OA1 Descrever os conceitos chave e os princípios básicos da ação humanitária (AH).
OA2 Analisar a evolução histórica, quadro institucional e político, atores principais, políticas e estratégias em AH.
OA3 Distinguir os vários tipos de situação humanitária e as principais formas de resposta humanitária, bem como os desafios e implicações inerentes às várias opções.
Atitudes:
OA4 Apreciar de forma crítica o estado da arte da ação humanitária e as áreas com ela estreitamente relacionadas como a ajuda ao desenvolvimento e a construção da paz.
Competências:
OA5 Identificar e fundamentar os argumentos-chave dos debates que estruturam a ação humanitária.
OA6 Aplicar os conhecimentos teóricos à prática, designadamente através de estudos de caso.
CP1 Introdução aos conceitos-chave em Ação Humanitária: definições, princípios, normas e dilemas éticos
CP2 História da Assistência Humanitária
CP3 Evolução da Intervenção Humanitária
CP4 Duplo e Triplo nexo: as relações entre AH, Construção da Paz e Desenvolvimento
CP5 Futuro da Ação Humanitária
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre
20% Exercícios de grupo apresentados em aula (preparação e apresentação de estudos de caso); presença em 2/3 das aulas, intervenções orais em aula e compromisso demonstrado com a aprendizagem;
20% Teste escrito intermédio sobre conceitos de AH;
60% Trabalho final individual.
OPÇÃO 2: Época de exame
Trabalho final individual (100%).
Allen, T., MacDonald, A., & Radice, H. (Eds.). (2018). Humanitarianism: A dictionary of concepts. Routledge.
Barnett, M. N. (2021). The Humanitarian Club. In Global Governance in a World of Change, 155, Cambridge UP. https://www.cambridge.org/core/books/global-governance-in-a-world-of-change/C0DC56A9BFB9580143D001A373113501
De Haas, H. (2024). Como funciona realmente a migração: Um guia factual sobre a questão que mais divide a política. Lisboa: Temas e Debates.
Hanatani, A., Gómez, O. A., & Kawaguchi, C. (Eds.). (2018). Crisis Management Beyond the Humanitarian-Development Nexus. Routledge.
Heintze, H. J., & Thielbörger, P. (2018). International Humanitarian Action. NOHA Textbook: Springer International Publishing.
Mac Ginty, R., & Peterson, J. H. (2015). The Routledge companion to humanitarian action. Routledge.
Maxwell, D., & Gelsdorf, K. H. (2019). Understanding the humanitarian world. Routledge.
Barnett, M. (2011). Empire of Humanity: A History of Humanitarianism. Ithaca, NY: Cornell University Press.
Broussard, G., Rubenstein, L. S., Robinson, C., Maziak, W., Gilbert, S. Z., & DeCamp, M. (2019). Challenges to ethical obligations and humanitarian principles in conflict settings: a systematic review. Journal of International Humanitarian Action, 4(1), 15. available at https://link.springer.com/article/10.1186/s41018-019-0063-x
Chimni, B. S. (2018). Global compact on refugees: one step forward, two steps back. International Journal of Refugee Law, 30(4), 630-634.
Crisp, J. (2021). The Syrian Emergency: A Catalyst for Change in the International Refugee Regime, Journal of Refugee Studies, 34 (2):1441–1453, https://doi.org/10.1093/jrs/feab009
Crossley, N. (2020). Consistency, Protection, Responsibility: revisiting the debate on selective humanitarianism. Global Governance: A Review of Multilateralism and International Organizations, 26(3), 473-499.
Gordon, S., & Donini, A. (2015). Romancing principles and human rights: are humanitarian principles salvageable. Int'l Rev. Red Cross, 97, 77. available at http://eprints.lse.ac.uk/65505/1/Gordon_Romancing%20principles_2016.pdf
Khan, T.; Dickson, K., Sondarjee, M. (eds) (2023). White Saviourism in International Development. Theories, Practices and Lives Experiences. Daraja Press.
Lie, J.H.S. (2020). The humanitarian-development nexus: humanitarian principles, practice, and pragmatics. Int J Humanitarian Action 5, 18 https://doi.org/10.1186/s41018-020-00086-0
Quinton-Brown P. (2020). The South, the West, and the meanings of humanitarian intervention in history. Review of International Studies, 46(4):514-533. doi:10.1017/S0260210520000236
Weiss, T. G. (2014). A Cultura Humanitária Contestada em Zonas de Guerra. Contexto Internacional, 36, 305-348. https://www.scielo.br/j/cint/a/pPR4fZCmtLxtxHkMX7xvT3M/?lang=pt&format=html&stop=previous
Khan, T.; Dickson, K., Sondarjee, M. (eds) (2023). White Saviourism in International Development. Theories, Practices and Lives Experiences. Daraja Press.
