Doutoramento

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
31 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 69/2019 de 03-10-2019
Registo de alteração R/A-Cr 69/2019/AL01 de 17-07-2025
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício 1, Sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

O corpo docente e de conferencistas integra académicos e especialistas portugueses e estrangeiros. A equipa que garante a coordenação das atividades e a lecionação das cadeiras obrigatórias integra professores de várias Escolas e Departamentos do ISCTE e professores visitantes.

São membros da equipa docente e orientadores:

 

·         Luís Capucha (Diretor)

·         Álvaro Rosa

·         Francisco Nunes

·         Helena Carvalho

·         João Salis Gomes

·         João Sebastião

·         Luís Dias Martins

·         Maria de Lurdes Rodrigues

·         Maria Luísa Veloso

·         Patrícia Durães Ávila

·         Ricardo Borges Rodrigues

·         Susana da Cruz Martins

·         Teresa Patrício

·         Teresa Seabra


lista provisória

 

Para além dos membros da equipa docente, participam ainda nas atividades de investigação e de orientação de teses os restantes investigadores doutorados do CIES (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia) com trabalhos realizados na área das políticas públicas e da educação.


  

Corpo Docente para (2025/2026)

Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação | Tese em Políticas de Administração e Gestão Escolar | Políticas e Instituições do Sistema de Educação e Formação
Susana da Cruz Martins, doutorada em Sociologia. Professora associada no Iscte- Instituto Universitário de Lisboa e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. É Co-coordenadora do Grupo de Investigação de Educação e Ciência, no CIES-Iscte. É membro do Observatório das Desigualdades e Diretora do Mestrado de Administração Escolar (na ESPP, Iscte). Foi bolseira de Pós-doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e Gulbenkian Professorship pela F. C. Gulbenkian. Participou e coordenou projetos de investigação nacionais e internacionais. Sublinhe-se a coordenação nacional (em Portugal) do projeto europeu EUROSTUDENT - Social and Economic Conditions of Student Life In Europe (II, III, VI, e VII) e a avaliação externa nacional do Programa Global Schools2030, em Portugal sob a designação de Escolas2030, implementado pela Fundação Aga Khan. É autora de um conjunto de publicações, nacionais e internacionais, sobretudo nas áreas das políticas de educação e do ensino superior, dos sistemas educativos comparados, do desempenho e sucesso escolar, da avaliação de políticas públicas e das desigualdades sociais.
Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar
Licenciada em Sociologia (2014) e Mestre em Educação e Sociedade (2016) pelo Iscte. Aluna de doutoramento em Sociologia na mesma instituição com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (bolsa SFRH/BD/135970/2018). Assistente convidada do Departamento de Métodos de Pesquisa Social. Atualmente desenvolve uma investigação multimétodo sobre a eficácia escolar no combate às desigualdades de desempenho e trajetórias escolares entre os alunos descendentes de imigrantes/pertencentes a minorias étnicas e os alunos nativos. 
Teorias e Metodologias de Planeamento e Avaliação em Educação
PhD in Sociology from Iscte- Instituto Universitário de Lisboa (Iscte-IUL) in 2023. I studied the political appropriation of the notion of resilience and its role in transforming the European social model in the aftermath of the 2007/8 financial crisis and the global pandemic crisis in 2020, presenting a dissertation with the title: Everything is not gonna be alright: contributions to a critical perspective on social resilience. Graduated in Sociology in 2004 and finished a Master in Urban Studies in 2010, in both cases from Iscte-IUL. I am currently an integrated researcher at the Centre for Research and Studies in Sociology (Cies-IUL), integrating the line of research “Inequalities, Work and Well Being”, and guest assistant professor at Iscte-IUL, integrated in the Department of Political Science and Policies Public (ESPP). I am a researcher in studies in the areas of poverty and social inequalities, social protection, employment, and education, with an emphasis on evaluating policies aimed at reducing poverty and increasing the qualifications of disadvantaged social groups. I am co-author of articles in national and international publications, such as: “Labor relations under hardship in Europe: contributions for social resilience theory” (2023), “Fighting poverty in times of crisis in Europe: Is resilience a hidden resource for social policy?” (2022), “Welfare State Development in Portugal: From “Stage Zero” to the Post-Crisis “Leftist” Compromise against Austerity” (2019), “Crisis and Poverty in Portugal: resilience or social protection?” (2018), “Resilience: Moving from a “heroic” notion to a sociological concept” (2017), among others. My main research interests are: poverty, social inequalities and resilience; public policies; economic sociology and political economy; and education.
