O Doutoramento em Antropologia resulta de uma parceria entre o Iscte e a NOVA FCSH, duas das mais prestigiadas instituições de ensino e investigação em ciências sociais e humanas em Portugal.
Usufruindo dos recursos académicos, científicos e humanos das duas universidades, o doutoramento proporciona uma formação avançada em antropologia com reconhecimento nacional e internacional.
Os/as doutorandos/as beneficiam de um ambiente académico dinâmico, interdisciplinar e colaborativo, com acesso privilegiado a centros de investigação de excelência, em particular ao CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia.
Com abertura para acolher projetos nas diferentes áreas da antropologia – antropologia política, urbana, da saúde, estudos pós-coloniais, património, migrações e questões ambientais – o programa estimula o desenvolvimento de projetos de investigação originais e socialmente relevantes.
Destinado a candidatos/as com sólida preparação académica e forte motivação para contribuir para o avanço do conhecimento antropológico, o doutoramento visa formar investigadores/as e profissionais altamente qualificados, preparados para intervir em contextos académicos, institucionais e sociais diversos.
Diretores:
Miguel Vale de Almeida (Iscte), Susana Trovão (NOVA FCSH)
Mensagem do(s) diretor(es)
"A antropologia é a mais humanista das ciências e a mais científica das Humanidades”, dizia Alfred Kroeber. Tornando o estranho familiar e o familiar estranho, o aprendizado da Antropologia assenta naquela filosofia e o treino doutoral visa preparar cientistas capazes de compreender, interpretar e explicar a diversidade humana no mundo contemporâneo.
"We shall not cease from exploration, and the end of all our exploring will be to arrive where we started and know the place for the first time". (T. S. Eliot)
Informações Gerais