Lie, J.H.S. (2020). The humanitarian-development nexus: humanitarian principles, practice, and pragmatics. Int J Humanitarian Action 5, 18 https://doi.org/10.1186/s41018-020-00086-0
Quinton-Brown P. (2020). The South, the West, and the meanings of humanitarian intervention in history. Review of International Studies, 46(4):514-533. doi:10.1017/S0260210520000236
Weiss, T. G. (2014). A Cultura Humanitária Contestada em Zonas de Guerra. Contexto Internacional, 36, 305-348. https://www.scielo.br/j/cint/a/pPR4fZCmtLxtxHkMX7xvT3M/?lang=pt&format=html&stop=previous.
Inovação em Saúde Global
Saúde Pública em Ação Humanitária
OA1:Discutir a história, os princípios e as principais áreas de prática em saúde pública e aplicar este conhecimento a questões de saúde contemporâneas e contextos de ação em Emergência Humanitária.
OA2:Aplicar perspectivas multidisciplinares como estruturas sociais, epidemiologia, prática clínica, desenvolvimento comunitário, governança e políticas de saúde, para explorar questões e práticas de saúde pública.
OA3:Demonstrar domínio na seleção, análise, avaliação e uso de informações relevantes para questões e ações de saúde pública com compreensão contextual de métodos específicos de pesquisa.
OA4:Conhecer as principais necessidades e cuidados inerentes a Emergências Medico-Humanitárias, mostrando as suas especificidades e as dinâmicas que as atravessam.
OA5:Planear, desenvolver e propor respostas eficazes a questões de saúde pública, que demonstrem domínio dos princípios da saúde pública e seus principais campos de prática.
CP1: Emergências Humanitárias e Saúde Pública
1. O papel da Saúde Pública em emergência: História, Determinantes e Prioridades
2. Emergências Medico-Humanitárias: coordenação e atores
CP2: Informação de Saúde Pública em Emergências Humanitárias:
1. Epidemiologia, Vigilância e Indicadores de Saúde Pública
2. Avaliação em Emergência: Desenho de um programa de Saúde
CP3: Cuidados de Saúde em Emergências Humanitárias
1. Saúde Infantil e Neonatal
2. Saúde Mental, Apoio Psicossocial e Proteção
3. Saúde Materna, Sexual e Reprodutiva
CP4: Saúde e Emergências Humanitárias Complexas –Necessidades das Populações Afetadas
1. Desastres Naturais, Conflitos e Desnutrição e Segurança Alimentar
2. Saúde de Migrantes e Refugiados
3. Epidemias em contextos humanitários
4. Água, Saneamento, Higiene e Promoção da Saúde
CP5: Riscos, Desafios e oportunidades para futuras Emergências Humanitárias
1. Inovação em Saúde e Nexo Humanitário -desenvolvimento-paz
2. Alterações climáticas
Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação previstas na UC: 1) avaliação ao longo do semestre; 2) avaliação por exame.
- A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) Componente individual - realização de um teste escrito; 2) Componente de grupo - elaboração de um trabalho de grupo para apresentação em sala de aula (com entrega do respetivo suporte da apresentação), correspondente a um projeto de pesquisa com desenho de um programa de saúde adaptado a um contexto específico. A nota final resulta de uma média ponderada dos dois momentos de avaliação: projeto de grupo (60%); teste escrito individual (40%), desde que igual ou superior a 7 valores. Os/as estudantes que não obtiverem no teste a nota mínima de 7 valores reprovarão à UC e ficarão admitidos/as à avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 50% das aulas. A participação em aula e através da plataforma Moodle é valorizada.
- A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. Consiste numa prova escrita individual. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
• Save the KidsUK. Toolkits: A practical guide to planning, monitoring, evaluation and impact assessment. Downloadable at: http://www.savethechildren.org.uk/resources/online-library/toolkits-practical-guideplanning-monitoring-evaluation-and-impact
• Teller, Siri and Roche, Niall (eds). Public Health in Humanitarian Action. University of Copenhagen, Copenhagen, 2016. – downloadable at http://globalhealth.ku.dk/phha/
• The Sphere Project. Humanitarian Charter and Minimum Standards in Humanitarian Response. Available online: http://www.spherehandbook.org/en/the-humanitariancharter/ ; https://spherestandards.org/handbook/editions/
• FAO (2020) Impacts of COVID-19 on food security and nutrition: developing effective policy responses to address the hunger and malnutrition pandemic. http://www.fao.org/3/cb1000en/cb1000en.pdf
• Integrated Food Security Classification. Technical Manual Version 3.0 (2019): http://www.ipcinfo.org/fileadmin/user_upload/ipcinfo/manual/IPC_Technical_Manual_3_Final.pdf
• International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies, Geneva (2019). The cost of doing nothing. https://media.ifrc.org/ifrc/wp-content/uploads/sites/5/2019/09/2019-IFRC-CODN-EN.pdf
• MSF (2012). Assessment toolkit: practical steps for the assessment of health and humanitarian crises: https://evaluation.msf.org/sites/evaluation/files/assessment_toolkit.pdf
• MSF (1997) Refugee Health. http://refbooks.msf.org/msf_docs/en/refugee_health/rh.pdf
• MSF (2006) Rapid Health Assessment of refugee or displaced populations: http://refbooks.msf.org/msf_docs/en/rapid_health/rapid_health_en.pdf
• MSF (2013) Management of a measles epidemic: https://medicalguidelines.msf.org/viewport/mme/english/management-of-a-measles-epidemic-30542833.html
• MSF (2011) The Priorities. https://evaluation.msf.org/sites/evaluation/files/the_priorities_uk_2011.pdf
• MSF (2018) Management of a cholera epidemic: https://medicalguidelines.msf.org/viewport/CHOL/english/management-of-a-cholera-epidemic-23444438.html
• WHO Prevention and control of cholera outbreaks: WHO policy and recommendations: https://www.who.int/cholera/technical/prevention/control/en/
Design Humanitário e Tecnologia
Desenho da Pesquisa
No final da UC os estudantes deverão estar aptos a:
1) reconhecer e utilizar diferentes tipos e estratégias metodológicas, dominando os seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos, para que possam vir a fazer escolhas adequadas;
2) identificar os principais problemas do desenho da pesquisa e/ou intervenção, desde a definição do problema, à conceptualização, operacionalização, observação e redacção do projeto;