Temas Atuais das Políticas de Administração e Gestão Escolar
Gabriel Cipriano é Professor Auxiliar Convidado no Departamento de Métodos de Pesquisa Social do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, e investigador no CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia). Doutorado em Políticas de Administração e Gestão Escolar, os seus principais interesses de investigação centram-se nas teorias da avaliação, avaliação das aprendizagens, métodos e técnicas de investigação, gestão de dados de investigação, avaliação de políticas públicas de educação, administração escolar e mobilidade escolar.
Seminário de Projeto em Políticas de Administração e Gestão Escolar
João Sebastião, sociólogo, PhD em Sociologia. Professor Associado no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia-IUL (CIES-IUL), onde foi director entre 2014 e 2020. As suas principais áreas de investigação são as desigualdades sociais na educação, políticas educativas e violência escolar. Em convergência com a investigação em sociologia da educação trabalhou como especialista na área da violência escolar para diferentes instituições nacionais e internacionais (OCDE, UE, Conselho da Europa; ou como criador e coordenador do Observatório de Segurança Escolar do Ministério da Educação português, entre outros). No CIES mantém uma linha de trabalho de ciência aplicada sobre programas sobre sucesso escolar e abandono escolar precoce, violência escolar e planos municipais de educação, cooperando com escolas, autoridades locais ou ONGs.
Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar
Doutoramento em Sociologia. Professora Catedrática do Iscte, onde leciona desde 1993. Integra atualmente o Departamento de Métodos de Pesquisa Social, da Escola de Sociologia e Políticas Públicas, e é investigadora integrada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte). As suas principais áreas de investigação têm sido: educação e educação de adultos; competências, literacia e práticas de leitura; ciência e sociedade; e metodologias de investigação em ciências sociais. Tem coordenado e integrado equipas de vários projetos de investigação financiados por agências nacionais e internacionais, organismos privados e públicos. É autora e coautora de várias publicações científicas incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas indexadas. Tem uma vasta experiência docente, tendo coordenado e lecionado de unidades curriculares em licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos, nos domínios da sociologia e da análise de dados em ciências sociais.  Atualmente, é Diretora do Programa de Doutoramento em Sociologia do Iscte, coordenadora do Grupo de Investigação “Educação e Ciência” do CIES, membro do Conselho Geral do Iscte, membro do Conselho Nacional de Educação, onde coordena a Comissão Especializada de “Democratização e Desigualdades Educativas”, e membro do Conselho Superior de Estatística, onde preside à Secção Permanente de Estatísticas Sociais.
Metodologias de Investigação Aplicadas às Políticas de Administração e Gestão Escolar
PEDRO VIDEIRA é doutorado em Sociologia pelo ISCTE-IUL e investigador no CIES-Iscte (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa). Os seus principais interesses de investigação centram-se nas políticas de ensino superior, em particular na empregabilidade e nos percursos profissionais dos diplomados. Publicou numerosos artigos e capítulos de livros sobre estes temas e participou em vários projetos em temas relacionados. Entre as suas contribuições mais recentes, integrou a equipa portuguesa dos projetos EuroGraduate e Next-UP, financiados pela Comissão Europeia. Tem estado envolvido em diversos projetos de monitorização de políticas públicas dos sistemas científico e de ensino superior em Portugal e em contextos internacionais, financiados por entidades públicas e privadas.
Pesquisas Exemplares em Políticas de Administração e Gestão Escolar
Doutor em Políticas Públicas e Mestre em Educação. Professor coordenador de nomeação definitiva do Instituto Politécnico de Castelo Branco, ao qual presidiu de 1996 a 2005. Na Escola Superior de Educação do mesmo Instituto exerceu ao longo de vários anos funções de direção e de coordenação científica e pedagógica. Exerce também funções docentes no ISCTE-IUL desde 2012, onde integra como investigador o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES), tendo ainda leccionado na Universidade Católica Portuguesa durante alguns anos. Foi membro permanente do Conselho Cientifico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores de 1996 a 2003. Foi Secretário de Estado da Educação de 2005 a 2009 e Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional de 2009 a 2011, respetivamente dos XVII e XVIII Governos Constitucionais.    
Contactos
Escola de Sociologia e Políticas Públicas
Secretariado
Edifício 1, Sala 1E03
secretariado.espp @iscte-iul.pt
(+351) 210 464 015
9:30 - 18:00
Candidatar
Voltar ao topo