Licenciatura

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
3 Anos
30 jul 2022
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 135/2022 de 11-07-2022
Registo de alteração R/A-Cr 135/2022/AL02
Contactos
Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra)
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 697.00 €
2.ºAno 697.00 €
3.ºAno 697.00 €

Propinas fora da UE (2025/2026)

1.ºAno 7000.00 €
2.ºAno 7000.00 €
3.ºAno 7000.00 €
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Fundamentos de Programação
6.0 ECTS
Desenho Centrado no Utilizador
6.0 ECTS
Matemática Aplicada
6.0 ECTS
Algoritmia e Estrutura de Dados
6.0 ECTS
Planeamento e Gestão de Projetos
6.0 ECTS
Complementos de Matemática Aplicada
6.0 ECTS
Arquitetura de Computadores
6.0 ECTS
Trabalho, Organizações e Tecnologia
6.0 ECTS
Sistemas Operativos e Virtualização
6.0 ECTS
Introdução ao Design Thinking
2.0 ECTS
Apresentações em Público com Técnicas Teatrais
2.0 ECTS
Trabalho Académico com Inteligência Artificial
2.0 ECTS
2º Ano
Introdução à Inteligência Artificial
6.0 ECTS
Introdução à Cibersegurança
6.0 ECTS
Empreendedorismo e Inovação II
6.0 ECTS
Sistemas de Informação Analíticos
6.0 ECTS
Empreendedorismo e Inovação I
6.0 ECTS
Programação para a Internet
6.0 ECTS
Estatística e Probabilidades
6.0 ECTS
Desenvolvimento Ágil de Software
6.0 ECTS
Programação Orientada para Objectos
6.0 ECTS
Bases de Dados e Gestão de Informação
6.0 ECTS
3º Ano
Programação para Mobilidade
6.0 ECTS
Introdução às Redes de Computadores
6.0 ECTS
Tecnologia, Economia e Sociedade
6.0 ECTS
Projeto Aplicado de Software e Aplicações II
6.0 ECTS
Projeto Aplicado de Software e Aplicações I
6.0 ECTS
Desenvolvimento de Software para A Nuvem
6.0 ECTS
Programação para Ciência dos Dados
6.0 ECTS

Optativas recomendadas

Campus Sintra

  • Empreendedorismo e Inovação III (1º semestre)
  • Introdução à Ciência Política (1º semestre)
  • Inteligência Artificial (1º semestre)
  • Empreendedorismo e Inovação III (1º semestre)
  • Marketing Digital (1º semestre)
  • Text Mining (1º semestre)
  • Criptografia Aplicada (2º semestre)
  • Design de Jogos (2º semestre)
  • Empreendedorismo e Inovação IV (2º semestre)
  • Programação e Análise de Dados em Excel (2º semestre)
  • Robótica e Automação Avançada (2º semestre)

Campus Lisboa

  • Arquitetura de Redes (1.º Semestre)
  • Interação Pessoa-Máquina (1.º Semestre)
  • Descoberta e Extração de Conhecimento de Dados (2.º Semestre)
  • Programação Concorrente e Distribuída (1.º e 2.º semestre)

Objetivos

Na conclusão da Licenciatura em Desenvolvimento de Software e Aplicações, pretende-se que os estudantes fiquem habilitados à conceção, planeamento, programação, avaliação e implantação - em produção - de aplicações e produtos de software em múltiplas áreas de aplicação, para ambientes nativos e web, dos lados do cliente, servidor e da nuvem.

Os estudantes mobilizarão os conhecimentos seguintes: gestão do desenvolvimento ágil de produtos de software; desenho de experiências de utilizador; plataformas de desenvolvimento e teste de software; linguagens de programação; sistemas de informação operacionais e analíticos; bases de dados relacionais e não relacionais; sistemas distribuídos; redes e princípios da cibersegurança aplicados a sistemas, aplicações e informação. Serão ainda explorados conhecimentos sobre o funcionamento das organizações; o contexto da profissão nos quadros de regulação aplicados; a empregabilidade; os princípios de qualidade e segurança; as dinâmicas de transformação social e o impacto das tecnologias na sociedade.

Conhecer, saber aplicar/conceber:

  • Roteiro de um produto de software;
  • Coordenação, planeamento e avaliação do desempenho de uma equipa de desenho ágil de software centrado no utilizador;
  • Ciclo de vida ágil do produto de software considerando requisitos técnicos, de negócio e mercado, as necessidades dos clientes e utilizadores;
  • Design Thinking e Design Sprint na conceção e avaliação de protótipos e respetivas UX;
  • Desenho e teste de software cliente, servidor, distribuído com computação de big data na nuvem, com diversas plataformas (IDE) e linguagens de programação: Java, Python, HTML+ CSS, Javascript, Low Code;
  • Documentação técnica e comunicação do software que desenvolve, testa e avalia;
  • Manutenção evolutiva e corretiva do software;
  • Análise e modelação UML de SI seguros, operacionais e analíticos;
  • Desenho, acesso seguro e administração de bases de dados relacionais SQL e não relacionais;
  • Configuração de redes locais seguras;
  • Instalação e configuração de sistemas operativos e software aplicacional em máquinas novas, físicas ou virtuais.


Contactos
Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra)
Avenida Heliodoro Salgado nº 3 2710-569 Sintra
secretariado.sintra@iscte-iul.pt
210 464 360
9:00 - 17:30
Candidatar
Voltar ao topo