3) elaborar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
1. A pesquisa como produtora de conhecimento para conhecer e/ou para intervir.
1.1. A pesquisa empírica como sendo teoricamente orientada.
1.2. A pesquisa como 'problem solving': diagnósticos, avaliações, intervenções.
1.3. A ética nos diferentes tipos de pesquisa.
2. Como desenhar um projeto de pesquisa e/ou intervenção.
2.1. Formulação do problema e definição de objetivos.
2.2. Conceptualização.
2.3. Operacionalização e observação.
2.4. Redação do projeto.
3. Estratégias metodológicas.
3.1. Adequação das estratégias metodológicas aos objetivos da pesquisa.
3.2. Pesquisa extensiva: grandes inquéritos, bases de dados estatísticos, etc.
3.3. Pesquisa intensiva: estudos de caso, pesquisa de terreno, observação participante, abordagem etnográfica, etc.
3.4. A investigação ação e a intervenção social.
3.5. Pesquisa comparativa: objetivos e problemas da comparação.
3.6. Os 'métodos combinados'.
O processo de ensino-aprendizagem articula sessões teórico-práticas de transmissão de conhecimentos, sessões seminariais de apresentação e discussão de projetos (às quais é dada prevalência), sessões tutoriais e trabalho autónomo dos estudantes.
|
Avaliação ao longo do semestre, contemplando as seguintes componentes:
a) Participação nas aulas e apresentação do projeto de pesquisa e/ou de intervenção (35%)
b) Trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção (65%).
Avaliação final, constituída por um trabalho final escrito: projeto de pesquisa e/ou de intervenção, complementado com uma discussão oral, caso o/a docente considere necessário (100%).
A avaliação desta UC não contempla a realização de exame escrito final.
Ragin, C2019Constructing social research.Pine Forge.
Quivy, R&Champenhoud,L2003Manual de Investigação em Ciências Sociais.Gradiva.
Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. 2023 Practical Research: Planning and Design. Pearson.
Della Porta, D&M Keating, eds 2008 Approaches and Methodologies in the Social Sciences.CUP.
Creswell, JW 2003 Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches.Sage.
Chen, H 2015 Practical program evaluation: theory-driven evaluation and the integrated evaluation perspective.Sage.
Capucha, L 2008 Planeamento e avaliação de projectos: guião prático.DGIDC.
Campenhoudt, L van 2003 Introdução à análise dos fenómenos sociais.Gradiva.
Booth, Wayne C. et al 2016 The Craft of Research.The University of Chicago Press.
Burgess, R 2001 A pesquisa de terreno.Celta.
Bryman, A 2016 Social Research Methods.UP.
Blaikie, N 2007 Approaches to social enquiry.Polity Press.
Alasuutari, P, Bickman, L., and Brannen, J. 2008 Sage Handbook on Social Research Methods. Sage.
Whyte, William Foote (ed.) (1991) Participatory Action Research. London: Sage Publications.
Turner, Jonathan (2005) "A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis", in Craig Calhoun, C. Rojek,B. Turner (Ed.) , The Sage Handbook of Sociology. London: Sage Publications.
Roberts, B. 2007 Getting the Most Out of the Research Experience. London: Sage.
Turner, F J. (2005). Social Work Diagnosis in Contemporary Practice. New York, Oxford: University Press.
Silverman, D (ed.) (2011) Qualitative Research. London: Sage.
Scott, J. (1990) A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research. Cambridge: Polity Press.
Schiefer, U, et al. (2007) Método aplicado de planeamento e Avaliação. Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Estoril: Editora Principia.
Ragin, C C. (1987) The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley/Los Angeles/London: University of California Press.
Oyen, Else (1990) Comparative methodology. Theory and practice in international social research. London: Sage.
Patton, M. (2018) Facilitating evaluation: principles in practice. Sage Thousand Oaks.
Kettner, P., Moroney, R. & Martin, L. (2016). Designing and managing programs: an effectiveness-based approach. (5nd. Ed.). Thousand Oaks: Sage.
Iphofen, R., Ed. (2020) Handbook of Research Ethics and Scientific Integrity. Springer.
Ghiglione, R & Matalon, B (1992) O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.
Foddy, William (1996) Como perguntar. Teoria e Prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários. Oeiras: Celta Editora.
European Institute of Public Administration (2004) Improving an organization through self-assessment? common assessment framework. Maastricht: European Institute of Public Administration.
Dogan, M & Pelassy, D (1990, 1984) How to Compare Nations. Strategies in Comparative Politics. New Jersey: Chatham House Publishers.
Carvalho, H (2004) Análise Multivariada de Dados Qualitativos. Lisboa: Sílabo.
Calley, N. (2011). Program development in the 21st Century: an evidence-based approach to design, implementation and evaluation. Thousand Oaks: Sage.
Brannen, J (2005) Mixed methods research: a discussion paper, Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods. URL: http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdf
Brady, H E & Collier, D (2004) Rethinking Social Inquiry: Diverse Tools Shared Standards. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers.
Booth, W C, Colomb, G G e Williams, J M (2003) The Craft of Research. Chicago: The University of Chicago Press.
Bertaux, D. (2020) As narrativas de vida. Lisboa: Mundos Sociais.
Beckett, C (2010) Assessment and intervention in social work. Sage Publications: London.
Na medida em que o desenho de pesquisa pode ter algumas especificidades em função da área científica de pesquisa, listam-se abaixo algumas sugestões de suporte bibliográfico.
Becker, Howard S. (2017) Evidence, Chicago, The University of Chicago Press.
Mestrado em Sociologia
Shaw, I, Briar-Lawson, K, Orme, J & Ruckdeschel, R 2010 The Sage Handbook of Social Work Research. Londres: Sage.
Hardwick, L et al (eds) 2017 Innovations in Social Work Research. London: Jessica Kingsley Publishers.
Bell, L 2017 Research methods for Social Workers. Londres: Palgrave.
Mestrado em Serviço Social
Toshkov, D 2016 Research Design in Political Science. London: Palgrave.
Howard, C 2017 Thinking Like a Political Scientist: A Practical Guide to Research Methods. Chicago: University of Chicago Press.
Filho, Dalson Britto Figueiredo; Paranhos, Ranulfo; Rocha, Enivaldo Carvalho da; Silva Junior, José Alexandre da; Santos, Manoel Leonardo Wanderley Duarte 2012 Levando Gary King a Sério: Desenhos de Pesquisa em Ciência Política. In Revista Eletrônica de Ciência Política 3 (1-2), pp. 86-117.
Capucha, L. e Caramelo, S. (2024). Ciências Sociais Aplicadas - Planeamento e Avaliação de Políticas Públicas. Coimbra: Almedina.
Bukve, O 2019 Designing Social Science Research. Cham: Palgrave.
Mestrado em Políticas Públicas
Treadwell, D, & Davis, A 2016 Introducing communication research: Paths of inquiry. Thousand Oaks: SAGE Publications, 3ª ed.
Silverman, D. (2017) Doing Qualitative Research. Londres: Sage. https://us.sagepub.com/en-us/nam/doing-qualitative-research/book251108
Quan-Haase, A., & Sloan, L. (eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.
Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). 2016 Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.
Hine, C. (2017). Digital Ethnography. In The Wiley-Blackwell Encyclopedia of Social Theory, B.S. Turner (Ed.).
Berger, A. A. 2018 Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.
Mestrado em Gestão dos Novos Media
Klotz, A & Prakash, D (eds) 2008 Qualitative methods in International Relations: A pluralist guide. New York: Palgrave (v. plataforma moodle).
Sprinz, D F & Wolinsky, Y (eds.) 2004 Cases, numbers and models: International Relations research methods. Ann Arbor: Michigan University Press. (Em linha: https://pdfs.semanticscholar.org/89c3/34b5c514acb817b8862dcdf675bd7d4863de.pdf
https://uk.sagepub.com/sites/default/files/upm-binaries/71316_Lamont_Research_Methods_in_International_Relations_Chapter_1.pdf).
Lamont, C 2015 Research methods in International Relations. Thousand Oaks: Sage Publications (capitulo 1 on-line em:
Mestrado em Estudos Internacionais
Stein, T. S., Bathurst, J. R., & Lasher, R. 2022 Performing arts management: A handbook of professional practices. Simon and Schuster.
Quan-Haase, A., & Sloan, L. (Eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.
Osterwalder, A., & Pigneur, Y. 2010 Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers (Vol. 1). John Wiley & Sons.
Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Zeleza, T (ed) 2007 The study of Africa. The global and transnational engagements (Vol II). Dakar: CODESRIA.
Zeleza, T (ed) 2006 The Study of Africa. Disciplinary and interdisciplinary encounters (Vol I). Dakar: CODESRIA.
Ouédraogo, J-B & Cardoso, C (ed) 2011 Readings in methodology: African Perspectives. Dakar: CODESRIA. Em linha: https://www.codesria.org/spip.php?article1502&lang=en
Mestrado em Estudos Africanos
Amado, J. (Org.). (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da UC.
Bogdan, R & Biklen, S 1994 Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education (6th Ed.). London: Routledge.
Dal-Farra, R. A. & Lopes P. T. C. (2013). Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos, Nuances: estudos sobre Educação, 24(3), 67-80.
Gay, L., Mills, G., & Airasian, P. (2012). Educational research. Competencies for analysis and applications. Columbus, OH: Pearson.
Tuckman, B. (2005). Manual de investigação em Educação. Lisboa: F.C.G.
Mestrado em Educação e Sociedade
Treadwell, D, & Davis, A 2016 Introducing communication research: Paths of inquiry. Thousand Oaks: SAGE Publications, 3ª ed.
Quan-Haase, A., & Sloan, L. (eds.). 2022 The SAGE handbook of social media research methods. Sage.
Kubitschko, S., & Kaun, A. (eds). 2016 Innovative methods in media and communication research. Cham: Palgrave Macmillan.
Berger, A. A. 2018 Media and communication research methods: An introduction to qualitative and quantitative approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications.
Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais
Pollock III, Philip H.& Edwards, B C 2019 The Essentials of political analysis. 6ªed., Washington D.C.: CQ Press.
Silverman, D (2018) Doing qualitative research. Los Angeles: Sage.
Johnson, J B & Reynolds, H T 2020 Political Science research methods, 9ª ed. Los Angeles: Sage.
Mestrado em Ciência Política
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Administração Escolar
Se necessário, solicitar referências adicionais ao/à(s) docente(s).
Mestrado em Ação Humanitária
Perspectivas Avançadas em Saúde Pública
Risco Ambiental e Resiliência Societal
The curricular unit has knowledge objectives that aim at students’ understanding, consolidation, and application of established perspectives and guidelines on risk and resilience. Accordingly, the teaching method consistently combines a theoretical and conceptual component of learning with a practice of observation and application of the perspectives and guidelines learned. The theoretical part includes both in-class instruction and discussion of assigned readings. Readings are up-to-date research articles, handbooks, international agreements, guidelines, and best-practice manuals. The practical part includes case study presentations both by the professor and by the students themselves, applying the contents learned to concrete cases of disaster, risk and resilience, in the form of a project. Projects are focused on real-life cases of risks and disasters, which are critically reconstructed, and each group member will be expected to focus on a particular aspect of the case (e.g. risk mitigation, science communication, post-disaster recovery, resilience backcasting, governance deficiencies). Thus, a methodology that combines the demonstration and discussion of content, in dialogue with guidelines, best-practices and real-life cases and scenarios, is considered appropriate and stimulating for the course.
Programa"CP1) Conceitos centrais nas relações homem-ambiente: natureza, tecnologia e risco
CP2) O Antropoceno: calculabilidade e previsibilidade dos riscos num mundo instável
CP3) Os discursos ambientais: desenvolvimento sustentável, futuro, adaptação
CP4) Ciência, política, prática: alterações climáticas, eventos extremos, responsabilidades
CP5) Comunidades sustentáveis: participação, deliberação, transição
CP6) Mitigação dos riscos de catástrofe e governação
CP7) Comunicação de Governo a Cidadão (G2C) e práticas públicas em contextos de pré- e pós-catástrofe
CP8) Estudos de casos do Norte e do Sul Global"
"Na avaliação ao longo do semestre, os estudantes serão avaliados através das seguintes componentes:
1) Apresentação em grupo de estudo de caso - projeto final (40%). Os grupos serão compostos por 3 a 4 alunos. Espera-se que cada membro do grupo se concentre num aspeto particular do caso (por exemplo, mitigação do risco, comunicação do risco, recuperação pós-catástrofe, resiliência, backcasting);
2) Relatório escrito individual do projeto baseado no estudo de caso preparado ao longo do semestre (60%) Máximo de 3000 palavras.
A avaliação ao longo do semestre pressupõe a assistência a 2/3 das aulas.
Na avaliação por exame, os estudantes serão avaliados através de um relatório escrito individual baseado num estudo de caso (100%). Máximo de 5000 palavras."
"Balducci, A., Chiffi, D., & Curci, F. (2020). Risk and Resilience: Socio-Spatial and Environmental Challenges. Springer. Beck, U. (2008). World at risk: the new task of critical theory. Development and society, 37(1), 1-21. Eslamian, S., Eslamian, F. (eds.) (2021). Handbook of Disaster Risk Reduction for Resilience. New Frameworks for Building Resilience to Disasters. Springer Fakhruddin, B., Clark, H., Robinson, L., & Hieber-Girardet, L. (2020). Should I stay or should I go now? Why risk communication is the critical component in disaster risk reduction. Progress in Dist. Sci., 8, 100139. The UN (2015). Sendai Framework for Disaster Risk Reduction. https://www.undrr.org/implementing-sendai-framework/what-sendai-framework Sovacool, B.K., Tan-Mullins, M., & Abrahamse, W. (2018). Bloated bodies and broken bricks: Power, ecology, and inequality in the political economy of natural disaster recovery. World Dev., 110, 243-255.
"Agrawal, A. (2011). A positive side of disaster. Nature, 473, 291-292. https://doi.org/10.1038/473291a Agyepong, L.A., & Liang, X. (2023). Mapping the knowledge frontiers of public risk communication in disaster risk management. J. of Risk Res., 26, 302-323. Burgess, A., Wardman, J. & Mythen, G. (2018). Considering risk: placing the work of Ulrich Beck in context, Journal of Risk Research, 21(1), 1-5. https://doi.org/10.1080/13669877.2017.1383075 Castree, N. et al. (2014). Changing the intellectual climate. Nature Climate Change, 4(9), 763-768. https://doi.org/10.1038/nclimate2339 Contreras, S. & Niles, S. (2022). Building resilience through informal networks and community knowledge sharing: post-disaster health service delivery after Hurricane Maria, Environmental Hazards, 21(5), 433-452, https://doi.org/10.1080/17477891.2022.2049191 DeLeo, R. A., Taylor, K., Crow, D. A., & Birkland, T. A. (2021). During disaster: Refining the concept of focusing events to better explain long-duration crises. International Review of Public Policy, 3(1) 5-28. https://doi.org/10.4000/irpp.1868 Elie, M. (2024). Toward a complex socio‐environmental understanding of drought: The contribution of the social sciences and humanities. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, e907. Frew, S. L. (2019). Harnessing the power of social media for disaster risk reduction and the mitigation planning process. In Risk Communication and Community Resilience (pp. 104-122). Routledge. Gill, A. M. (2005). Landscape fires as social disasters: An overview of ‘the bushfire problem’, Global Environmental Change Part B: Environmental Hazards, 6(2), 65-80, https://doi.org/10.1016/j.hazards.2005.10.005 Howes, M., Wortley, L., Potts, R., Dedekorkut-Howes, A., Serrao-Neumann, S., Davidson, J., et al. (2017). Environmental sustainability: A case of policy implementation failure? Sustainability, 9(2), 165. Islam S., Chu, C., Smart, J. C. R. & Liew, L. (2020). Integrating disaster risk reduction and climate change adaptation: a systematic literature review, Climate and Development, 12:3, 255-267. https://doi.org/10.1080/17565529.2019.1613217 Lahsen, M., & Ribot, J. (2022). Politics of attributing extreme events and disasters to climate change. Wiley Interdisciplinary Reviews: Climate Change, 13(1), e750. Liu, Y., Zhu, J., Shao, X., Adusumilli, N.C., & Wang, F. (2021). Diffusion patterns in disaster-induced internet public opinion: based on a Sina Weibo online discussion about the ‘Liangshan fire’ in China, Environmental Hazards, 20, 163-187. DOI: 10.1080/17477891.2020.1758608 Mawa, C., Tumusiime, D.M., Babweteera, F., Okwir, E., & Tabuti, J.R.S. (2023). Community-based forest management promotes survival-led livelihood diversification among forest-fringe communities in Uganda. Frontiers in For. Glob. Change (6) 1125247. https://doi.org/10.3389/ffgc.2023.1125247 Molloy, M. & Joslin, A. (2023). Applying a framework of environmental and climate change adaptation to evaluate government intervention in coastal Louisiana, Environmental Hazards, 22:5, 421-436. https://doi.org/10.1080/17477891.2023.2183811 Ribot, J. (2014). Cause and response: vulnerability and climate in the Anthropocene, Journal of Peasant Studies, 41, 667-705. http://dx.doi.org/10.1080/03066150.2014.894911 Sakurai, M., & Shaw, R. (Eds.). (2021). Emerging Technologies for Disaster Resilience: Practical Cases and Theories. Berlin/Heidelberg, Germany: Springer. Schipper, E. L. F., Thomalla, F., Vulturius, G., Davis, M., & Johnson, K. (2016). Linking disaster risk reduction, climate change and development. International Journal of Disaster Resilience in the Built Environment, 7(2), 216-228. Segovia, A. C. R. (2021). Climate Fiction and its Narratives:(Non) Secularists imaginaries for the environmental collapse. Exchanges: The Interdisciplinary Research Journal, 8(2), 47-68. Shimizu, M., & Clark, A. L. (2019). Nexus of resilience and public policy in a modern risk society. Springer Singapore. Sun, L. & Liu, X. (2024). Identifying different frames of resilience– vulnerability nexus in disaster study, Environmental Hazards, 23:2, 113-129, https://doi.org/10.1080/17477891.2023.2220948 UNDRR. (2015). The state of DRR at the local level: A 2015 report on the patterns of disaster risk reduction at local level. https://www.undrr.org/media/14914/download UNDRR (2005). Hyogo framework for action 2005–2015: Building the resilience of nations and communities to disasters. https://digitallibrary.un.org/record/574876/files/A_CONF-206_6-EN.pdf Üzelgün, M. A. (2022). Portrayals of climate change and drought in the politically oriented Turkish press: Socialist, Islamist, and Nationalist accounts of extreme weather in 2007 and 2014. In W. F. Leal & E. Manolas (Eds.) Climate Change in the Mediterranean and Middle Eastern Region. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-78566-6_8 Whittle, R., Walker, M., Medd, W., & Mort, M. (2012). Flood of emotions: Emotional work and long-term disaster recovery. Emotion, Space and Society, 5(1), 60-69."
Avaliação Participativa em Ação Humanitária
OA 1 - Distinguir os diferentes tipos de situação humanitária e as principais formas de resposta humanitária, bem como os desafios e implicações inerentes às diferentes opções.
OA 2 - Compreender os princípios dos processos de avaliação
OA 3 - Ser capaz de perceber quando usar a avaliação participativa e o tipo de avaliação que deve ser usada para diferentes objetivos
OA 4 - Desenhar um processo de avaliação participativa aplicado à ação humanitária
OA 5 - Usar as técnicas apropriadas de avaliação participativa
OA 6 - Participar de processos de avaliação em ambientes interculturais
OA 7 - Estar familiarizado com a integração de género e a superdiversidade
OA 8 - Elevar a sensibilidade e o conhecimento das questões éticas na avaliação participativa"
1. Fundamentos da ação humanitária
1.1 Valores Fundamentais
1.2 Metamorfose das crises humanitárias: mobilidade humana
1.3 Contexto e Limitações
1.4 Desafios da ação humanitária
2. Avaliação: pesquisa social aplicada
2.1 Avaliação baseada na teoria e avaliação baseada no método
2.2 Avaliação e ciclo do projeto
2.3 Os usos da avaliação
2.4 Ética da avaliação
2.5 Experiências de avaliação - exemplos de casos
3. Perspetivas da avaliação participativa
3.1 Avaliação participativa prática e avaliação participativa transformadora
3.2 Avaliação participativa como ferramenta
3.3 Avaliação participativa como perspetiva na implementação
3.4. Estudos de caso
4. Métodos e kits de ferramentas
4.1 Metodologias de avaliação participativa
4.2 Métodos e ferramentas de avaliação participativa
4.3. Estudos de caso
5. Co-design de processos de avaliação participativa
5.1. Noções básicas de co-design
5.2. Metodologia de co-design
5.3. Estratégias práticas de co-design para avaliação participativa
Opção 1: Avaliação periódica
50% Trabalho de grupo caso prático
50% Ensaio individual
Opção 2: Exame
Ensaio individual (100%)
Rossi, P.; Lipsey, M.; Henry, G. 2019. Evaluation. A Systematic Approach. Thousand Oaks. Sage. 8th Ed.
Mac Ginty, R., & Peterson, J. H. (2015). The Routledge companion to humanitarian action. Routledge.
Heintze, Hans-Joachim, Thielbörger, Pierre (2018), International Humanitarian Action - NOHA Textbook, Cham, Springer
Cousins, J. B., & Whitmore, E. (1998). Framing participatory evaluation. New directions for evaluation, 1998(80), 5-23.
Cosgrave J., Buchanan-Smith M. and Warner, A. (2016) Evaluation of Humanitarian Action Guide, London, ALNAP (French and Spanish versions available)
Weiss, C. 1998. Evaluation. New Jersey. Prentice-Hall.
Simms, B. & Trim, D (2010) Towards a History of Humanitarian Interventions, edited by Brendan Simms and David Trim, Cambridge, Cambridge University Press.
Scriven, M. (1991). Evaluation thesaurus. Newbury Park. Sage.
Ridde, V., Goossens, S., & Shakir, S. (2012). Short-term consultancy and collaborative evaluation in a post-conflict and humanitarian setting: Lessons from Afghanistan. Evaluation and Program Planning, 35(1), 180-188.
Reus_Smit, C. (2013). The concept of intervention. Review of International Studies, 39(05), 1057?1076. Retrieved from href="http://dx.doi.org/10.1017/S0260210513000296
Patton, M. Q. .2008. Utilization-focused evaluation. Thousand Oaks. Sage.
OECD, 2016. Evaluation Systems in Development Co-operation 2016 Review. Paris.OECD
Markiewicz, A. 2005. ?A balancing act?: Resolving multiple stakeholder interests in program evaluation. Evaluation Journal of Australasia, 4(1-2), 13-21.
Krueger, S., & Sagmeister, E. (2014). Real-?Time Evaluation of Humanitarian Assistance Revisited: Lessons Learned and the Way Forward. Journal of MultiDisciplinary Evaluation, 10(23), 59-72.
Dale, R. (Ed.). 2004. Evaluating Development Programmes and Projects. New Delhi. Sage.
Cousins, J. B., & Earl, L. M. (1992). The case for participatory evaluation. Educational evaluation and policy analysis, 14(4), 397-418.
Christoplos, I., Knox-Clarke, P., Cosgrave, J., Bonino F., Alexander, J. (2017) Strengthening the quality of evidence in humanitarian evaluations, London, ALNAP
Castillo de Mesa, J., López Peláez, A. 2019. Redes sociales online y emergencias sociales. Pp. 187-206. In: Pastor Seller, E., Cano Soriano, L. (eds.), Respuestas del Trabajo Social ante emergencias sociales y problemáticas sociales complejas de México y España. Madrid: Dykinson
Betts, A., Loescher, G., & Milner, J. (2013). The United Nations High Commissioner for Refugees (UNHCR): The Politics and Practice of Refugee Protection (Vol. 62). Routledge.
Betts, A. (2009). Forced migration and global politics. Blackwell Publishing.
Betts, A. (2006). What Does ?Efficiency? Mean in the Context of the Global Refugee Regime? The British Journal of Politics & International Relations, 8(2), 148?173.
American Evaluation Association. 2018. Evaluators? Ethical Guiding Principles. Acessível em https://www.eval.org/p/cm/ld/fid=51
Gestão de Projetos em Ação Humanitária
No final da Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de:
OA1: Avaliar a envolvente organizacional da gestão de projectos, identificando as situações em que se deve utilizar a gestão de projectos .
OA2: Iniciar e planear um projecto com vista a cumprir as especificações definidas.
OA3: Avaliar um projecto eficazmente.
OA4: Conduzir negociações eficazmente
CP 1. A importância da Gestão de Projetos
CP 2. Dilemas de campo e possíveis respostas
CP 3. Iniciação do Projeto
- Objetivos do projeto
- Project Charter
- Matriz de identificação de Stakeholder
CP 4. Planeamento do Projeto
CP 5. Monitorização e Avaliação
CP 6. Planos de contingência
CP 7. Gestão da Segurança
CP 8. Negociações.
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre
50% Trabalho de grupo
50% Teste final, individual, escrito
Para aprovação nesta modalidade, é necessário que os estudantes obtenham pelo menos 8 valores em cada uma das componentes da avaliação periódica.
Aprovação à disciplina implica uma média final de pelo menos 10 valores.
OPÇÃO 2: Exame
100% teste escrito final
Aprovação com 10 valores ou mais
- Barakat S, M. S. (2020). Localisation Across the Humanitarian-Development-Peace Nexus. Journal of Peacebuilding & Development. 2020;15(2):147-163. doi:10.1177/1542316620922805- Barnett, Michael.2011. Empire of Humanity ? a History of Humanitarism. Cornell University Press.
- Barnett,Michael. and Weiss, G.T.2008. Humanitarianism in Question: Politics, Power, Ethics. Cornell University Press.
- Kerzner, Harold. (2013). Project Management, A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 11th edition, John Wiley & Sons, Inc., N.Y?
- Meredith, Jack R.; Mantel, Samuel J., (2012), Project Management: A Managerial Approach, 8th. ed., John Wiley & Sons, Inc., N.Y.
- Centre of Competence on Humanitarian Negotiation (CCHN). Field Manual on Frontline
Humanitarian Negotiation. Genebra: dezembro de 2018.
- DeMarcs.E. W. & Dijkzeul.D. (2015). NGOing. In: Global Institutions. The NGO challenge
for international relations theory. Ed. By De Mars.E. William e Dijkzeul. D. Routledge.
London and New York.
- Gen, Sheldon, Wright, Amy Conley. (2020) Nonprofits in Policy Advocacy: Their Strategies and
Stories. Palgrave Macmillan.
- Hilhorst.D.(2018) Classical humanitarianism and resilience humanitarianism: making
sense of two brands of humanitarian action. In International Journal of Humanitarian
action,3,15. https://doi.org/10.1186/s41018-0043-6
- IASC, Multi- sector initial rapid Assessment, guidance. 2015.
https://www.humanitarianresponse.info/sites/www.humanitarianresponse.info/files/documents/files/mira_revised_2015_en_1.pdf
- Médicos Sem Fronteiras. Humanitarian Negotiations Revealed: The MSF Experience in
2012. Disponível em https://www.msf-crash.org/en/publications/humanitariannegotiations-revealed-msf-experience
- Morten.S. A. (2015). How to study NGO´s in practice. In: Global Institutions. The NGO
challenge for international relations theory. Ed. By De Mars.E. William e Dijkzeul.
Routledge. London and New York
- Slim, H. (2015) Doing the right thing: the moral Dilemmas and Moral Responsibility in
Political Emergencies and War. Centre for Development and Emergency Practice
(CENDEP) Oxford Brookes University
- United Nations Office for the Coordination of Humanitarian Affairs (OCHA). Humanitarian
negotiation with armed groups. New York, 2006 Disponível em
https://www.unocha.org/sites/unocha/files/dms/Documents/HumanitarianNegotiation
swArmedGroupsManual.pdf
Métodos Estatísticos e Epidemiológicos
Métodos de Investigação Qualitativa
Ambiente, Alterações Climáticas e Recursos Naturais
Conflito, Segurança e Desenvolvimento
Escola de Verão: Intervenção e Metodologia na Resposta Humanitária
--